É muito comum ficarmos nervosos quando vamos prestar um vestibular, seja ele qual for, não é mesmo?
Aliás, em qualquer idade que você esteja você pode estar pensando que prestar o vestibular é uma das etapas mais importantes da sua vida, mas ela é só mais uma etapa da sua vida. Tão importante quanto as outras que ainda virão e você nem sabe.
Quando começamos a estudar para essas provas que vão ou não nos colocar dentro da futura universidade tão sonhada, o nervosismo começa a aparecer. Provavelmente, esse mesmo nervosismo se estende dos seus primeiros dias de estudos até o dia da prova, quando a sensação parece que vai arrancar as suas entranhas de dentro da sua barriga.
Mas, relaxa porque isso é totalmente normal, seja a sua primeira prova vestibular ou, talvez, sua terceira, todos nós ficamos um pouquinho ou muito nervosos com a situação de estarmos sendo avaliados por algumas questões.
Como controlar a emoção pré-vestibular
Como podemos burlar essa situação ou talvez amenizar ela? Alguns estudos costumam dizer que a maneira mais fácil de que isso aconteça é trabalhando a nossa mente para conseguirmos nos manter calmos e tranquilos na hora da prova do vestibular, assim a nossa única preocupação será em acertar a questão correta.
Pois bem, exercícios diários de meditação ou respiração controladas ajudam você muitas vezes a controlar alguns dos sintomas da ansiedade pré-prova que atinge cerca de 90% dos candidatos. Você deve estar pensando: "Eu adoraria ser esses outros 10% que ficam tranquilos enquanto estão indo para o vestibular, testar os seus conhecimentos e tudo mais". Entretanto, nem todo mundo é calmo e tem esse sangue de barata.
A melhor opção que você tem é se preparar, estudar e saber bem os conteúdos. O domínio dos conteúdos faz com que você se sinta bom o suficiente para ir mais tranquilo pra a sua prova, assim o nervosismo vai te dar uma trégua na hora de aparecer.
Levar alimentos e água no dia da prova vão te ajudar a manter a calma também, pois, quando bater aquela ansiedade, você pode mastigar um chiclete ou comer uma bala para melhorar aquela sensação que o seu cérebro está enviando para o seu corpo todo.
Faça exercícios respiratórios, eles vão sempre te ajudar na hora de conseguir uma concentração plena e a calma que você tanto deseja, quando perceber que está tudo indo pelos ares, bom, é nessa hora que devemos começar os exercícios de respiração.
Juntando esses fatores você irá conseguir fazer uma prova muito mais tranquila do que se não soubesse sobre nenhum deles, então assim você pode se preparar pra quantas provas vestibulares forem necessárias e escolher a melhor universidade pra você.
Boa sorte e ótimos estudos!
Teacher Melissa :*