Já precisou achar uma anotação importante, e no meio de tantas coisas, acabou perdido e frustrado? Para isso nunca mais acontecer... Imagina uma casa organizada, para as roupas tem o guarda-roupas, para as louças tem o armário e assim por diante. Cada coisa tem o seu lugar.
No caderno também precisamos dividi-lo por categorias, por exemplo para aulas de matemática e português, onde fica as palavras chaves, o resumo, ou seja, cada coisa precisa ter seu lugar. Então como fazer isso?
Como organizar o caderno escolar
Primeiro, use um caderno com um único objetivo, por exemplo, em vez de usar aqueles cadernos de doze matérias, separe um para cada matéria, daí você não precisará pegar vários cadernos ou dar continuidade em outro pra anotar.
Agora em cada página escreva o tema principal no topo e em sua margem dívida esse tema em tópicos que são as palavras-chave, e assim no centro você terá espaço para anotar na mesma ordem dos tópicos o que está aprendendo.
Escreva como se estivesse anotando para um amigo, e evite pensar que como é para sim mesmo o que importa é que você mesmo entenda, se pensar assim, vai acabar anotando sem capricho. Agora na borda inferior faça o resumo geral do que aprendeu, e escreva a data.
Dessa forma poderá encontrar a informação escrita facilmente e poderá absorver melhor. Assim como um leitor de QR code para fazer a captura o código precisa estar bem nítido. Ou seja, para o nosso cérebro assimilar bem as informações, anote de uma forma organizada e com clareza.