Parabéns, se você está lendo isso é porque decidiu ser professor particular. Ou talvez você já seja e ainda tenha muitas perguntas. Dar aulas particulares é um grande desafio. Você será influente na educação de um aluno de uma maneira muito pessoal e isso é uma grande responsabilidade.
Todos os professores são muito mais do que professores. Todos os nossos professores nos marcam, nos educam, nos ensinam e nos preparam para a vida. Com certeza você marcará a vida de seus alunos em duas ou três horas por semana.
Por onde começar?
A vocação e motivação são fundamentais na hora de dar aulas particulares. É por isso que a primeira coisa que você deve levar em conta para ser professor é ter bastante paciência e vontade de educar e ensinar alguém. Se você não tiver, nada acontece, é uma tarefa muito complicada para a qual nem todos estamos preparados.
Do outro ponto de vista, dedicar-se a dar aulas particulares de forma temporária não o torna menos válido. Ter um aluno ou dois pode fazer com que você se concentre mais neles e, se tiver outras ocupações, pode ser uma maneira de se desconectar.
O próximo passo a seguir é anunciar seu perfil como professor particular. Não só para você publicar seu anúncio e se apresentar, mas também para saber a quem você pode ensinar. Isso ajudará você a começar a criar sua própria marca pessoal. Avalie:
- Seu nível educacional: Não olhe apenas para os diplomas, seja honesto e tenha em mente as coisas em que você era bom quando era estudante. Da mesma forma que não é necessário descartar aquelas coisas que você tinha mais dificuldade, você pode ser de grande ajuda para aquelas pessoas que têm menos conhecimentos que você. Se você superou essa dificuldade, você pode ajudar os outros a superá-la também.
- Sua experiência profissional: É um grande valor, não importa se você nunca teve experiência de ensino. De acordo com o tipo de aluno, pode ser interessante que você tenha se dedicado a outras coisas. Nem todos precisam de reforço escolar e nem todos precisam do mesmo reforço escolar. Por exemplo, se você é professor de violão, é interessante colocar em quais grupos já tocou. Ou se você é um professor de inglês falar se viveu em um país de língua inglesa.
- Suas habilidades pessoais: É muito importante que você saiba se avaliar. Se você é mais paciente ou se é muito dinâmico. É difícil saber que tipo de professor você será se você nunca ensinou antes. Seu estilo de professor particular depende muito de sua personalidade, então se analise um pouco e seja honesto. Certamente você pode encontrar seu talento como professor.
Realmente, o que mais conta aqui é a sua intuição e saber para o que você acha que está preparado. Mas, por exemplo, se você é um estudante universitário, o lógico é que você pode dar aulas para alunos do ensino médio e, se estiver fazendo doutorado ou mestrado, pode ajudar as pessoas que estão na universidade ou que estão se preparando para o vestibular.
Num portal de aulas particulares como o suasaulasparticulares.com.br, você pode pesquisar a disciplina em que é especialista e publicar um anúncio para promover suas aulas particulares. Por exemplo, se você estudou física, coloque no buscador "Estou procurando alunos" e procure por física, lá você verá as diferentes especialidades mais procuradas.
Como conseguir alunos para aulas particulares
Quando tudo estiver pronto, é só começar a conseguir alunos para aulas particulares. A maioria dos professores particulares começa porque tem um aluno, mas se você não tiver, não se preocupe, as novas plataformas permitem que você comece do zero.
Apesar de que hoje em dia para ser professor particular é imprescindível o uso das redes sociais, o boca a boca é o que mais continua dando certo. Então diga a todos que você é um professor, você nunca sabe quando vai encontrar alguém que precise de você.
Outra maneira mais rápida é criar um anúncio e difundi-lo. Este guia para obter alunos irá ajudá-lo a fazer isso!
É importante que você crie um anúncio de qualidade para suas aulas particulares, com uma boa descrição e uma fotografia que gere confiança. Pense em quando você for comprar online, nas coisas que você olha antes de encomendar um produto ou reservar um hotel.
É por isso que é importante que você peça aos seus alunos para avaliá-lo. Se eles não estiverem cadastrados na página, peça para eles se registrarem e deixarem um comentário. A cada dia que passa os usuários se importam mais com as avaliações.
Tente se destacar do resto dos professores, leia os anúncios de quem oferece o mesmo que você e tente contribuir com algo diferente. Para isso, você pode começar a criar conteúdo online, como escrever em um blog ou gerenciar profissionalmente suas redes sociais.
Quais matérias são mais procuradas?
Dar uma disciplina que não está em alta demanda tem suas vantagens, certamente haverá poucos professores que a ensinam e, portanto, os poucos alunos que houver serão todos para você. Mas, essas são as disciplinas com mais alunos, caso você queira se orientar um pouco:
- Matemática: professores de reforço de matemática são especialmente procurados, em todos os níveis, desde o ensino fundamental até as carreiras universitárias. Para ser professor de matemática é preciso ter muita vocação e paciência.
- Inglês: a matéria mais requisitada, os professores de inglês são procurados para tudo, para passar na matéria na escola ou até aprender a falar e poder viajar. Os requisitos para ser professor de inglês não existem, mas o nível C1 é recomendado.
- Física e química: é uma das disciplinas mais complicadas e por isso há tantos alunos, embora o número de aulas de física ou química na universidade continue crescendo. Ser professor de física e química exige uma grande paixão pela ciência.
- Arte: é a matéria de lazer e tempo livre mais procurada. Há muitas pessoas de meia idade que querem aprender a se expressar artisticamente. É preciso saber dominar a técnica e acima de tudo inspirar os alunos.
- Biologia: outra disciplina de ciências em que muitos alunos precisam de reforço. Ser professor de biologia é uma saída profissional para muitos alunos antes de se tornarem pesquisadores.
- Espanhol: É a segunda língua mais exigida nas aulas particulares e uma das línguas mais faladas no mundo. Ser professor de espanhol é uma ótima ideia, pois há muitos alunos e poucos professores.
Preços de suas aulas e aspectos econômicos
Quanto cobrar por aulas particulares? Essa é a parte mais chata, formal e provavelmente a que mais gera dúvidas. A maioria dos professores são jovens e é o seu primeiro emprego e mesmo assim para os veteranos é uma atividade um pouco complicada.
É normal que não saibamos qual preço colocar em nossas aulas ou se devemos ou não declarar o que ganhamos. O mercado de aulas é confuso e muito disperso, por isso queremos te ajudar.
- Informe-se sobre os preços na sua área, faça uma pequena pesquisa como se fosse um estudante.
- Faça um trabalho de campo para saber o preço médio de uma aula da sua disciplina, consulte nossa tabela para ter mais facilidade.
- Não se esqueça de incluir o custo da preparação da aula e do deslocamento.
- Avalia o ritmo de aprendizado do aluno e o tempo que ele precisará para aprender.
- Avalie a formação que você precisou em sua vida. Se você investiu muito no aprendizado, é um valor acrescentado para sua aula.
- Se você quiser ganhar mais por suas aulas, ofereça algo único.
Talvez a dúvida mais frequente de todos os professores que começaram a dar aulas seja o que fazer com os benefícios. Deve ficar claro que toda atividade profissional deve ser declarada. Seja algo esporádico ou não. Se for empregado por conta alheia, pode fazê-lo através da declaração anual. Mas se sua única renda for as aulas particulares, você terá que se registrar como autônomo (MEI).
Qualidades de um bom professor particular
Todas as profissões exigem certas qualidades que são referência no dia a dia, mas normalmente ninguém tem todas. Queremos dar-lhe as 10 qualidades do professor particular perfeito. Isso não significa que você deve ter todas essas qualidades. Apenas lembre-se de que elas são desejáveis, e talvez você já tenha muitas delas:
- Responsável: cumpre as metas estabelecidas em comum com o aluno ou seus pais. Uma pessoa justa e que não exige o que nunca foi pedido. Nem deixa passar o que não foi bem feito.
- Flexível: sabe adaptar a aula e o que ensina a cada momento e necessidade. Não se fecha em métodos de ensino articulados e sabe mudar com os tempos.
- Observador: é capaz de detectar as falhas e dificuldades de seus alunos. A aula não deve ser unilateral, deixa o aluno se expressar e ouve ativamente.
- Mediador: em algumas ocasiões intercede em um conflito. Embora isso seja mais típico de professores em centros educacionais, esteja preparado para ir a tutoriais ou para mediar entre pais, alunos e responsáveis.
- Cooperativo: trabalhar ao lado dos alunos e não acima deles. É uma boa maneira de tirar o máximo proveito de uma aula e ganhar a confiança dos alunos. Sem perder a perspectiva do professor, tenta fazer com que o aluno o veja como uma mão amiga que o ajuda, não como mais uma obrigação.
- Inspirador: inspirar os alunos a querer aprender, inclusive fora da hora das aulas. Esse é o real objetivo, pois somente no horário de aula não há progresso. Procure deixar seu aluno curioso sobre o que está aprendendo, as aulas particulares podem ser mais prazerosas do que a sala de aula e você pode comentar coisas curiosas que o ajudem a aprender.
- Inovador: Um bom professor tem que estar completamente aberto a novas técnicas pedagógicas. É fundamental estar atento a questões como as novas tecnologias, pois você não sabe quando pode sair algo que facilite sua atividade. Além disso, outros professores provavelmente já utilizam essas novas ferramentas e você estará obsoleto.
- Eficaz: não importa o desafio que você enfrenta, você sempre tem uma maneira de resolvê-lo. Às vezes não precisa funcionar cem por cento, mas tem um jeito de tentar. É por isso que é tão importante ter tantos recursos e ferramentas.
- Empático: talvez seja a qualidade mais desejada em um professor particular. Ao dar aulas presenciais é normal estabelecer vínculos com o aluno, para isso é preciso ser empático. Existem recursos nesta lista que podemos não ter, mas ser empático é uma obrigação.
- Carismático: quando você está lidando com alguém pessoalmente, é importante ser gentil e natural. Muito do sucesso de uma aula particular está em ter um bom relacionamento com o aluno.
Como promover aulas particulares?
A forma de ensinar mudou muito nos últimos anos. Principalmente na forma como se relacionam professores e alunos. A forma como nos relacionamos é muito diferente e usamos as redes sociais em todos os aspectos da nossa vida.
A educação não é exceção. Da mesma forma que nos informamos e compramos passagens aéreas, escolhemos nossos professores particulares. Por isso é importante ter alguma notoriedade na internet.
Esteja ciente de que ser professor não pode se limitar a algumas horas de aula por semana. Há muitos que já se tornaram professores influenciadores. Dessa forma, os conteúdos extras encontrados na internet auxiliam os alunos a complementar as aulas de forma prazerosa.
Se você deseja criar seu próprio blog, saiba que:
- É o complemento perfeito para suas aulas
- Seja claro sobre o que você vai escrever
- Não fale sempre sobre os mesmos assuntos
- Qualidade antes da quantidade
- Seja constante
- Aprenda algumas noções de SEO
- Seja ativo nas redes sociais
Se você quer fazer a diferença e quer gerar seu conteúdo de vídeo. Damos algumas dicas para ser um professor youtuber:
- Consiga um kit básico: uma câmera, um microfone e um computador para editar serão suficientes.
- Planeje seus vídeos: não deixe muito espaço para improvisação.
- Cuide do conteúdo: não gere conteúdo por gerar, procure sempre contribuir com algo.
- Seja conciso: quanto mais você diga em menos tempo, melhor.
- Inspire e apaixone. Tente ser criativo e atrair seu público.
- Periodicidade: a consistência é a chave para o sucesso nas mídias sociais.
Como preparar uma aula
Seu conhecimento como professor é a coisa mais importante durante uma aula, mas não é a única coisa que importa. Por mais que tenhamos habilidades de improvisação, planejar uma aula é a chave para o sucesso.
Se não anteciparmos os eventos, deixamos muitas coisas fora de controle e podemos perder uma aula inteira devido a imprevistos, como dúvidas ou interrupções de alunos.
Estabeleça alguns objetivos. É importante encontrar um consenso com o aluno quanto ao objetivo a ser alcançado, para que você possa preparar tudo o que precisa antes de começar. Você também tem que ser um pouco flexível com esses objetivos se eles não forem alcançados.
Prepare os temas:
- Defina o tópico.
- Prepare uma pequena nuvem de ideias.
- Prepare perguntas para ver se tudo está sendo entendido.
- Organize seus alunos de antemão com cartões breves do que você vai aprender.
- Preparar exemplos para fortalecer o conhecimento.
- Prepare fotos e diagramas para fornecer suporte visual.
Considere os recursos disponíveis:
- Perguntas.
- Interrupções que tornam as aulas agradáveis.
- Use o humor.
- Calcule os tempos.
- Prepare o ambiente.
- Preparar o material didático
Como motivar os alunos
Assim que começarmos a dar aulas, o mais importante é manter um bom relacionamento com seu aluno. Os melhores resultados de uma aula vêm de um aluno motivado e feliz com a matéria.
É tão importante quanto difícil sentir paixão por uma matéria. Isso é fácil se somos professores para adultos, pois eles optaram por aprender novamente, mas é muito complicado com crianças com dificuldades. Aqui estão algumas dicas para manter seus alunos motivados:
- Estimule o interesse deles. A melhor maneira de fazer isso é relacionando o conteúdo com seus hobbies e gostos. É por isso que a comunicação é importante e saber quais são seus referentes.
- Aproveite a proximidade de uma aula particular para ser mais empático e ganhar sua confiança.
- Aplique técnicas pedagógicas inovadoras, como atividades divertidas ou jogos.
- Ensine os benefícios de estudar. Mais além de só aprovar na matéria, ensine seu aluno a perceber que aprender é algo que o enriquece em todos os sentidos.
- Recompense os esforços e dê um feedback positivo. Também é importante avisar ao seu aluno quando ele estiver errado, mas não se esqueça nunca de dizer as coisas boas, isso pode ser muito produtivo.