Fonética: Os sons que vibram e os sons silenciosos

Olá, pessoal!

Hoje falaremos um pouquinho sobre fonética. Você tem alguma ideia sobre o que essa palavra significa? Se não, fique coladinho aqui nesse post e vamos descobrir juntos a importância da fonética para o aprendizado de qualquer língua estrangeira em que você tenha interesse!

A fonética é a área do conhecimento que se dedica ao estudo dos sons da fala de determinada língua e da maneira como esses sons são produzidos no dia-a-dia pelos seus falantes.

Nesse post, nos concentraremos em um aspecto específico da fonética da língua inglesa (e de qualquer outra língua de que possamos ter conhecimento): a vibração das cordas vocais e a ausência dessa vibração quando produzimos os sons das vogais e os das consoantes.

O que é vibração?

Primeiramente, para podermos entender o que quer dizer "vibração" no contexto da produção de sons, vou convidá-los a tocar a pele sobre a região central do seu pescoço com os dedos indicador e médio enquanto pronunciam por alguns segundos a vogal "a" em alto e bom som. Esse movimento que você consegue sentir, através do tato, em sua garganta enquanto o som da vogal é produzido se chama vibração.

Agora, para que possamos comparar, vamos repetir a ação descrita no parágrafo anterior, com a exceção de que, desta vez, apenas sussuraremos a vogal "a". Note que o movimento percebido na garganta quando a vogal "a" foi pronunciada em voz alta não está mais presente. Em outras palavras, a vibração está ausente.

Pronto! Agora que conseguimos entender os conceitos de vibração e ausência de vibração, é necessário que a gente saiba que todas as vogais, quando pronunciadas em voz alta, produzem vibração nas cordas vocais. E quanto às consoantes? Será que o mesmo se aplica a elas? A reposta é não. Uma parte das consoantes, quando produzidas em voz alta, fazem as cordas vocais vibrarem; uma outra parte, não. Ficou difícil? Continuem comigo que eu explico.

Você sabe a diferença entre os diferentes sotaques em inglês?
O processo para atingir um bom nível de inglês é lento e caro, você tem que investir muito tempo e esforço nas aulas de inglês. Vo...

Fonética das consoantes

Um grupo de sons de consoantes, ao serem produzidos em voz alta, sempre causam a vibração nas cordais vocais. São eles*: /m/, /n/ e /l/ e /r/. Os demais sons consonantais ocorrem sempre em duplas. Um dos integrantes de cada dupla, ao ser produzido, faz as cordas vocais vibrarem; o outro, não. Mas que característica em comum dos sons dessas consoantes faz com que eles sejam agrupados em duplas: a local do aparelho fonador (composto pelos lábios, pelas diferentes regiões da cavidade oral, pela línguas, etc.) onde são produzidos. Essas duplas de sons consonantais são as seguintes:

  1. /b/ e /p/
  2. /z/ e /s/
  3. /d/ e /t/
  4. /v/ e /f/
  5. /j/ e /ch/
  6. /g/** e /k/

Apresentações devidamente feitas, vamos aos testes. Das seis duplas de sons consonantais acima, o primeiro integrante de cada uma é aquele que faz as cordas vocais vibrarem ao ser produzido. Tente pronunciar o som de cada consoante a seguir para que consiga comprovar:

  1. 'b'
  2. 's' na palavra 'rosa', 'x' em 'exato' ou 'z'
  3. 'd' na palavra 'duas'
  4. 'v'
  5. 'g' na palavra 'gelo' ou 'j' em qualquer palavra
  6. 'g' na palavra 'garoto'.

E então? Conseguiram perceber a vibração das cordas vocais ao fazeram cada um desses sons? O passo seguinte é repetir o processo com o som da segunda consoante integrante de cada um das seis duplas. Tente, dessa vez, pronunciar o som de cada consoante abaixo:

  1. 'p'
  2. 's' em 'sapato', 'c' em 'ceia' ou 'ç'
  3. 't' em 'terra'
  4. 'f'
  5. 'x' em 'xícara' ou 'ch'
  6. 'c' em 'casa' ou 'q'

É importante destacar que, ao pronunciar o som de cada consoante para confirmar a presença ou a ausência de vibração, não se pode acrescentar nenhum som de vogal após o som da consoante sendo produzido, uma vez que, como já aprendemos, todos os sons vocálicos, ao serem feitos, causam a vibração das cordas vocais.

Aulas de inglês para aprender e dominar o idioma
Se o inglês é algo que te deixa louco, mas você sabe muito bem que é necessário, você veio ao lugar certo! Esse idioma não se torn...

Como melhorar a fonética em inglês

Mas e agora? O que fazemos com todas essas informações? Isso tem alguma importância no aprendizado da pronúncia das palavras em inglês? Dessa vez, a resposta é sim! O conhecimento sobre a vibração ou a ausência de vibração nas cordas vocais ao se pronunciarem sons de consoantes é indispensável para falantes de outras línguas que querem aprender inglês.

Alguns sons de consoantes presentes na língua inglesa não existem em português. É exatamente na produção desses sons que o conhecimento sobre o conceito de vibração ou ausência de vibração pode ser útil. O 'th', por exemplo, presente em muitas palavras do inglês, representa dois sons distintos, os quais também compõem uma dupla.

Ficou curioso para saber que sons são esses, em que região do aparelho fonador eles são produzidos, em que palavras o 'th' representa o som que vibra e o som que não vibra? Continuem seguindo os nossos posts.

Obrigado pela atenção de todos e até a próxima!

* As barras entre as quais as consoantes aparecem indicam o som produzido por cada uma
dessas consoantes em determinadas palavras ou, quando não especificado, o som produzido
por essas consoantes em qualquer palavra em que elas apareçam.

** 'g' antes das vogais 'a', 'o' ou 'u'.

Temas