Aulas de matemática: tudo o que você precisa saber sobre

As aulas de matemática são cruciais para o desenvolvimento intelectual das crianças, pois as ajudam a desenvolver sua lógica, tornam-se mais críticas e resolvem problemas complexos. Além disso, eles são necessários para lidar com sucesso com situações cotidianas, tanto que sem nos darmos conta, estamos sempre somando, subtraindo, multiplicando e dividindo mentalmente.

Eles são muito importantes como base para a vida porque ensinam as crianças a serem práticas, a seguir procedimentos para chegar a um resultado e a confiar nos números como uma base imóvel sobre a qual eles podem ter certeza da exatidão.

É por estas razões que a matemática é considerada: "a rainha das ciências" e, juntamente com a língua principal do país em questão, é ensinada durante todo o ensino básico e reforçada durante toda a etapa do estudante até a graduação na universidade.

Como resolver raízes quadradas? Veja exemplos e exercícios
Calcular uma raiz quadrada significa encontrar o número que multiplicado por ele mesmo, ou seja, ao quadrado, nos dá o número orig...

O que é matemática?

Segundo a Economipedia, assim como o Dicionário da Real Academia Espanhola (DRAE), a matemática é definida como uma ciência formal que estuda a relação entre números, sinais, figuras e outras entidades ou elementos abstratos. É uma ferramenta eficaz que nos ajuda a compreender o projeto do universo, resolvendo problemas cotidianos ou acadêmicos.

Por sua vez, René Descartes os conceituou de forma um pouco mais poética, afirmando que são: "A ciência da ordem e da medida, de belas correntes de raciocínio, todas simples e fáceis", Galileo Galilei, assimilou-os de forma semelhante, mencionando que são: "o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo e a linguagem da natureza".

Albert Einstein, o mais famoso e ilustre gênio da história fez o mesmo quando disse que: "A matemática pura é, à sua maneira, a poesia das idéias lógicas", outros autores como Charles S. Peirce, afirmaram que: "Eles são o estudo da verdade de situações hipotéticas", e Richard P. Feynman, expressou que "eles são a busca de padrões".

Segue a classificação da matemática:

  • Matemática pura: O estudo da matemática, sem uma aplicação em outra disciplina complementar. Seu desenvolvimento é abstrato, e poderia mais tarde ser útil para algum campo do conhecimento.
  • Matemática aplicada: Unifica os conhecimentos numéricos, métodos ou ferramentas que são aplicados em outras disciplinas, como engenharia, administração e medicina.

E possui os seguintes ramos:

  • Aritmética: Operações que podem ser realizadas com números, por exemplo, as operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão).
  • Álgebra: Operações que combinam números e letras, também conhecidas como incógnitas. Existem diferentes tipos de álgebra, tais como álgebra elementar, linear ou abstrata.
  • Geometria: A disciplina que estuda figuras em um plano ou em um ambiente tridimensional.

A matemática aplicada na rotina diária

Os conceitos básicos que aprendemos nas aulas de matemática nos acompanham ao longo de nossas vidas e os usamos tão freqüentemente e tão naturalmente que muitas vezes não temos conhecimento deles, por exemplo:

Números e quantidades: se estamos narrando algo onde queremos dar detalhes como dizer que duas pessoas estavam lá, indicando quantas fatias de pizza queremos comer ou que horas são, os números estão sempre presentes, o sistema decimal é a base das aulas de matemática e eles são uma das primeiras coisas que as crianças aprendem, junto com as vogais.

  • Probabilidade e estatísticas: Quando olhamos para o céu e ele está nublado, sabemos que há uma grande chance de chuva, da mesma forma quando desfrutamos de uma partida esportiva, rolando um dado para descobrir quantas praças avançaremos no quadro turístico e muitas outras situações cotidianas são definidas por probabilidade e estatísticas. Tal conhecimento oferece ferramentas que nos permitem chegar a deduções não tão óbvias como: tomar melhores decisões, ser cidadãos informados e até mesmo ser consumidores inteligentes graças ao professor de matemática.
  • Formas e figuras: Desde o jardim de infância, as crianças aprendem a distinguir diferentes formas e a relacioná-las com diferentes objetos, por exemplo, um círculo à lua, um quadrado a um sanduíche, um retângulo a uma caixa, etc. Entretanto, a geometria como parte da matemática tem infinitas aplicações úteis que são posteriormente descobertas e incorporadas ao conhecimento que adquirimos.
  • Ângulos: Embora nem sempre os identifiquemos, os aplicamos constantemente simplesmente movendo-nos, atirando uma bola quando jogamos basquete, andando em linha reta ou fazendo uma curva. Alguns autores ressaltam que o conhecimento em si não é importante até que adquira uma função na vida cotidiana, razão pela qual podemos afirmar que sem a matemática o mundo como o conhecemos não poderia funcionar, ele é indispensável em um grande número de contextos, não apenas na escola.

A história da matemática

Todas as grandes descobertas têm a matemática como protagonista. Os grandes pensadores adoraram e colocaram-na no centro de tudo. Sendo intuitiva, sua origem é tão antiga quanto o próprio homem e sua evolução está ligada ao progresso da humanidade.

Os primeiros humanos os usavam para criar potes de argila e também quando racionavam suas porções de alimentos para sobreviver ao longo inverno. Além disso, sabemos que eles usaram seus dedos para contar, já que os sistemas de números mais antigos são baseados em cinco e dez.

Em 3.000 a.C., os egípcios tinham dominado o conhecimento matemático e sabemos disso por meio de suas majestosas pirâmides, sua cultura avançada, sua organização demográfica e a forma como se expandiram para outras regiões e adquiriram escravos. O mesmo aconteceu na Mesopotâmia e na Babilônia.

De acordo com a Enciclopédia Numérica online, os egípcios usaram os seguintes símbolos para escrever números:

A aplicação da matemática, não só impactou a construção, mas também o desenvolvimento de armas; elas também se destacaram nos campos da astronomia, navegação, engenharia, contabilidade, tributação e outros campos práticos.

Foi somente no século I na Grécia que os primeiros matemáticos começaram a surgir, e com eles os engenheiros, astrônomos e exploradores das civilizações anteriores. Naquela época, a matemática era considerada um complemento da filosofia, eclipsando ambos os campos do conhecimento, as melhores mentes da época, como por exemplo:

  • Thales of Miletus (624 - 546 BC).
  • Anaximandro de Miletus (610 - 545 a.C.)
  • Heraclito de Éfeso (540 - 480 a.C.)
  • Pitágoras (569 - 475 a.C.)
  • Sócrates (470 - 399 a.C.)
  • Platão (427 - 347 a.C.)
  • Aristóteles (384 - 322 a.C.)

Este século também assistiu ao surgimento dos sofistas, um grupo de educadores que ia de cidade em cidade instruindo as crianças dos membros mais proeminentes das comunidades, e seu método de estudo foi a discussão.

Os termos matemáticos como os conhecemos hoje se desenvolveram a partir daquela época: aritmética, álgebra, geometria, cálculo e lógica.

Ao longo dos séculos na história, podemos detectar a influência das ciências exatas para as grandes descobertas que facilitam nossas vidas e das quais deriva um grande número de produtos, sem os quais não conseguiríamos viver hoje.

Por exemplo, se estudarmos a origem da computação, perceberíamos que os computadores e tudo que os acompanhava foram criados por pessoas que procuravam uma maneira mais simples de resolver operações numéricas; por exemplo, Blaise Pascal, um matemático, físico, filósofo e teólogo, que com sua máquina de adição se tornou um dos pais dos computadores, junto com Charles Babbage.

Encontre seu professor ideal

Alguns dos grandes matemáticos da história

Aqui está uma lista de algumas das grandes mentes que contribuíram para melhorar o mundo com suas descobertas matemáticas:

  1. Euclides: Ele nasceu por volta de 325 a.C. em Alexandria. Ele é o "pai da geometria"; sua obra Elementos é um dos tratados mais importantes sobre o assunto.
  2. Pierre de Fermat: Fundador moderno da teoria dos números, colaborou com René Descartes e Blaise Pascal, com quem desenvolveu a teoria das probabilidades sobre fenômenos aleatórios que não podem ser determinados.
  3. Bernhard Riemman: Ele forneceu uma nova visão dos objetos matemáticos, influenciou Albert Einstein e sua teoria da relatividade. Suas obras são uma grande contribuição para a humanidade, embora a maioria delas tenham sido póstumas.
  4. Alan Turing: Durante a Segunda Guerra Mundial ele trabalhou para o governo da Grã-Bretanha, conseguiu decifrar os códigos alemães e é um dos grandes pioneiros da computação.
  5. Bernhard Riemann: Ele é dono de vários teoremas que ele nomeou com seu nome, o mais famoso é a Hipótese Riemann, um problema sobre a distribuição de números primos, sua hipótese não foi comprovada, porém, o assunto excita a comunidade científica que não descarta a possibilidade de alcançá-la logo.
  6. Carl Friedrich Gauss: Aos 24 anos de idade, ele introduziu a constante gravitacional gaussiana, tornando-se um dos gênios matemáticos da história. Ele foi o primeiro a provar o teorema fundamental da álgebra (que toda expressão algébrica de grau maior que zero tem uma raiz), que havia sido tentado sem sucesso por muitos anos.
  7. Leonhard Euler: Introduziu a notação matemática e o conceito de função. Além disso, ele resolveu o problema das Sete Pontes de Koenigsberg, onde os habitantes tinham a intenção de atravessar a cidade inteira por essas estradas. Ele provou com sucesso vários teoremas e fez importantes pesquisas em cálculo, topologia e teoria dos números.

Embora a lista pudesse ser interminável, quisemos citar alguns dos principais nomes que se destacaram principalmente no campo da matemática, e não em outras ciências relacionadas, tais como física e química.

Técnicas que os professores utilizam para ensinar matemática

Tanto os professores da escola quanto os professores particulares de matemática devem fazer com que seja uma prioridade levar o assunto aos alunos que se sentem intimidados pelos números e não se consideram capazes de dominá-los.

É por isso que alguns estão procurando novas técnicas de ensino como aprender matemática brincando que interessarão aos alunos e lhes facilitarão a aprendizagem, por exemplo:

Não esperando respostas instantâneas

Ao fazer um exercício, o estudante deve ter tempo suficiente para raciocinar o problema e chegar ao resultado, para que todos possam tentar resolvê-lo e sua confiança aumentará quando perceberem que o resolveram corretamente ou que estão próximos da resposta.

Errando o exercício

Em tópicos que já foram abordados em sala de aula e estão apenas sendo reforçados, os professores podem acertar o procedimento e obter a resposta errada, esperando que alguém identifique o erro e aprenda que qualquer um é capaz de cometer um erro e deve sempre verificar as respostas.

Aplicar diferentes métodos de estudo

Nem todos os alunos aprendem com palavras ou exercícios; alguns precisam de material audiovisual, canções, filmes, exercícios, histórias e uma série de alternativas que os farão sentir-se valorizados nas aulas e os aproximarão do conhecimento.

Exemplos práticos e engraçados

Todos nós aplicamos a matemática mesmo sem nos darmos conta. É aconselhável contar aos estudantes todas as aplicações práticas que eles podem ter, mesmo sendo hilário sobre os exemplos, pois é mais provável que eles se lembrem de algo que eles acharam muito engraçado e assim também retenham a explicação do problema matemático.

Sites para aprender matemática online

É um fato que a matéria mais difícil de aprender na escola é matemática; isto porque ela tem sua própria linguagem com numerosos conceitos para memorizar e entender ou simplesmente porque muitas crianças acreditam que teriam que ser gênios para se sobressair no assunto e este não é o caso; como dissemos, os números são uma parte vital da vida em sociedade e todos nós usamos operações em maior ou menor grau.

Felizmente, para poder se sair bem no assunto, basta ir ao Google ou ao mecanismo de busca de sua escolha e digitar: aulas particulares de matemática, então aparecerão portais diferentes onde você poderá encontrar uma grande variedade de professores particulares dispostos a dar aulas em casa ou online.

Os custos são muito acessíveis, ao contrário do que se pagaria para se matricular em uma academia privada e fazer um curso com outros estudantes e não tão focado nas necessidades particulares de cada estudante.

Em nossa página Suasaulas você pode encontrar excelentes profissionais de todas as áreas, entre eles professores particulares de matemática que ajudam a revisar o conteúdo que você precisa para reforçar e resolver suas dúvidas de uma maneira muito clara e de acordo com sua maneira de aprender.

É muito útil para crianças, adolescentes, adultos e qualquer pessoa que queira dominar algo novo ou especializado naquilo que já sabe, como já mencionamos, é muito personalizado, pois é uma aula onde só há o aluno e o professor.

Outras plataformas online onde você pode aprender matemática através de cursos são:

  • Coursera
  • Udemy
  • Learn.org
  • edX
  • Academia Khan
  • Platzi

Dependendo do país onde você vive, você pode encontrar plataformas governamentais com centenas de cursos online gratuitos para que você possa se aprofundar em um assunto como o aprendizado da matemática, no entanto, eles geralmente são bastante longos, portanto você precisa de várias horas de disponibilidade por semana e por alguns meses; além disso, você terá que pagar uma taxa de recuperação se quiser obter uma certificação validada pela instituição que ministrou o curso.

Demora para fazer cálculo mentalmente? Dicas para exercitar seu cérebro matemático
Quer queiramos ou não, a matemática faz parte de nossas vidas e você provavelmente teve que fazer algum cálculo mental todos os di...

Encontre seu professor de matemática ideal

Se você está procurando professores particulares para seus filhos menores de 10 anos ou adolescentes, ou se você está procurando aulas para estudantes universitários ou profissionais, você pode entrar em nossa plataforma Suasaulasparticulares e encontre o professor que melhor se adapte ao que você está procurando.

Aqui estão algumas recomendações para encontrar o professor ideal:

1. Especialização. Tem anos de experiência trabalhando com crianças? É professor em uma instituição de prestígio? O que se destaca em seu perfil? Todos colocam uma descrição de sua área de especialização, por exemplo:

  • Cálculo, Trigonometria, Álgebra e Cálculo Vetorial.
  • Físico universitário para ensinar matemática até o nível do ensino médio
  • O professor de Matemática oferece aulas particulares para crianças do ensino fundamental.

Tente escolher a que melhor se adapta à sua busca e entre em contato com ele o mais rápido possível para não perder tempo.

2. Como será a aula? Você quer ter aulas presenciais ou prefere fazer online? Se às vezes você quiser alternar entre os dois, escolha um professor que tenha as duas opções.

3. Verificação. Esta é uma boa medida de segurança se você estiver considerando a mensalidade em casa.

4. Aulas gratuitas. Alguns professores de matemática oferecem a primeira aula gratuitamente, para que você possa concordar sobre o objetivo que deseja alcançar, quanto tempo tem que alcançá-lo, quantas aulas vai ter, que dias, em que horários e outras informações relevantes para aprender e ensinar.

5. Orçamento. Há professores para todos os orçamentos, tente escolher um com um orçamento que você possa pagar sem problemas pelo tempo necessário, com a intenção de não abandonar seus estudos devido à falta de capital.

É importante mencionar que não são exatamente os que cobram mais que são melhores, às vezes tem a ver apenas com a confiança que possuem, sua estratégia de vendas, etc. Alguns professores de matemática também podem perseguir um propósito altruísta cobrando pouco e tendo uma experiência deslumbrante.

6. Feedback. Vários professores têm resenhas de alunos que tiveram aulas com eles e deliraram sobre seu trabalho, portanto tente ler as resenhas e levá-las em consideração antes de decidir. É claro que há sempre novos professores esperando para dar o melhor a seu primeiro aluno.

7. Caráter e forma de ensinar. Você provavelmente passará várias horas por dia ou semana com o instrutor, portanto é importante concordar com a maneira como ele ensina a matéria, já que a matemática não é tão divertida quanto outras matérias. Por isso, essa maneira com a qual ele ensina a matéria pode ser decisiva.

Use a primeira aula gratuita para medir este fator também. Em crianças é mais relevante que em adultos porque às vezes é difícil para eles prestar atenção e especialmente se estiver online.

Não há mais desculpas! Use as aplicações tecnológicas que você tem em mãos para parar de sofrer por esse assunto, obter reforço em matemática e reforçar o que você aprendeu nas aulas durante as férias ou antes de um exame importante, nossos professores particulares o guiarão ao máximo para que você possa entender o que você não pôde alcançar até agora.

Fonte bibliográfica

  • A importância da Matemática na Primeira Infância - Escola Las Vocales
  • Matemática - O que é matemática, definição e conceito | 2022 | Economipedia
  • O que é Matemática? Conceito e importância - Todos os assuntos
  • História da Matemática |
  • Breve história da filosofia grega
  • Estas são as melhores plataformas de cursos online
  • https://www.buscabiografias.com/biografia/verDetalle/31/25%20Grandes%20genios%20de%20la%20historia