Numa cidade tão grande como São Paulo, você encontrará diversos lugares para aprender yoga. Abaixo, confira as escolas de yoga mais conhecidas de SP conforme a zona onde você vive:
Aulas de Yoga na zona Zul de São Paulo
- Estúdio Satya Yoga e Pilates: Rua Conde de Itu, 516, Santo Amaro
- Espaço Girassol: Rua Fradique Coutinho, 1190, Pinheiros
- Yoga Flow: Rua Aspicuelta, 339, Vila Madalena
Aulas de Yoga na zona Norte de São Paulo
- Yoga Ananda Centro de Estudos e Pilates: Rua Agente Gomes, 179, Jardim São Paulo
- Yoga Casa Verde: Avenida Lasar Segall, 720, Vila Celeste
- Clínica VTKS: Rua Tenente Rocha, 387, Santana
Aulas de Yoga na zona Oeste de São Paulo
- Hot Yoga: Rua Mourato Coelho, 755, Vila Madalena
Gam Yoga: Rua Simão Álvares, 858, Vila Madalena
- My Yoga: Alameda Casa Branca, 604, Jardim Paulista
Aulas de Yoga na zona Leste de São Paulo
- Studio Cintra: Rua Leocádia Cintra, 136, Mooca
- Bhavana Yoga: Rua Cristais, 48, Tatuapé
- Espaço Ganesha: Rua Major Ângelo Zanchi, 522, Penha
Você também poderá encontrar aulas particulares de yoga em São Paulo e escolas perto de você. Assim, poderá adaptar suas práticas de acordo com seu nível de yoga, tipo de yoga que deseja aprender, disponibilidade de horário para as aulas e o preço que melhor se adapta às suas necessidades.
O que significa Yoga?
A prática que nasceu na Índia antiga é hoje uma das aulas particulares mais buscadas. Os primeiros registros datam dos anos 400 a.C., quando Patanjali escreve seus Sutras de Yoga, ainda que a prática tenha sido ensinada de professor a aluno muito antes de surgir seus textos. O yoga se tornou popular no Ocidente somente no século 20, já fruto da globalização e com o início das aulas de yoga em grupo.
A palavra yoga tem origem no sânscrito yuj, que significa ¨para unir¨. Assim, a ideia central da prática é criar a visão do todo: corpo, mente e espírito. Não somente no corpo físico individual, mas também como a consciência universal. Não à toa, como em todo o mundo, as aulas de yoga em São Paulo trarão a sensação de despertar espiritual por neutralizar questões do ego, como pensamentos e comportamentos destrutivos.
Há milhares de anos pessoas buscam na aula de yoga o ¨libertar¨ do sofrimento - independente de qual estilo de yoga ou interpretação você tenha, o objetivo final é o mesmo. Muitas escolas seguem diferentes tradições e você pode encontrar professores de yoga para cada uma delas. O importante é encontrar na prática o entendimento do todo e elevar sua consciência. A seguir, conheça os tipos de yoga mais praticados no mundo.
Tipos de yoga
Hoje em dia, você poderá escolher entre diversos tipos de aulas de yoga em São Paulo: mais concentradas no físico, espiritual ou mesmo mental. Os professores de yoga moderna, por exemplo, focalizam suas aulas na respiração e agilidade dos movimentos, que influenciam diretamente na força corporal. No entanto, cada pessoa deve escolher a aula de yoga conforme seus objetivos e aptidão física. Conheça os estilos de yoga:
- Aulas de Ashtanga yoga. Consistem nas aulas de yoga tradicional, e se tornaram muito famosas durante os anos 70. Com o Ashtanga, você aprenderá a conectar as posições de yoga junto à respiração.
- Aula de Bikram yoga. Também conhecida como hot yoga, os professores de Bikram yoga em SP possuem salas aquecidas a uma temperatura que pode chegar aos 50ºC e 40% de umidade. Essa aula de yoga consiste em 26 posições de yoga e dois exercícios de respiração.
- Aulas de Hatha yoga em São Paulo. Hoje em dia, um professor de Hatha yoga em SP pode ter a agenda lotada, já que é um dos tipos de yoga mais conhecidos e praticados principalmente por principiantes. Você poderá marcar uma aula particular de yoga para conhecer as poses básicas, já que é uma yoga mais voltada ao físico.
- Iyengar yoga. Se você busca yoga para problemas de coluna, este é sem dúvidas o melhor tipo. A aula está focada em alinhar corretamente a postura com ajuda de elementos como cadeiras, alças, cobertores, almofadas de yoga e blocos que auxiliam a coluna.
- Kripalu yoga. Nesta modalidade, você receberá uma aula de yoga relaxante, que visa o autoconhecimento a partir do aprendizado particular. Ou seja, cada aluno pode ter um nível diferente de yoga, já que o objetivo é conhecer seu próprio corpo. Geralmente a aula de yoga Kripalu começa com alongamento suave e respiração, seguidos por uma série de posturas individuais.
- Aulas de Kundalini yoga em São Paulo. Nesta página você encontrará um professor de Kundalini yoga se deseja aprender mais deste sistema de meditação focado em energias reprimidas. Para liberá-las, a aula de yoga começa e termina com uma canção, e no meio apresenta asana, pranayama e meditação que têm como objetivo criar um resultado específico.
- Power yoga em São Paulo. Essa aula de yoga moderna foi criada no final dos anos 80 e consiste num yoga atlético, que fortalece os músculos e tem base no sistema tradicional Ashtanga.
- Aulas de Yoga Sivananda. Em São Paulo você encontrará também aulas de Sivananda, que consiste em cinco pontos: respiração, relaxamento, dieta, exercício e pensamento positivo. Essa união de mente, corpo e espírito são ensinadas por um professor particular de yoga com o intuito de criar um estilo de vida saudável. A aula utiliza de 12 asanas principais que precedem com as Saudações ao Sol e seguem com Savasana.
- Viniyoga. As aulas de Viniyoga se concentram na respiração e adaptação, repetição e retenção. É um tipo de yoga técnico, muito focado no sequenciamento das posições.
- Aulas de Yin yoga. O Yin yoga funciona assim: você se mantém na mesma posição por um longo período de tempo, geralmente mais passivas, para estimular, ligamentos, articulações, ossos e fáscias.
- Yoga pré-natal em SP. Com foco em pessoas grávidas, as aulas de yoga pré-natal usa poses que ajudam a voltar à forma após o parto e apoiar a saúde durante a gravidez.
- Yoga restaurativa. O yoga relaxante consiste em realizar cinco poses simples, utilizando adereços de suporte para entrar em profundo estado de relaxamento, sem esforçar-se fisicamente ou segurar a posição.