"Estudo, eis tudo!”: Aprendendo a organizar seus estudos!

Quem sabe, estuda menos e aprende mais! Não é a quantidade de horas que você estuda que irá fazer você gravar o conteúdo, mas sim a qualidade do seu estudo. Por isso vamos te ensinar a como aprender de verdade e não somente a estudar! Como dar conta de estudar tudo que preciso?

Levantamento de informações:

  • Data da prova
  • Tipo de prova
  • Tempo de duração da prova

O que você precisa estudar: matérias / temas de cada matéria / subtemas de cada matéria / material complementar

Reunir os materiais físicos e virtuais

Organizando-os por matérias, temas e subtemas.

Organizar seu ambiente de estudos

  • Defina um local fixo para estudar: Se cada dia estudar num lugar diferente, sua mente terá que todos os dias se adaptar ao local, e com isso ela gastará muita energia e não conseguirá manter o foco, pois não conhece o ambiente o suficiente para sentir-se segura, relaxar e focar. Ela ficará prestando atenção em tudo que está ao redor, pois liga o modo ‘instinto de sobrevivência’.
  • Prepare seu espaço dos estudos de uma maneira que NÃO fique 100% confortável. Quando fica confortável demais, tendemos a relaxar mais do que deveríamos e acabamos ficando com sono.
  • Escolha um local que tenha preferencialmente luminosidade natural, boa ventilação e mais tranquilo.
  • Coloque sua mesa e cadeira de estudos no ‘local de poder’ do cômodo: de acordo com o Feng Shui (ciência que estuda a energia dos ambientes), o melhor lugar para ficar em um cômodo é onde você consiga enxergar a porta, as janelas e que, em suas costas seja uma parede. Quando encontramos o local de poder damos a sensação para nossa mente de que estamos no controle, de que nada pode nos machucar, vir em nossa direção, pois estamos vendo tudo, isso faz ela se acalmar, relaxar e conseguir focar no que você deseja.
  • Retire as distrações do local: Coloque o celular no modo avião / Se morar com mais pessoas, avise que irá começar a estudar e que não gostaria de ser interrompido
  • Mesa arrumada, cabeça arrumada: deixe sua mesa o mais limpa possível, somente com os materiais necessários para estudar aquele tema do dia. Demais materiais, guarde ou tire do seu campo visual para evitar estímulos excessivos desnecessários para sua mente (pois ela capta tudo que está ao nosso redor).
  • Deixe à vista somente coisas que te mostram o quanto você é bom (troféus, medalhas, diplomas, etc). Isso ajudará à manter sua autoestima elevada e confiar mais em si mesmo de que é capaz de atingir aquilo que deseja.
  • Monte o mural da motivação: um espaço que você possa olhar e ali estão todos os seus desejos, projetos e coisas que deseja conquistar, isso servirá como um motivador para você seguir em frente nos dias que estiver com preguiça.
  • Retire do seu campo de visão coisas que possam gerar ansiedade ou desmotivação. Ex.: a pilha de livros que você ainda tem que estudar u aquela pasta de papéis que você precisa organizar, etc.
  • Deixe perto todos os materiais que precisará para o estudo do tema do momento (canetas, réguas, etc.) para evitar ficar levantando a todo momento, pois isso tira o foco da mente e faz você perder tempo e energia mental porque terá que voltar a se concentrar novamente.
  • Hidrate-se: quando tomamos pouca água afeta o funcionamento de nossa mente, deixando-a mais dispersa e confusa, pois nosso corpo e nosso cérebro precisa de água para funcionar corretamente. Portanto, deixe perto de você garrafinhas de água.
  • Verifique a temperatura do local e, se for preciso, já pegue ventilador, o controle do ar condicionado ou um casaco para locais mais frios.
  • Se for estudar em casa, não fique de pijama ou roupão, vista-se como se fosse sair, pois nossa mente já entendeu que pijama ou roupão significa descanso e/ou dormir, então ela não irá render como deveria, pois, estará em modo relaxamento.

4 Técnicas para motivar as crianças a estudar
Estudar nem sempre é uma coisa agradável e mais quando você é criança, que tudo que você quer é brincar e passar o tempo com os am...

Levantar a quantidade de conteúdo

Faça um levantamento do que tem dentro de cada matéria, tema e subtema para ter noção de quais conteúdos vão demorar mais.

Montar um cronograma de quando estudar:

  • Veja quantos dias você tem até a data da prova
  • Defina quais dias da semana você vai estudar. Ex.: de segunda a sexta-feira
  • Defina quantas horas por dia você tem disponível para estudar. Ex.: 2h pela manhã + 2h à noite.
  • Distribua os temas e subtemas de uma forma que consiga passar por todos os assuntos antes da data da prova.

Monte um método de estudos!

  1. Leia o texto e grife as partes que considera mais importantes, aquelas frases que ajudam a resumir o texto.
  2. Leia novamente as partes que grifou e reflita sobre o que, anotando as ideias e as lembranças que surgirem. Obs.: São essas anotações que irão te ajudar a fazer a primeira memorização efetiva do conteúdo.
  3. Monte um mapa mental das partes grifadas e das ideias escritas. Obs.: Faça um mapa mental para cada subtema e depois reúna todos os mapas na pasta da matéria assim você estará organizando não somente o ambiente físico, mas também a sua mente.
  4. Responda exercícios do tema estudado
  5. Separe um dia para fazer uma prova completa (com todas as matérias - simulado). Dica: faça um simulado toda semana!
  6. Anotar erros e acertos para acompanhar sua evolução e aprimorar seu método de estudos. Dica: use a tabela do material complementar
  7. Revise periodicamente seu método de estudos para aprimorá-lo até atingir os resultados que você deseja nas provas.

Memorização

Ou seja, quanto mais você usar seus 5 sentidos (mais usar seu corpo – ver, ouvir, falar, gesticular...), mais irá memorizar a informação.

Quantas horas devo estudar?

  • Máximo 2h por assunto – matéria, depois faça uma parada de 30 min a 1h, assim a sua mente consegue mudar o bloco mental e descansar recuperando as energias.
  • Quant. Total de horas no dia, não mais do que 7h
  • Sempre alternando com atividades que não envolvem cabeça, de preferência que usem o corpo, como fazer uma caminhada, organizar a casa, tomar banho, etc.

Como conciliar vida pessoal com estudos?

Crie uma Rotina Útil para você: é quando você dedica tempo para cada área da vida, inclusive relaxamento, diversão e cuidar de si.

Pâmella Streb - Psicóloga e organizadora de vidas