• Quando usar will e going to? Este post ...

Quando usar Will e Going to? Explicamos com exemplos das aulas de inglês

A dúvida sobre quando usar Will e Going to é muito comum entre as pessoas que querem aprender inglês como segunda língua.

Aulas de inglês

Quando usar Will

A primeira coisa que você precisa saber é que Will é um auxiliar, também conhecido como verbo modal. Isso significa que o usamos para criar uma forma do verbo, neste caso, o futuro.

Nota: Will sempre será acompanhado de um verbo em sua forma base para formar o futuro. Caso contrário, will se torna um substantivo e significa vontade. Exemplo:

  • I will help you (Futuro)
  • He represented the will of the people (Substantivo)

Agora vamos continuar com relação a quando usar will. Já sabemos que o usamos para construir o futuro, mas, como expliquei para você, nas publicações sobre o presente simples e o passado simples, é muito importante saber o que podemos expressar ao usar essa forma verbal.

Aí vem o primeiro dos mitos: "O will só serve para expressar um futuro distante". Esqueça isso. Infelizmente ouvi dizer que em muitas aulas de inglês é isso que se ensina, mas está completamente longe da verdade. Aqui eu mostro o que um bom professor particular de inglês deve te ensinar.

Aulas de inglês para aprender e dominar o idioma
Se o inglês é algo que te deixa louco, mas você sabe muito bem que é necessário, você veio ao lugar certo! Esse idioma não se torn...

Will para expressar uma decisão tomada no momento da fala

Não há nada mais imediato. Você está tomando uma decisão e quase ao mesmo tempo a está expressando à pessoa com quem está falando. Fica claro então que o mito de expressar um futuro distante nada mais é do que isso, um mito.

Vejamos alguns exemplos para ilustrar esse uso do Will:

  • I will call him right now - Ligarei para ele agora mesmo.
  • I’ll help you with those bags - Te ajudarei com essas bolsas.
  • I won’t let you pass - Eu não vou te deixar passar.

Como você pode ver, todas as ações dos exemplos serão realizadas imediatamente após serem expressas. Observe também que mostro a você o uso das famosas contrações. Na segunda frase você pode ver I'll = I will e na terceira frase won't = will not.

Use o Will para fazer previsões

Nesse caso, podemos falar de uma distância maior no tempo, mas não necessariamente precisa ser algo muito distante. São previsões gerais sobre algo que acreditamos que acontecerá em algum momento no futuro. Em geral, essas previsões não têm evidências físicas para apoiá-las.

Aqui estão alguns exemplos:

  • It will rain - Vai chover
  • He will win the race tomorrow - Ele nao vai ganhar a corrida amanhã
  • Don’t worry, you won’t have any troubles during your trip - Não se preocupe, você não vai ter nenhum problema durante a sua viagem.

Nestes exemplos você pode notar que não há evidências físicas para apoiar as previsões, como mencionei antes:

  • Na primeira previsão estamos apenas dizendo de maneira geral que achamos que vai chover.
  • Na segunda, ele pode ganhar a corrida, mas o carro também pode ter um problema mecânico e ele nem vai conseguir terminar.
  • Na última, todos queremos que as viagens corram muito bem, mas também sabemos que muitas coisas podem acontecer.

Quando usar Going to

Quando você usa going to para formar o futuro, você deve sempre ter em mente que devemos necessariamente usar o verbo "be" em seu presente simples e de acordo com o sujeito que você está usando. Além disso, o verbo principal da frase deve seguir going to em sua forma básica. De maneira prática, e isso você aprenderá nas aulas de inglês online, visualize a explicação acima da seguinte maneira:

Presente Simples do Verbo “be” (am/is/are) + going to + Verbo Principal (forma base)

Agora, vamos ver quando você deve realmente usar o going to e, assim, revelar outro mito: “Going to é usado apenas para futuros imediatos ou certos”. Este mito é falso e abaixo você verá a demonstração.

Utilize Going to para expressar seus planos ou intenções futuras

Quantas vezes você já pensou no que vai fazer no dia seguinte, no fim de semana, ou quando ganhar na loteria? Tenho certeza que muitas, não é? Toda vez que pensamos no futuro de uma forma ou de outra, pela natureza humana ou como você quiser chamar, acabamos fazendo planos ou expressando quais são nossas intenções.

Para esses casos, use going to e você estará se expressando corretamente em inglês. Assim fica demonstrado que o mito 2 é falso, pois se você analisar o ponto da loteria, facilmente chegará à conclusão de que pode ser algo muito distante e muito incerto.

Aulas de inglês para crianças: ferramentas para que seus filhos sejam bilíngues
Você pode imaginar que seus filhos podem crescer aprendendo inglês para que tenham melhores oportunidades no futuro? Isso é possív...

Alguns exemplos para você:

  • I am going to make a pizza for dinner - Vou fazer pizza para o jantar.
  • I’m going to travel next week - Vou viajar na próxima semana.
  • I’m not going to waste my money if I win the lottery - Não vou gastar meu dinheiro se eu ganhar na loteria.

Você pode notar claramente que se usa diferentes tempos ou momentos no futuro, alguns mais longos ou mais distantes do que outros e também diferentes níveis de certeza, pois é bastante provável que a pizza do jantar seja cumprida, a viagem da semana seguinte pode ser cancelada por diversos motivos. Sem falar em ganhar na loteria.

Going to para fazer previsões “com evidências físicas”

Mais uma vez, o mito de que Going to é usado para um "futuro seguro" é destruído. A definição da palavra deixa claro, uma previsão é uma suposição, nunca algo certo. Agora, deve haver alguma diferença entre fazer uma previsão com will e fazer uma previsão com going to.

Claro, a diferença é que quando fazemos isso com going to, é porque temos “evidências físicas”, ou seja, há algo que nos ajuda a sustentar a previsão que estamos fazendo.

Vamos visualizar isso melhor com os exemplos a seguir:

  • Look at the clouds! It 's going to rain - Olha aquelas nuvens! Vai chover.
  • He has studied a lot. He’s going to pass the exam. Ele tem estudado muito. Ele vai passar na prova.
  • She’s not going to come. She’s very sick - Ela não vai vir. Ela está muito doente.

Com esses exemplos eu mostro que sempre há informações e contextos que permitem que a previsão seja suportada, e é por isso que o going to é usado. Se você ainda não domina as diferenças e gostaria de aprendê-las melhor, você pode procurar aulas particulares de inglês e ampliar ainda mais seus conhecimentos!