Quer queiramos ou não, a matemática faz parte de nossas vidas e você provavelmente teve que fazer algum cálculo mental todos os dias. É por isso que as aulas de matemática nunca foram uma opção, mas uma necessidade. O mundo gira em torno dos números e, se você quiser abrir caminho para melhores oportunidades, é essencial um domínio básico da matemática.
O mais importante para começar a praticar matemática é entender que os números são essenciais para realizar nossas atividades diárias, tais como pagar contas, faturar nossos serviços, fazer compras, pedir dinheiro emprestado ao banco, para citar alguns. Se você ou seus filhos têm dificuldades em fazer cálculo mental, você está no lugar certo, pois compartilharemos com você a solução que você não sabia que precisava.
O que fortalece o cálculo mental?
No início de nossa vida escolar, começamos a desenvolver diferentes habilidades e habilidades com números através de aulas de matemática, sendo a habilidade de calcular mentalmente a mais importante. Esta ferramenta matemática promove uma mente saudável e a execução de cálculos matemáticos rápidos. Entre os benefícios de calcular mentalmente, estão:
- Aquisição e compreensão do sentido numérico.
- Versatilidade e independência de procedimentos.
- Capacidade de decidir e escolher.
- Aumenta a capacidade de concentração.
Durante as aulas de matemática e até mesmo das aulas de ciências, os professores de matemática fornecem numerosas técnicas e estratégias a fim de dar a você ou a seus filhos uma grande variedade de ferramentas para operar números. O cálculo mental fortalece o cérebro para reter informações e ajudar a recuperar a memória de forma eficaz.
Quais são os benefícios da aritmética mental para o desenvolvimento dos sentidos numéricos?
Agora, vamos falar sobre os benefícios de fazer cálculo mentalmente para o desenvolvimento do sentido numérico, mas você sabe o que é o sentido numérico? Como é um conceito relativamente recente que está ganhando cada vez mais seguidores entre a comunidade educacional, existem diferentes definições, mas todas elas convergem no sentido de que é um conjunto de habilidades que permite trabalhar com números, especialmente para crianças, e são:
- Compreender as quantidades.
- Deduzir a ordem dos números (1º, 2º, 3º, etc.).
- Compreender conceitos como "mais" e "menos", ou "maior" e "menor".
- Assimilate símbolos que representam quantidades (9 = nove).
- Compare números (18 é maior que 13, e 5 é metade de 10).
- Reconhecer as relações entre elementos e grupos de elementos (8 é um grupo de oito coisas).
É claro que, na medida em que calcular mentalmente for colocada em prática através de aulas de matemática, o desenvolvimento destas habilidades será uma ou outra. Ou seja, para uma correta assimilação do sentido numérico, será mais fácil de adquirir desde que os exercícios de cálculo matemático sejam realizados com freqüência. Esta é uma das maneiras para aprender matemática brincando. Caso contrário, isso poderia afetar o desempenho escolar ou a vida diária das crianças.
No entanto, não há necessidade de se alarmar, pois para atingir este objetivo, trazemos até você alguns hacks e recomendações como reforço escolar para testar a agilidade de sua mente e a de seus filhos.
Truques para fazer cálculo mentalmente
Aqui estão alguns truques para impulsionar os cálculos matemáticos:
- Adicionar e subtrair da esquerda para a direita: embora possa parecer estranho, é mais fácil fazer o contrário. Por exemplo, se tivermos que adicionar 36 + 13, é melhor adicionar 30 + 10 = 40 e depois 6 + 3 = 9. Adicionamos 40 + 9 = 49 para encontrar o resultado.
- Mova o ponto para calcular as porcentagens. Imagine que você está em um restaurante e a conta é de 560,89 pesos e você quer deixar uma gorjeta de 15% ou 10%. Como você faz isso? Primeiro calcule 10% movendo o ponto (56,08 pesos). Agora, se você quiser calcular os 15%, acrescente metade dos 10%, ou seja, 56,08 + 56,08/2, o que nos dá 84,12 pesos.
- Lembre-se dos velhos truques de multiplicação da escola: por exemplo, cada número multiplicado por 5 termina em 5 ou 0. A multiplicação por 15 é dez vezes o número mais metade do resultado anterior (3 x 15 = 3 x 10 + 30/2 = 45). Multiplicar por 13 é o mesmo que multiplicar por 10 e adicionar três vezes o mesmo número (6 x 13 = 6 x 10 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 = 65).
Embora estes atalhos possam facilitar o aprender matemática, vale a pena lembrar que para alcançar o desenvolvimento ideal destas habilidades, a melhor opção é ir a profissionais e fazer aulas particulares de matemática que, além de servir como reforço escolar para seus filhos, você também pode levá-los para fortalecer consideravelmente sua mente.
Professores particulares de matemática e onde encontrá-los
Felizmente para todos aqueles que têm esta dificuldade, existem plataformas digitais como o TusClases onde você encontrará um extenso diretório de professores de matemática dispostos a ajudá-lo com este problema, seja através de aulas particulares ou aulas online.
Sugerimos que você visite o site Tusclases, já que muitos de nossos professores de ciências ou reforço de matemática oferecem uma aula experimental gratuita. Desta forma, você pode ter certeza de qual tipo de professor se adapta melhor a você e ao seu estilo de vida ou ao de seus filhos. Não perca a oportunidade de dominar de uma vez por todas como calcular mentalmente e tornar seu dia-a-dia mais fácil.