• Experimentos de ciências para crianças ...

Experimentos de ciências para crianças do Ensino Fundamental

Quem nunca se deliciou descobrindo novas coisas e fazendo bagunça? Se você é dessas pessoas, vem comigo que aqui não vai faltar criatividade!

Vamos experimentar em casa?

Crianças são naturalmente curiosas. Quando nascemos tudo no mundo é novidade e nossas primeiras experiências começam a se desenrolar uma atrás da outra e favorecenco nosso desenvolvimento.

Experimentar é aprender de forma prática, por isso, atividades que envolvem experimentos chamam bastante atenção de alunos de todas as idades.

Geralmente a ideia de experiência em sala de aula está mais associada às aulas de ciências, porém quando o professor é criativo e tem um ambiente minimamente propício, experiências podem ser conduzidas nas diferentes disciplinas do currículo escolar e ainda gerar integração entre conteúdos diversos.

A química do amor: entenda os hormônios liberados
O amor é uma das sensações mais extraordinárias que o ser humano pode desfrutar. Mas, você já teve sua alma quebrada? Seu coração...

Por exemplo, pode-se desenvolver na disciplina de Lingua Portuguesa uma aula de Gênero Textual do tipo Receita Culinária onde o texto dará instruções para fazer alguma coisa e o professor pode aproveitar este momento conduzindo o preparo de um bolo (que é química na prática) e estimular os alunos a integrar os conhecimentos das aulas de ciências na produção textual.

Essa forma de aprender colocando a mão na massa é tão eficaz que existem Metodologias de Aprendizagem (como aprendizagem baseada em projetos e a aprendizagem baseada em problema) que estimulam o estudante a lidar com problemas do dia a dia e a criar soluções que envolvam conhecimentos de diferentes áreas e torna possível até mesmo aprender por meio de brincadeiras.

Pois bem, agora que você entendeu a importância da experimentação, vamos colocar nosso espírito cientista para trabalhar! Abaixo, confira uma experiência pra você aprender brincando.

Socorro, estou afundando!

O que você acha de criar sua própria areia movediça? Você vai precisar de:

Igredientes:

  • Amido de milho;
  • Água.
  • Use um recipiente qualquer, como um balde, para misturar 2 medidas de água para 1 medida de amido de milho. Se quiser, acrescente o corante de sua preferência para deixar a areia colorida.

Modo de preparo:

Em um recipiente (bacia, balde, etc) Misture 2 medidas de água para 1 de amido de milho. Se quiser ter uma experiência mais legal, acrescente corante culinário amarelo para dar cor à sua areia.

Experimente:

Tente dar socos leves na areia e veja o que acontece, depois pressione levemente a superfície e descubra o poder da areia movediça, MAS CUIDADO! Você pode ser engolido vivo! rsrsrs

Explicação:

A mistura do amido com a água se comporta com rigidez porque a solução está em repouso, quando os grânulos do amido entram em contato com o meio líquido eles são envolvidos pelas moléculas de água. Existe uma tensão superficial na água que acaba impedindo sua fluidez completa pelos expaços que existem entre os grânulos de amido.

Gostou? Então, compartilhe esta experiência para aprender química com seus amigos e família para que eles também possam aprender brincando, afinal, Ciência é legal!