Se o inglês é algo que te deixa louco, mas você sabe muito bem que é necessário, você veio ao lugar certo! Esse idioma não se tornou essencial apenas para se comunicar quando você viaja para o exterior. Agora, é muito mais difundido e é usado com frequência. Tanto no trabalho quanto nos estudos, é valorizado positivamente. Mas nem todo mundo gosta ou sabe como estudá-lo. Se este for o seu caso, não se preocupe! Se você quer resolver seu problema com a língua anglo-saxônica, continue lendo para descobrir como estudá-la e como as aulas de inglês podem te ajudar!
Por que o inglês é tão importante
Certamente você já se fez essa pergunta mais de uma vez. Especialmente se você foi muito solicitado a ter um bom nível de inglês. A verdade é que falar uma língua estrangeira é muito bom, mas por que deveria ser o inglês? E por que está sempre em todos os lugares? A resposta está na história.
A expansão da língua anglo-saxônica: por que é tão relevante hoje?
Que o inglês seja a língua oficial de quase 70 países e que haja mais de um milhão de falantes (entre falantes nativos e pessoas que o aprenderam como segunda língua) não é coincidência. O uso dessa linguagem esconde razões convincentes.
Desde o Império Britânico, sua língua deu a volta ao mundo nos tempos coloniais (dos séculos XVI ao XIX). Até aí tudo bem, mas por que os nativos desses países aceitaram o inglês como língua oficial? Quando os britânicos se estabeleceram nas áreas do sul da Ásia, África e Estados Unidos que eles colonizaram, se você quisesse se comunicar com eles, você tinha que fazê-lo em inglês. Além disso, os serviços que os colonos introduziram nos novos territórios foram geridos na sua língua. Isso significa que se você não fosse fluente em inglês, não poderia usufruir desses serviços.
Outra grande razão, também que remonta aos tempos coloniais, para o inglês ser tão amplamente reconhecido é que se os nativos quisessem fazer negócios com os britânicos, eles precisavam se comunicar com eles. E se o objetivo era estudar ou trabalhar no Império Britânico, o inglês era essencial.
A tudo isso se somou a passagem do tempo e a sucessão de gerações, gerações que nasceram sabendo o inglês como língua oficial. Assim, a língua se consolidou como mais uma língua dos países em que hoje é oficial ou co-oficial.
Vantagens de aprender inglês para a vida pessoal
Agora que você sabe por que o inglês é tão difundido e falado em várias partes do mundo, é hora de ver como aprender o idioma pode te beneficiar. Embora seja verdade que você pode não precisar, frequentar aulas de inglês para dominá-lo pode trazer grandes vantagens para sua vida pessoal:
- Você conhecerá pessoas estrangeiras: o benefício mais relevante de aprender um idioma será sempre poder falar com sua gente. A mesma coisa acontece com o inglês, só que em maior escala. Dominando-o, você poderá não apenas falar com falantes nativos; Você também poderá se comunicar com todos os falantes não nativos que aprenderam, descobrindo sua cultura e maneira de pensar. Que enriquecedor!
- Você poderá viajar para muitos lugares: outro dos grandes benefícios de aprender o idioma nas aulas de inglês é que você poderá ir a praticamente qualquer lugar do mundo. Descobrir estes lugares vai te encher de riqueza cultural, pois vais conhecer novas pessoas, tradições e costumes que certamente nada têm a ver com os teus.
- Você treina seu cérebro: talvez esse seja um dos benefícios menos destacados, mas é tão importante quanto. Quando você aprende coisas novas, seu cérebro ganha plasticidade neural. Isso significa que novas conexões neurais são criadas, mantendo seu cérebro em forma e saudável.
- Você pode estudar e trabalhar onde quiser: hoje existem muitas universidades e empresas que, mesmo não estando em um país de língua inglesa, têm como requisito essencial falar a língua anglo-saxônica. Portanto, conhecer e dominar o inglés não lhe trará nada além de boas oportunidades para sua carreira.
Benefícios profissionais de frequentar aulas de inglês
Se nos tempos coloniais para fazer negócios com os ingleses era necessário falar a língua deles, hoje também é quase essencial no mundo dos negócios. Os centros de negócios mais importantes estão localizados em países de língua inglesa. A isso se soma que grande parte da economia mundial é liderada por países que mantêm o inglês como idioma obrigatório. Aprendê-lo com boas aulas de inglês é muito relevante. Quer saber quais outras vantagens ela traz para o trabalho? Continue lendo!
- Os empregadores levarão você muito mais em consideração: embora seu estudo agora seja muito mais acessível, as empresas que desejam se internacionalizar querem trabalhadores que possam se comunicar com clientes estrangeiros. Além disso, se você treinar com aulas de inglês para negócios, terá a capacidade de falar com a terminologia das empresas. Dessa forma, você agregará muito mais valor.
- Você terá melhores oportunidades de trabalho: em ciência e tecnologia, mais de 90% das publicações são em inglês. Isso significa que é essencial para trabalhar nesses setores. Além disso, praticando com boas aulas particulares de inglês, você terá melhores oportunidades de acesso a empregos mais atraentes e complexos, mesmo no exterior.
- Acesso a uma grande variedade de informações: os empregadores geralmente preferem pessoas fluentes em inglês. Uma das razões para isso é que a maioria das informações na internet está disponível neste idioma. Portanto, um funcionário competente poderá absorver tais informações sem custo ou tempo adicional para o empregador.
- Melhor networking: o inglês permite um melhor networking. Isso significa que você poderá se conectar com as pessoas certas para gerar uma rede de contatos. O objetivo é que essa rede de contatos funcione como porta de entrada para oportunidades de trabalho e negócios. Se você dominar o inglês, poderá alcançar contatos de muitas outras partes do mundo, em mais empresas.
Como aprender inglês: aulas de inglês
Por mais que não queiramos, neste mundo globalizado, vamos acabar entrando em contato com o inglês. Portanto, por que não aprender da melhor maneira? Claro, se você não quiser fazer para as aulas de inglês, você pode criar uma semi-imersão bem parecida com o que você teria se morasse em um país anglo-saxão. Hoje é muito acessível. Ainda que caminhando sozinho você pode aprender, acompanhado e com a ajuda de profissionais, a viagem será muito mais agradável. Por isso, propomos várias formas de aprender com as aulas de inglês.
Aulas de inglês em casa
Se você gosta de estudar tranquilamente, as aulas de inglês em casa são para você, pois nem todas as academias de inglês vão se adaptar ao seu ritmo ou ao seu jeito de aprender, facilitando sua tarefa. Portanto, ter um professor que dê aulas particulares de inglês pode ser uma boa ideia. Pense que neste tipo de aula o professor se adaptará a você: você dita o ritmo, já que o professor não avançará até que você tenha assimilado o conteúdo. Além disso, ambos concordam com as condições, com flexibilidade. E, o melhor, é que você pode estudar no conforto da sua casa ou do lugar que preferir!
Aulas de ingles online
Caso você goste mais do digital do que do papel, também tem a opção de participar de aulas de inglês online. Ao entrar em contato e especificar as condições com um professor, você poderá combinar o que estudar de acordo com seus objetivos, quantas horas de aulas de inglês dar ou as datas das aulas. A vantagem dessa modalidade é que você só precisa de um aparelho com internet e um microfone para poder falar com o professor. Além disso, pense que você também poderá praticar tudo o que precisa com o profissional de idiomas, pois ele se adaptará ao seu ritmo em cada exercício.
Escolha o melhor professor para suas aulas de inglês
Se você já vê claramente que quer começar a fazer aulas de inglês para melhorar seu nível ou aprender do zero, o próximo passo é encontrar e escolher o seu professor ideal. Você pode fazer sua busca em portais de professores, em murais, em anúncios na internet ou perguntar ao seu círculo próximo se conhece algum professor. Mas, o que você tem que saber para escolher o melhor professor?
- Tenha claro sobre suas necessidades e objetivos: se você quer aprender inglês para negócios, um professor que dá aulas de inglês para obter um certificado de nível B1 não se encaixa no que você está procurando. Descreva suas necessidades, defina seus objetivos e escolha um professor que será a bússola do seu roteiro.
- Verifique as opiniões de outros alunos: este é um ponto importante. Você não quer conhecer um professor que não pode atender às suas expectativas. Para não se assustar, revisar as opiniões de ex-alunos pode ser de grande ajuda. Dessa forma, você verá se o professor conseguiu ensinar seus alunos ou se, pelo contrário, as aulas de inglês que ele dá podem ser melhoradas.
- Nativo ou bilíngue: Este é outro grande dilema que sempre surge ao entrar em contato com um professor. Existe a crença de que um bom professor de línguas deve ser sempre um falante nativo. E, claro, os nativos são ótimos professores: você aprenderá a pronunciar corretamente e poderá praticar muito vocabulário. Mas os professores bilíngues entendem os obstáculos no aprendizado, empatizando com a sua situação.
- Peça uma entrevista ou primeira aula gratuita: esse ponto é quase sempre o teste decisivo. Se você pedir uma entrevista ou aula gratuita ao professor, poderá verificar o interesse que ele tem em te ensinar. Além disso, conhecendo-o, mesmo por telefone ou online, você verá como ele se expressa ou como se move. Caso você tenha uma primeira aula experimental, você verificará se o professor e você se entendem bem para começar as aulas de inglês.
Recursos para complementar as aulas de inglês
Ter recursos é bom para tudo, até para aprender um idioma. Se você começou suas aulas de inglês e quer dar um empurrãozinho ou simplesmente quer assimilar melhor os conceitos, existem meios muito úteis. Além disso, muitos deles são divertidos, uma chave essencial para que sua motivação não diminua.
Conteúdo audiovisual: filmes e séries como complemento às aulas de inglês
A versão original é muito valorizada, mas no Brasil não costuma ser tão proposta, pois em nosso país há uma longa tradição de dublagem. No entanto, assistir a filmes e séries em seu idioma original (desde que seja o inglês, neste caso) o ajudará a melhorar sua compreensão oral, ouvindo os diferentes sotaques em inglês. Além disso, você também expandirá seu vocabulário, tendo a oportunidade de verificar como ele é usado em vários contextos. Finalmente, você melhorará sua pronúncia sem perceber, já que o conteúdo audiovisual é um recurso muito divertido.
As séries são mais curtas que os filmes e, portanto, mais acessíveis em termos de tempo. Mas ambos os tipos de produções são realmente úteis. Algumas séries e filmes que você pode assistir, com ou sem legendas, para aprender inglês são:
- Once upon a time: os personagens desta série de 7 temporadas falam inglês claro e sua pronúncia geralmente é pausada. Ideal para pessoas com níveis intermediários de inglês.
- Grey's Anatomy: produção de 13 temporadas, o principal interesse deste drama médico está no uso do vocabulário que gira em torno da medicina.
- A Saga Harry Potter: Esta saga de 8 filmes manterá todos os fãs de ficção e magia entretidos.
Ouça música e podcasts para aprender inglês
Outro complemento ideal para suas aulas de inglês é o conteúdo de áudio. De música a podcasts, essas ferramentas serão muito úteis para você melhorar a compreensão auditiva e acostumar seu ouvido ao idioma. Além disso, eles estão tão integrados à sua vida que seu consumo pode se tornar um hábito diário.
Ouvir música para complementar as aulas de inglês é interessante, pois além de melhorar o humor, as músicas contêm muito vocabulário. Você pode estudar a pronúncia e o vocabulário das músicas de grupos como Coldplay ou Oasis. Dependendo do seu gosto, você encontrará a música que melhor combina com você. Além disso, se você está apenas começando, pode começar com músicas infantis.
Quanto aos podcasts, estes recursos permitirão ouvir conversas, reflexões ou monólogos sobre todos os temas. A vantagem é que eles são muito integráveis no seu dia a dia, para que você possa ouvi-los praticamente quando quiser. O principal benefício dos podcasts é a melhoria da compreensão novamente, só que desta vez você poderá ouvir conversas reais.
Leitura para aprender inglês
Uma das melhores atividades que você pode fazer para melhorar sua compreensão escrita é, sem dúvida, a leitura. Quanto mais você ler, mais facilidade e rapidez você adquirirá. Além disso, esse recurso, seja a leitura de livros de literatura, como jornais e revistas, permitirá descobrir e estabelecer novas palavras. Além disso, com a repetição dessas palavras, você as assimilará muito bem. A leitura é, sem dúvida, um ótimo complemento para suas aulas de inglês. Se você quiser usar este recurso, pode começar com leituras de nível básico, como The Diary of a Young Girl, de Anne Frank. Você também tem a opção de atacar obras para níveis mais avançados, como 1984, de George Orwell, ou The Picture of Dorian Gray, de Oscar Wilde.
Atreva-se com as trocas linguísticas
Outro recurso bastante relevante, mas que pode assustar no início, é a intercambio de idiomas ou tandem. Consiste em encontrar um parceiro ou mais para propor um tema e falar em inglês. Estudantes de inglês geralmente não gostam muito, já que é o complemento das aulas de inglês que mais tira você da sua zona de conforto. No entanto, como você vai melhorar se não colocar em prática tudo o que aprendeu?
Pode ser muito mais difícil no começo, mas você avançará sem perceber. Se você faz aulas de inglês com um professor particular, também pode pedir que usem parte da aula para falar. Não esqueça que esse recurso também pode significar fazer intercâmbio no exterior. Dessa forma, você se expõe completamente ao inglês, embora nem sempre seja uma opção viável para todos.
Dicas para não desanimar e seguir em frente com suas aulas de inglês
É possível que em algum momento ao longo do caminho você fique desmotivado. Geralmente é comum, e na verdade é muito normal, já que quando você decide aprender inglês, você sai da sua zona de conforto diariamente. No entanto, parar por frustração pode significar o fim do seu aprendizado. É por isso que queremos dar alguns conselhos para que você não perca aquela pequena chama que o leva a querer aprender inglês:
- Encontre o professor certo: um bom professor lhe dará suporte sempre que precisar, além de respeitar seu tempo. Nas aulas particulares de inglês, você não se comparará com mais ninguém, pois o professor estará disponível apenas para você.
- Reative sua motivação: o mais importante para manter seu combustível é ter clareza sobre seus objetivos. Se eles tiverem peso suficiente, a motivação não diminuirá. No entanto, é normal que você passe por épocas de menos vontade de aprender. Nesses casos, dê a si mesmo tempo e conte com alguém para ajudá-lo a ser consistente.
- Continuidade como a melhor arma: se você fizer uma única aula, seu trabalho não será recompensado, pois não há regularidade com a qual você possa ver como você melhora. Quando você ver o quão longe você chegou, você vai se sentir orgulhoso. Portanto, combine com seu professor de inglês os horários a seguir. Dessa forma, você não vai parar de aprender e verá bons resultados.
- Não se esqueça de se divertir: se você não perceber o estudo do inglês como algo divertido, é provável que acabe desistindo. Não hesite em utilizar todos os recursos que comentamos ao longo do artigo. Com certeza você perceberá o inglês de uma forma diferente, além de serem ótimos complementos, tanto para as aulas de inglês quanto para manter sua motivação em alta.