Porque repetir de ano não significa um fracasso escolar

Você tentou, se esforçou, deu tudo de si e mais um pouco, mas mesmo assim não conseguiu ser aprovado ao final do ano. Você sabe o que vai acontecer agora, os seus pais vão ficar estressados e desapontados, os seus amigos estarão mais avançados no ano que vem e você está se sentindo mal e fracassado.

Repetir de ano pode parecer o fim do mundo! Principalmente quando se é adolescente e tudo na vida parece se resumir à vida escolar, mas, acalme-se! Mesmo que isso seja difícil! Você vai precisar conviver com esse gostinho amargo na boca por algum tempo, isso é inevitável, porém, assim que os ânimos ficarem mais amenos você pode aproveitar esse momento para desenvolver habilidades que poderão mudar a sua vida para sempre.

  • Tente pensar onde foi que você errou, será que passou muito tempo de conversa, no celular ou não fez os deveres de casa como deveria?
  • Elabore uma estratégia. A partir do momento que se sabe qual foi o erro é possivel corrigi-lo e criar meios para não repeti-lo no futuro. Então, se você conversou demais esse ano procure não fazer o mesmo no próximo e por ai vai.
  • Busque ajuda. Grupos de estudos, professores particulares, até mesmo seus pais ou irmãos mais velhos, se você tem dificuldade em algum conteúdo não tenha medo que pedir ajuda.

Esse período difícil pode ser um momento de grande aprendizagem, não apenas na área escolar, como também na vida, por isso, levanta a cabeça e começa de novo.