Física é uma matéria interessante. Aqueles que fizeram dela sua profissão e dão aulas particulares de física são verdadeiramente dedicados a ela. Basta ouvi-los falar sobre a matéria para entender como pode ser bonita... No entanto, os alunos não costumam pensar o mesmo.
A física é uma das disciplinas que os alunos têm mais dificuldades na escola e cursos preparatórios vestibulares e para a faculdade. Há muitos alunos que recorrem a professores particulares para reforçar o que aprenderam em sala de aula.
É por isso que as pessoas que sabem alguma coisa sobre física, e que são boas nisso, acham que dar aulas particulares de física é uma ótima ideia. E eles não estão errados, você pode ganhar um bom salário, você só precisa saber a melhor maneira de fazê-lo.
Requisitos para dar aulas particulares de física
Não existe nenhum requisito específico para ser um professor particular de física. Para ajudar outro aluno a passar nessa matéria você só precisa ter o conhecimento que ele precisa. Por exemplo, muitos veteranos ajudam os alunos mais jovens a tirar boas notas.
Mas, quanto mais treinamento e experiência em física você tiver, mais altas serão as possibilidades de ser um bom professor particular. Essa regra nem sempre é cumprida, pois na maioria dos casos a forma de ensinar é mais importante do que o conhecimento que temos.
Muitos professores se sentem mais seguros ao ensinar porque têm uma ótima formação. O conhecimento da física pode ser adquirido de diferentes maneiras:
- Na escola ou em cursos: A física é ensinada na escola e nos cursos preparatórios para entrar na faculdade. Alguns alunos são tão bons nisso que podem dar aulas de física para outros colegas.
- Carreiras científicas: a faculdade de física é a que mais ensina sobre essa matéria, mas existem muitas outras. Toda carreira de engenharia ou arquitetura ensina física como matéria fundamental.
- Investigando: quando você pretende trabalhar como pesquisador universitário, você aprende uma série de conhecimentos muito específicos sobre física, se sua carreira tem a ver com isso. Embora sejam conhecimentos muito avançados, você terá que dominar todas as ramas da física.
- Autodidata: não é o mais comum, embora possa haver algum um professor de física que aprendeu sozinho. A principal dificuldade nessa situação é fazer com que o aluno confie em alguém sem diplomas oficiais.
Mas, sem sombras de dúvidas, um dos requisitos para ser um professor de reforço é a atitude. Paciência e empatia são essenciais para se colocar no lugar do aluno em suas aulas particulares de física e ajudá-lo a superar qualquer problema acadêmico.
Como ser professor de física?
Ser um grande profissional em uma matéria como física e querer ser professor de reforço escolar é uma ótima ideia. Você pode ser professor de física e obter um complemento perfeito para a profissão à qual você se dedica.
No entanto, dar o primeiro passo é sempre um pouco complicado. O mundo do ensino é um pouco complexo para quem nunca entrou nele. Há algumas perguntas que você precisa responder para se tornar um professor de reforço:
1. Que conhecimento você tem? Você deve avaliar sua, de onde você está começando. Se você tem o conhecimento necessário para ser professor e se sabe como transmiti-lo. Basicamente, pergunte a si mesmo se você se sente pronto para isso.
2. Você está atualizado? Você tem que pegar alguns livros dos níveis em que quer ensinar e ver o que precisa para estar atualizado com na matéria. Na internet você encontra todas as informações que precisa.
3. O que você precisa para dar uma aula? Pegue todo o material possível que pode ajudá-lo a dar uma aula de física. Pegue cartões, textos, livros, exercícios...
4. O que os outros professores fazem? Tente entrar em contato com outro professor de física, você pode encontrar grupos no Facebook de professores particulares ou você pode simplesmente contratar um para uma hora de aula online para te ensinar tudo o que eles sabem.
5. Como conseguir alunos? Anuncie na internet, use uma plataforma especializada em aulas particulares para chegar mais facilmente aos seus alunos.
Não existe uma fórmula secreta para começar a ser professor particular de física e ter sucesso desde o primeiro dia. Como em qualquer trabalho sério, é uma questão de perseverança e dedicação. Só a experiência fará de você um ótimo professor para dar boas aulas particulares de física.
Mesmo assim, você pode ser um bom professor de reforço desde a primeira aula. Talvez a excelência só seja alcançada com o passar dos anos, mas desde a primeira sessão você se sairá bem se for alguém que entende de física. Dar o primeiro passo é muito mais simples do que você imagina e se o fizer viverá uma experiência que o enriquecerá enormemente.