• Como colocar as aulas particulares no c...

Como colocar as aulas particulares no currículo

Uma das dúvidas principais dos professores particulares é como colocar a experiência de tantos anos no currículo. Como é uma atividade que é entre dois indivíduos, muitas pessoas pensam que é complicado, mas é bem simples.

Publique um anúncio como professor particular, é grátis!

Muitos jovens e estudantes combinam a atividade de professor com os estudos e, quando terminam a licenciatura, começam a procurar um emprego que ocupe todo o seu tempo. Ter sido professor é uma experiência muito valiosa.

Um professor particular tem muitas habilidades que têm a ver com dedicação, paciência, perseverança e profissionalismo, que são muito valiosas para um trabalho, por isso muitos se perguntam como refletir isso em seu currículo.

Em que seção coloco?

Antes de escrever e enviar um CV, a primeira coisa que precisamos saber é onde colocar as aulas particulares no currículo. Isso sempre vai na seção de experiência de trabalho. Depende de como a estruturamos, podemos adicioná-la à parte das experiências que têm a ver com a nossa formação ou que não têm nada a ver com isso.

Sendo uma atividade que em muitos casos é realizada sem contrato formal, podemos agrupá-la em atividades que tenham as mesmas características. Há muitos jovens que exercem atividades específicas sem carteira assinada e que acreditam que por isso não devem colocar no currículo, qualquer coisa que o defina como trabalhador ou pessoa é importante.

Como dar aula online? Um guia para professores particulares
As aulas online estão em franca expansão. Cada vez mais pessoas estão se apaixonando pelo formato virtual e mais de uma decidiu se...

As aulas particulares vão para a seção de experiência de trabalho como qualquer outro trabalho.

O lugar que esta atividade ocupa depende da importância que você dá a ela. Se você acha que foi algo secundário, tente criar uma seção para essa atividade e outras menos importantes.

Mas há professores cuja atividade principal durante muito tempo tem sido as aulas particulares. Nesse caso, destaque-o e tente comprovar seus anos de experiência com o máximo de informações possível.

Como posso provar que fui professor particular?

As aulas particulares geralmente são uma experiência entre duas pessoas que é difícil de provar. Normalmente não existe um contrato e não podemos dar o número de telefone de todos eles a todas as empresas que nos queiram contratar.

  1. Link para site pessoal: uma boa ideia como professores é criar um site ou blog onde geramos conteúdo sobre educação. Podemos adicionar nossas experiências, as matérias que ministramos, os métodos que aplicamos e que nos anunciamos como professores. Isso nos ajudará a provar que fomos professores em nosso currículo, pois é uma espécie de diário profissional.
  2. Link para o nosso perfil: uma das vantagens de usar plataformas de aulas particulares é que você pode comprovar posteriormente que foi professor. Você pode adicionar um link no seu CV ao seu perfil, onde diz desde quando você é professor e pode indicar uma descrição detalhada da sua atividade. É por isso que é muito importante escrever um bom anúncio. Esses tipos de plataformas agregam seriedade e profissionalismo.
  3. Opiniões e avaliações dos alunos: este é o mais útil, podendo somar as opiniões dos alunos que você teve. Uma maneira de garantir a veracidade de seus alunos é adicionar as classificações à suasaulasparticulares.com.br.

Você dá aulas particulares? Veja as regras de publicação no blog de Suasaulas
Escrever artigos sobre o miniblog educacional de Suasaulasparticulares é a chave para se dar a conhecer. Quanto mais artigos escre...

Tem uma coisa que você tem que ter muito claro, você tem que ser sempre sincero ao credenciar aulas particulares. Em um currículo você sempre tem que ser, mas mais ainda quando é algo complicado de provar. Você não pode dizer que ensinou muitos alunos por muito tempo se não o fez, pois quem lê seu currículo pode pensar que é mentira. Você tem que ser o mais honesto possível.

Habilidades desenvolvidas

Há algo muito mais importante do que colocar no currículo que você é professor particular há algum tempo: apontar que tipo de habilidades você desenvolveu durante esse período. Estas podem ser técnicas, como aprender a usar plataformas online, comportamentais ou específicas em relação ao conteúdo que você ensina.

Hoje em dia os CVs em que você só coloca a vaga e a empresa não são mais utilizados, agora vale a pena detalhar cada um deles com pelo menos uma frase. Outros decidem ir muito mais longe e dão uma lista.

Esta é uma série de recursos que geralmente credenciam que você deu aulas particulares:

  • Que você tenha uma sólida formação acadêmica
  • Que você possa trabalhar com o público, principalmente os jovens
  • Capacidade de pesquisa de materiais e recursos educativos
  • Capacidade de planejamento
  • Disciplina
  • Habilidades de comunicação com pais, parentes e outros professores
  • Capacidade de personalizar o conteúdo educacional
  • Experiência no atendimento de necessidades específicas em uma situação complicada
  • Resolução de problemas e conflito
  • Capacidade de empatia e motivação dos alunos

Alunos que buscam profe

E com grande certeza haverá muito mais coisas que você pode fazer e provar. Esse tipo de coisa é o que mais chama a atenção em um currículo e provavelmente se você for selecionado será a primeira coisa que te perguntarão.

Não coloque dados para preencher ou habilidades que você não pode estender um pouco mais tarde. Eles sempre perguntarão como você conseguiu esses tipos de recursos e você terá que contar experiências e anedotas que forneçam a verdade.

O valor de um professor particular

Sem dúvida, um professor particular que é capaz de credenciar sua experiência e que depois demonstra as habilidades que adquiriu em seu trabalho é uma das coisas mais valiosas que uma empresa pode ter.

Seja qual for o setor, muitas vezes as empresas que exigem engenheiros, tradutores ou linguistas valorizam muito esse tipo de experiência. Isso significa que enquanto eles estudam, eles ensinam o assunto para outras pessoas e isso é um sinal de que sua formação tem sido mais sólida e forte.

Comece a dar aulas particulares

Um profissional que deu aulas na sua área é muito valioso porque significa que ele domina tanto a sua área que se atreve a ensiná-la a outro. E mesmo que seja apenas uma matéria que faz parte da licenciatura, mostra muito mais do que alguém que nunca foi professor.