Mais um ano letivo começando.
Se você é um estudante de ensino médio, já sabe o que isso significa: O temido vestibular.
É o momento de decisão, de começar a pensar no futuro, na profissão que queremos seguir, e isso passa também pela escolha do curso e da faculdade que vamos fazer. Todos esses fatores podem nos trazer um misto de sentimentos, como preocupação e ansiedade, afinal:
Por onde começar a estudar?
Antes de mais nada, gostaria de te dizer que não você não está só nessa jornada. Eu já estive no seu lugar, como estudante, e sei como se sente. Por isso, estou aqui para te ajudar com algumas dicas que são super úteis e tenho certeza que vão te ajudar bastante.
- Comece pelo começo
Pode parecer bobo, porém muitos estudantes pecam por não saberem por onde começar, e nem se organizam para isso. Uma boa dica é estudar o edital do vestibular em questão.
Caso não seja o ENEM, veja os conteúdos mais cobrados (pois cada um cobra de uma maneira) e a partir daí monte um cronograma de estudos começando pelos que você tem mais dificuldade, e consequentemente precisará de mais tempo hábil para estudá-la.
- 20% teoria, 80% treino
Vilfredo Pareto, economista italiano, criou a tese 20/80, constatando que 80% da economia do seu país vinham de apenas 20% da população da época. Mas o que isso tem a ver com os estudos?
Com o passar do tempo, esse princípio passou a ser aplicado em vários âmbitos, desde o profissional até o educacional. E é aí que entramos na parte que interessa, pois podemos usar isso em nossos estudos.
Nosso cérebro não comporta tantas informações, por isso é importante saber que não adianta assistir horas e horas de videoaulas e nem ler 20 páginas de conteúdo, pois em questão de poucas horas você já esqueceu mais de 80% de tudo que viu e ouviu.
O segredo está na relação teoria x prática. Viu uma aula sobre oração subordinada? Faça exercícios sobre esse tema logo após. Leu sobre a teoria celular? Faça exercícios assim que terminar. Assim, você consegue fixar e conferir se de fato aprendeu sobre o assunto.
Mas e se eu errar? O que eu faço?
- Não tenha medo de errar
É normal e até compreensível que fiquemos frustrados quando erramos alguma questão. Porém isso não precisa ser o fim do mundo, está bem?
Errar é humano. Você não precisa se preocupar ao errar alguma questão, principalmente se ainda está no começo dos estudos, pois ainda está caminhando no seu aprendizado.
A primeira coisa a se fazer é descobrir em que você errou. Isso vai te ajudar a compreender os pontos de melhoria e rever aquele conteúdo.
Em segundo lugar, ao se deparar com alguma questão que não sabe a resposta, pule para a próxima, e deixe para resolver aquela depois. Pode ser que você apenas não tenha entendido, e isso compromete a capacidade de resolução (essa dica vale para qualquer momento de estudos, principalmente em um simulado ou no dia da própria prova).
Em terceiro lugar, mas não menos importante: Não se force. A gente aprende mais com os erros do que com os acertos, então pense nisso da próxima vez que errar alguma questão, ok?
Conclusão
Como vimos, começar a estudar pode parecer um pouco complicada no início, porém quando temos uma boa base e organização, fica mais fácil sabermos por onde começar.
Esses foram os 3 pontos que considero muito importantes ao começar os estudos, seja para o vestibular ou qualquer outro tipo de avaliação/concurso.
Se você tem outra dica que queira compartilhar é só comentar. No mais, até a próxima!