A globalização, a alimentação e o consumismo mundial, vem acelerando cada vez mais a degradação ambiental do nosso planeta, neste sentido, é preciso que a humanidade revise seus hábitos de consumo e tome um rumo mais sustentável, pois, na velocidade com que o ser humano vem degradando o ambiente, muitos desses impactos ambientais podem se tornar irreversíveis.
O garimpo ilegal é uma atividade muito perigosa, ela pode causar sérios impactos ambientais e sociais. Dentre os diversos problemas causados pela mineração ilegal, podemos destacar um dos mais sérios, a contaminação da água de rios e lagos por mercúrio, um metal pesado altamente tóxico e que tem a capacidade de se acumular nos tecidos animais e dessa maneira percorrer toda a cadeia alimentar na medida que um ser vivo vai consumindo outro.
O excesso dessas substâncias representa uma ameaça direta para os organismos vegetais e animais presentes no ambiente. Esse fenômeno pode ser evidenciado quando medimos a quantidade de mercúrio encontrado nos botos que vivem nos rios da Amazônia. Eles acumulam em seu organismo mais contaminantes do que os outros animais que fazem parte da sua cadeia alimentar.
A magnificação biológica ou magnificação trófica é um fenômeno de acúmulo progressivo de substâncias tóxicas de um nível trófico para outro ao longo de toda a cadeia alimentar. Na medida que essa substância tóxica vai sendo repassada a cada nível trófico superior, a sua concentração vai aumentando de volume e assim, todos os indivíduos que ocupam os níveis tróficos mais distantes dos produtores acabam por absorver uma quantidade de substância tóxica bem maior.