Intercâmbio de idiomas e riqueza cultural

Realizar um intercâmbio de idiomas consegue ser uma experiência única, especial e muito rica, através da qual uma pessoa pode além de incorporar palavras e expressões inéditas de uso cotidiano no novo idioma, se aproximar de elementos culturais que outorgam um contexto diferenciado à hora de conhecer outras línguas em profundidade.

Muitas vezes encontramos nos novos idiomas que aprendemos palavras e expressões que não existem na nossa língua, talvez porque socialmente não sentimos a necessidade de usar determinados vocábulos ou frases no nosso dia a dia para garantir uma boa comunicação, fazer um intercâmbio pode facilitar essa proximidade com outras visões de mundo, com diferentes maneiras de se comunicar e possibilitar que essa troca seja ainda mais integral e profunda.

Você sabe a diferença entre os diferentes sotaques em inglês?
O processo para atingir um bom nível de inglês é lento e caro, você tem que investir muito tempo e esforço nas aulas de inglês. Vo...

Cada idioma tem a sua riqueza e ela está atrelada ao uso que cada povo faz dele, assim, faz sentido pensar que cada idioma é apropriado e transmitido de maneiras variadas segundo a cultura que o nutre e que o atravessa, que cada comunidade faz escolhas linguísticas que a caracterizam. Assim, não é igual “tomar el bondi” na Argentina, que “coger la guagua” em Cuba, embora nos dois casos estamos nos referindo a pegar um ônibus.

Aprender outra língua num contexto de intercâmbio de idiomas, possibilita um aprendizado motivado por uma necessidade urgente de se comunicar, de expressar vontades e desejos em situações que podem ser cotidianas, mas que requerem um esforço atípico por estarem imersas num contexto linguístico diferente do nosso habitual. Assim, entre novos sabores, cores variadas, sons diferentes e paisagens diversas o novo idioma começa a cobrar um sentido mais cabal e seu uso estará sempre ligado e vai nos remeter a lembranças de experiências mais profundas e duradouras.

Temas