A difícil missão de ensinar para quem já tem maturidade e já "sabe muito da vida" é o quer torna o ensino de um novo idioma desafiador. O adulto, em sua maioria, vem para as aulas particulares com uma ideia pronta do resultado que deseja obter, porém ao se deparar com questões básicas, mas novas, acaba se sentindo inferior ou desmotivado a continuar.
Ser adulto é viver cheio de responsabilidades e preocupações, com isso, atividades como estudar um novo idioma acabam sendo encarados como hobbies ou apenas 'um diferencial' e não como algo que faça parte do dia a dia, naturalmente como falar português.
Por achar que "já deveria saber" ou "não deveria errar" faz com que muitos se fechem e tornam o aprendizado mais difícil, pois acabam tendo bloqueios linguísticos. Aprender uma nova língua é um desafio e deve ser encarado com naturalidade, assim como foi necessário anos de pratica e repetição dos nossos pais para que aprendêssemos a falar, aprender um novo idioma levará um tempo. Contudo, esse tempo será menor do que os longos anos que levamos para falar, e esse tempo será determinado exatamente pela quantidade de "tempo disponível" que o adulto tem para realizar a prática do novo idioma.
Aprender inglês (ou qualquer outra língua) pode ser prazeroso e ser incluído na rotina de forma que não seja um processo maçante e repetitivo.
Algumas boas dicas para auxiliar no desenvolvimento linguístico são:
- Ouvir música e principalmente Podcasts (rádios e jornal) no idioma que você quer aprender.
- Conversar sozinho (sim, parece coisa de doido, mas se ouvir ajuda muito no processo de aprendizagem)
- Ler histórias, artigos, pequenos textos, de preferência gravando um áudio dessa leitura e escutar algumas vezes.
- Escrever frases simples das palavras que for aprendendo (ou aquelas que tiver mais dificuldade em gravar), colocar em locais estratégicos visuais (espelho, parede, escrivaninha, etc). Ex.: aprendeu a palavra AMAZING (incrível) - My son is an amazing soccer player. Isso ajudara a memorizar o significado da palavra sem precisar ficar decorando.
- Divirta-se maratonando a seus filmes e séries favoritos, primeiro com a legenda e áudio em inglês e depois apenas o áudio (são seus favoritos e você provavelmente já conhece a história de trás pra frente, então use algo que você já gosta para praticar o seu inglês.
Essas são algumas diquinhas que sempre uso com meus alunos e que dão resultado se aplicadas com frequência. Espero que esse artigo possa ajudar muitos adultos a encarar o desafio de aprender um novo idioma de forma mais leve e divertido.