Apesar de as aulas particulares de idiomas não serem mandatórias, ter contato com pessoas com conhecimento mais desenvolvido que o seu em um idioma é uma grande ajuda no caminho para a fluência. Isso porque, à medida que desenvolve uma conversa com tal pessoa, você desenvolverá também alguns pontos importantes nesse caminho, tais como: vocabulário, pronúncia, listening, e o mais importante de todos, que é a sua confiança para colocar o idioma em prática de fato.
Além do desenvolvimento por meio de conversas, sejam elas casuais, profissionais, ou voltadas para o ensino do idioma, ter contato com outras pessoas interessadas no idioma o leva a receber indicações de métodos e conteúdos que podem ajudar no processo de aprendizado, o que deixa seu processo de aprendizado mais leve e dinâmico.
A melhor forma de ter seu conhecimento de um novo idioma, é ter contato com pessoas nativas ou que estão aprendendo a língua. Dito isso, leve também em conta que a coisa mais importante durante o processo, não importa se você pretende ter contatos esporádicos para melhorar seus conhecimentos ou aulas particulares mais frequentes, é saber ouvir o que a outra pessoa tem a te ensinar, e prestar atenção no que você quer para si de fato.
Seja para aprender inglês, francês, alemão ou mandarim, você vai encontrar momentos em que vai sentir que não está melhorando. Isso acontece com todo mundo. Parte disso, por você já ter um bom entendimento da língua, e outra parte por que, a partir de agora, o que você precisa é aprimorar seu conhecimento atual e colocar o que sabe em prática. A partir daí, naturalmente, vai sentir a melhoria acontecendo e, pode ter certeza, as pessoas à sua volta também vão notar!