Encontrar novos alunos é um dos principais desafios para trabalhar como professor particular. A forma tradicional de obtê-los sempre foi por recomendações ou por meio de anúncios para dar aulas particulares. Isso só permitia que quem tinha contatos fosse professor particular, agora, graças a algumas plataformas da internet, ser professor é muito mais acessível.
A maioria dos professores busca seus alunos na internet, por meio de anúncios. Você tem que saber onde anunciar-se como professor particular. Diante de tanta concorrência, é preciso ter noções básicas de marketing para professores e tentar ser um pouco mais profissional para gerar mais confiança.
A principal ação quando se trata de se anunciar como professor é que você tem que escolher uma plataforma para dar aulas particulares, se cadastrar e criar um perfil para anunciar para conseguir alunos para aulas particulares.
Como fazer um anúncio para dar aulas particulares? Cada anúncio é e deve ser diferente, mas há uma série de orientações ou aspectos que você deve levar em conta se quiser trabalhar como professor.
A quem pode interessar?
Você tem que definir bem o tipo de aluno que procura. As disciplinas que você ensina e em que níveis. Quanto mais específico você for, menor será o número de alunos que poderá alcançar, mas será mais eficaz.
Por exemplo, se você é professor de inglês, não é o mesmo dizer que dá aulas para todos os tipos de alunos que querem aprender inglês, do que dizer que dá aulas apenas para quem quer aprender inglês para trabalhar no exterior . Se você não quer fechar portas, pode dizer que ensina todos os tipos de alunos, mas que se especializa no que mais te motiva.
"Dou aulas de reforço para o ensino fundamental, médio e preparatório para exames B1 e B2. Também dou aulas de conversação em inglês e usos práticos."
Quais problemas você resolve?
Não é necessário dar aulas particulares de reforço para resolver um problema. Se um aluno quer aprender a tocar guitarra e você vai ensiná-lo, você também está resolvendo. Em seu anúncio, você deve refletir o que você é capaz de fazer e como vai conseguir.
Por exemplo, se você é um professor de guitarra, você deve especificar que tipo de guitarra você usa, quais estilos você domina e como você vai ensinar seu aluno. Tente refletir o que o torna especial, por que seu método é melhor ou por que é simplesmente bom. É a chave para encontrar os alunos.
"Sou um guitarrista profissional com larga experiência em Jazz e Blues. Tenho um domínio perfeito de guitarra acústica e elétrica. Meus cursos começam do zero, incluem teoria musical e diferentes técnicas (palhetas, dedos, dedilhado...)".
Já pensou nas palavras?
Talvez esta seja uma das chaves para saber escrever um anúncio para aulas particulares. Felizmente ou infelizmente, se escrevemos na internet, não devemos escrever apenas para pessoas, mas também para "robôs".
SEO é o que nos permite posicionar bem nosso anúncio quando alguém nos procura na internet. Então, se incluirmos no texto aquelas palavras que achamos que os alunos vão procurar, teremos mais possibilidades de serem encontradas.
Além disso, não podemos esquecer a naturalidade na hora de escrever. Não podemos inserir as palavras-chave de forma que pareça forçada. Devemos também encontrar algo que chame a atenção das pessoas. Encontrar o equilíbrio na hora de escrever seu anúncio é o grande desafio.
"Dou aulas de matemática em São Paulo. Posso ensinar ao ensino fundamental e médio, e aulas intensivas para passar no vestibular".
Qual a extensão do seu anúncio?
Se dermos uma olhada em todos os anúncios que existem para professores particulares, podemos encontrar dois extremos. Aqueles que são muito curtos e em uma frase tentam resumir tudo e aqueles que se estendem em um texto enorme.
Nenhuma das duas fórmulas é ideal. Embora seja verdade que você deve ser conciso, você também deve fornecer todas as informações necessárias, se bem que, se você der muito, o aluno pode se perder.
Neste trabalho para professores, é melhor cometer o erro de colocar muita informação do que colocar muito pouca, contanto que separamos e estruturamos bem o texto. Quem procura um professor quer saber como somos, nossa experiência, nossa atitude... E isso é difícil resumir em um único parágrafo.
Mas, se formos capazes de resumi-lo, será muito melhor. É uma tarefa difícil e às vezes exige muita criatividade, por isso é melhor você tomar seu tempo e estruturar bem todas as informações do seu anúncio.
Está muito ambíguo?
Em complemento à pergunta anterior, o que sempre devemos fazer é evitar ambiguidade. Não podemos permitir que nosso aluno se perca em um interminável anúncio cheio de recheio que não diz nada.
"Eu dou aulas de matemática para crianças do ensino fundamental. Ajudo com problemas de concentração e compreensão de exercícios e problemas."
Você está sendo breve, básico e brilhante?
Os três Bs são a base dos publicitários. De alguma forma, você precisa ser capaz de transferir isso ao seu anúncio de aulas particulares se quiser que os alunos se interessem. Você tem que ser o mais breve possível, sempre colocar o básico e tentar ser brilhante.
É muito importante que você encontre o equilíbrio básico entre criatividade e seriedade. Lembre-se de que uma das chaves para conseguir alunos é criar confiança em quem vê seu perfil.
Qual é a sua essência?
Isso é algo que você precisa ter claro sobre como ser um professor particular. O que você pode oferecer que outros não podem? Cada pessoa tem uma personalidade, o mesmo acontece com um professor. Cada professor tem uma forma diferente de ensinar. Tente refletir a essência de suas aulas em seu anúncio.
"Tenho mais de 5 anos de experiência em aulas particulares. Há um tempo atrás aprendi a tocar violão graças a um professor particular que me inspirou, me incentivou e me ajudou quando comecei a montar minha própria banda. Agora estou animado porque acho que posso transmitir aos meus alunos a mesma coisa que ele me transmitiu".
Isso é difícil, além disso, a personalidade de cada pessoa vai mudando. Mas esse exercício é necessário para gerar empatia e que a relação entre professor e aluno seja mais do que apenas uma ajuda para passar em uma prova.
Estudantes que buscam profesor
Dicas para atrair alunos com seu anúncio
Para finalizar, contamos o segredo para conseguir alunos mais rápido do que qualquer outra pessoa. Embora seja verdade que a atratividade do seu anúncio conta, sempre há algumas ações extras que você pode realizar para dar mais impulso. Como:
- Verifique seu perfil. Você sabia que mais de 90% dos alunos confiam primeiro em professores verificados? Quem tem perfil verificado tem o selo de profissionalismo e é isso que faz com que muitas pessoas prefiram entrar em contato com eles. Além disso, como professor verificado, você mesmo obterá muitas vantagens que o ajudarão a encontrar mais alunos.
- Consiga avaliações dos alunos. Outra maneira de ganhar alunos é pedir feedback a seus ex-alunos ou pessoas de confiança. Eles vão te valorizar, vão te avaliar e isso vai te dar muito mais credibilidade. Peça aos seus amigos para fazer uma avaliação!
- Compartilhe seu anúncio na internet. O último ingrediente para ter sucesso no mundo das aulas particulares é divulgar seu anúncio. Simples, certo? Mas não o subestime. No final, se seu anúncio for compartilhado, você alcançará muitas pessoas.