• Técnicas para passar no vestibular, pro...

Técnicas para passar no vestibular, provas e concursos

Muitos concurseiros e alunos de graduação não se dão conta de que existem duas competências que não se confundem, e que são igualmente imprescindíveis para o sucesso na prova: saber o conteúdo cobrado e saber fazer a prova.

Saber o conteúdo é a parte mais fácil, basta estudar e entender (ou memorizar...).

Saber fazer a prova envolve um conjunto de habilidades físicas e psicológicas que vou tentar explorar aqui. Se permita refletir sobre o que você vai ler. Mesmo o que parece óbvio muitas vezes precisa ser dito e repetido.

Demora para fazer cálculo mentalmente? Dicas para exercitar seu cérebro matemático
Quer queiramos ou não, a matemática faz parte de nossas vidas e você provavelmente teve que fazer algum cálculo mental todos os di...

Técnicas para passar em provas e concursos

1. Beba água, beba muita água durante a prova. Manter-se hidratado é fundamental, e além disso você garante que fará pausas estratégicas para urinar, nas quais arejará as ideias e poderá se alimentar.

2. Leia toda a prova, do começo ao fim, antes de começar a respondê-la. Algumas questões podem estar respondidas no enunciado de outras questões, e no caso de provas com questões discursivas, muitos enunciados, tanto de comandos de questões quanto de alternativas de respostas, podem trazer ideias de estruturas e argumentações para usar nessas questões.

3. À medida em que vai lendo, responda (ou faça anotações breves) as questões nas quais seu grau de certeza da resposta é 100%.

4. Chegando até aqui, não vou opinar sobre por qual prova você deve começar a responder, se pela mais fácil, pela mais difícil, pela que tem maior peso ou pela que você domina mais. O importante é responder toda a prova sem perder tempo em itens muito difíceis. Demorou mais de um minuto para encontrar a resposta? Pule o item e passe para o próximo.

5. Pausa para urinar, se alimentar e se recompor.

6. Hora de se concentrar nas questões discursivas, caso existam. Responda todas, ainda como rascunho, mas responda sem deixar nada para trás.

7. Outra pausa para urinar, se alimentar e se recompor. Responder questões discursivas é muito desgastante!

8. Volte aos itens pulados e tente respondê-los. Demorou mais de outro minuto para encontrar a resposta? Pule o item e passe para o próximo.

9. Hora de transcrever para o gabarito definitivo suas respostas às questões objetivas. Muito cuidado, e atenção aos itens pulados!

10. Outra pausa para urinar, se alimentar e se recompor. Transcrever as respostas para o gabarito definitivo exige muita atenção!

Chegamos em um momento crucial da prova. O tempo se esvai, e você precisa transcrever de forma definitiva as respostas às questões discursivas. Caso haja pontos a melhorar na redação das respostas, a hora é agora, de maneira rápida e focada. Depois, é caprichar na letra e mãos à obra!

Técnicas para chutar na prova

Neste ponto falta apenas vencer os itens pulados na prova objetiva. Chegou a hora de chutar. Cabe a você fazer uma leitura sistêmica de toda a prova para ver se algum item pulado não é respondido (ou desmentido) em outro enunciado sabidamente verdadeiro. Também é a hora de aplicar as "técnicas de chute", que são basicamente três:

a) Eliminação de itens escancaradamente ou muito provavelmente falsos: aqui entra o seu "cabedal teórico", o seu "background", sua cultura geral, sua capacidade analítica, seu bom senso. Analise os itens sob os aspectos lógicos, legais, culturais e de bom senso. Muitas vezes você não saberá a resposta, mas constatará que o item analisado é falso. E muitas vezes isso bastará.

b) Alternativa menos errada (ou mais certa): idealmente, após aplicar a técnica anterior, você se encontrará entre duas alternativas. Chegou a hora de recorrer ao seu conhecimento da banca examinadora, de como ela aborda as questões cobradas e como gosta das respostas. Procure por detalhes que possam favorecer uma ou outra alternativa.

c) Alternativa menos escolhida: aqui é 100% chute, o verdadeiro chutômetro raiz, baseado numa premissa que ninguém jamais disse ser verdadeira, que é a de que a distribuição das respostas tende a ser equânime entre as alternativas disponíveis (ou seja, numa prova de 100 questões e 5 alternativas por questão, é possível, segundo não se sabe quem, que a cada alternativa correspondam 20 questões). Conte o número de vezes em que você respondeu cada alternativa e chute os itens que ainda estiverem sem resposta na alternativa MENOS escolhida. E reze, obviamente...

Agora é só transcrever esses últimos itens para o gabarito definitivo, conferir se assinou onde devia assinar e entregar a prova! Espero ter ajudado!