5 Dicas para se dar bem no vestibular sem sofrer!

Eu estudei em escola pública e todos sabem que a preparação para o vestibular é bem limitada. Mas como eu consegui passar em 2º lugar no vestibular de Ciências Biológicas em uma ótima universidade pública? Já faz um bom tempo que fiz vestibular, mas ainda me lembro de como era difícil revisar tanta matéria em pouco tempo, então vou apresentar 5 dicas de como tirar ótimas notas, mesmo nas disciplinas que não eram as minhas favoritas na escola.

Professores de vestibular

1. Redação: Leia jornais e revistas pelo menos uma vez por semana, na minha época liamos em papel, então eu ia na biblioteca da escola que assinava a folha de São Paulo e a revista Veja, que na época eram minhas referências de textos que poderiam aparecer de tema na redação. Hoje ficou bem mais fácil pois na internet temos acesso a diversos jornais e revista de abrangência nacional. Claro que temos os vídeos e podcasts, mas eu recomendo ler o artigo, pois assim você além de se informar sobre temas atuais ainda se familiariza com a linguagem formal, que deve ser usada na redação.

2. Matemática/Química/Física/Biologia: Simulados! muitos exercícios para mim foram a chave para ir bem principalmente em física. Na escola embora eu sempre tenha tido facilidade com matemática, eu tinha dificuldade em física. Meu medo era zerar em física e com isso perder todo o meu esforço. Mas fazendo os simulados, não apenas não zerei como tirei uma ótima nota em física.

Termodinâmica, acústica, estática? Se não conhece estes conceitos básicos de física, clique aqui
A física é uma das ciências mais temidas pelos estudantes do ensino médio à universidade. Mas se você receber ajuda extra com aula...

3. História: Eu sempre achei chato a forma como era ensinado história na escola, então quando eu fui estudar para o vestibular eu comecei a ler o livro de história como se fosse um conto. Eu lia e ficava imaginando como eram os personagens e como eram as relações entre eles. Isso me ajudou demais! Inclusive ainda lembro de muita coisa que li nessa época.

4. Português e Inglês: Não basta saber as regras, tem que saber interpretar o texto e a questão. Para isso a leitura é fundamental. Leia livros, não importa o tema, mas leia. Se você não tem o hábito de ler, coloque uma meta de ler um livro por mês. No início pode parecer chato, mas com o tempo vai ser tornar uma atividade muito prazerosa.

5. Plantão de dúvidas: Mesmo que você não faça cursinho pré-vestibular, recomendo participar de um aulão de véspera de vestibular para pegar dicas e rever os conteúdos. Eu fiz isso e me ajudou bastante a ter o conteúdo fresco na hora da prova.