• Como ser professor particular de física...

Como ser professor particular de física e química?

A física e a química são temas empolgantes, muitos sentiram a vocação para a ciência lendo, assistindo a um documentário ou inspirados por um professor nas aulas de química. Isso geralmente é tão forte que muitas pessoas querem transmitir essa paixão.

Entretanto, muitos estudantes, como a matemática, lutam para passar nesta disciplina. É aí que entram os bons professores de ciências. Pessoas motivadas que amam o que estão estudando ou pesquisando e querem cada vez mais desses estudantes.

Anuncie-se

Um professor de física ou química não é apenas um professor, mas também um comunicador. Ele sempre tenta trazer conhecimentos que parecem inacessíveis para as pessoas curiosas.

Não devemos pensar que nossos alunos não estejam interessados na ciência, talvez seja apenas porque eles ainda não tenham encontrado a parte da física ou da química que se conecta com eles. É por isso que não devemos parar de tentar.

Assim que eles começarem a se interessar, os problemas técnicos se tornarão muito mais fáceis. Este tipo de assunto tem uma parte mecânica e de cálculo que pode aborrecer muitos, mas se colocarmos a motivação por trás disso, ela se tornará muito mais leve.

Despertar a curiosidade do estudante é a melhor maneira de ensinar ciência

Passar é importante, saber calcular é importante, mas para ensinar física não podemos esquecer que o aluno tem que entender o que está fazendo. Muitas pessoas as entenderam como um conjunto de fórmulas a serem memorizadas e depois executadas de forma automática, e se não entendermos sua utilidade, estamos destinados a falhar.

As aulas de química e física são essenciais em nossa vida diária. Mas não apenas por nossa utilidade, mas também para entender o mundo em que vivemos e sua história. Se considerarmos estes assuntos como a chave para compreender o universo, talvez nossos alunos encontrem a motivação para estudar.

Ser um professor de física ou química online para muitas pessoas significa querer passar esse conhecimento para todos, e é por isso que alguns estudantes universitários querem dar aulas particulares para os estudantes mais jovens.

Mas antes de saltar para a piscina você deve saber como ser professor de química e para isso recomendamos que você reserve alguns minutos, leia algumas dicas e exigências e se prepare para esta bela aventura. Você está pronto para elaborar as melhores aulas particulares de física e química?

Requisitos para ser professor particular de física ou química

Não há requisitos para ser um professor de física ou química, apenas para ter o conhecimento que o aluno necessita e saber como transmiti-lo. Não há nenhum diploma ou programa de estudo específico para isso.

A razão é que normalmente quando um professor de física é contratado é para resolver um problema específico com um determinado assunto ou curso, pois isso pode ser tão válido para um professor universitário quanto para um estudante que tenha passado recentemente no curso. Em sua maioria, buscam plataformas para dar aula online.

Para dar aulas particulares de física ou de química, o perfil dos professores é muito variado e há alguns que tendem a se repetir. Talvez se você for um deles, isto o inspire e o motive a dar o mergulho:

  • Estudantes universitários: Há alguns alunos avançados inclusive do ensino médio que ousam dar aulas para outros alunos. Eles são em menor número, mas há um bom número deles porque satisfazem os requisitos para se tornarem professores de física. Eles geralmente ajudam outros que tiveram alguns fracassos ou com as matérias mais difíceis e, devido às vantagens, acabam como professores de física online.
  • Estudantes com um diploma de ciências: Eles geralmente se aventuram em aulas particulares de física ou química porque estudaram estas matérias no passado e a solidez de estudar um diploma que tem algo a ver com eles os faz sentir-se mais confiantes. Eles são os mais comuns.
  • Pesquisadores: Alguns estudantes de doutorado ou pesquisadores com poucas horas na universidade recorrem a aulas particulares. Não é o mais comum, pois geralmente já são especializados em algo específico e os conhecimentos básicos estão longe deles.
  • Professores universitários: Isto também é incomum pelas mesmas razões que os pesquisadores, mas com algumas mais porque eles estão fora do ensino básico há mais tempo. Mesmo assim, há algumas universidades que não oferecem tantas horas de trabalho que possam ganhar a vida com isso, por isso recorrem a aulas particulares. Embora também haja outros que o fazem porque sentem uma grande vocação e a ensinaram durante toda a vida, para muitos é difícil desistir dela mesmo que tenham um emprego mais estável.

Crie seu anúncio

A importância de ensinar ciência

A Física e a Química são dois pilares da ciência. Aqueles que trabalham com eles são os que os conhecem melhor; engenheiros, arquitetos e médicos sabem que eles são um dos pilares nos quais quase tudo se baseia.

Entendendo como eles funcionam, podemos entender tantas coisas e compartilhar nossa paixão ao dar aula de reforço escolar por exemplo. Assim colaboramos com aqueles que trabalham para ela e podemos desfrutar dos grandes avanços que estão sendo feitos no mundo.

Milhões de pessoas trabalham com a física e a química como base de seu trabalho. As descobertas e invenções que eles fazem são alucinantes e poder compreendê-las é um grande luxo. Mas há muitas, muitas razões para ensinar ciência:

  1. Porque explica o mundo ao nosso redor: se seu aluno não entende porque ele deve estudar física, tente explicar-lhe com documentários como Cosmos. Talvez se ele entender que o que está estudando é útil para entender a origem do universo ou do que as coisas são feitas, ele ficará curioso. A ciência não só é útil para fazer coisas na vida cotidiana, mas acima de tudo é útil para compreendê-las e abre nossa visão do mundo. Desenvolver esta nova visão da realidade é empolgante.
  2. Nos liberta de trapacear: Infelizmente o mundo está cheio de pessoas que estão ansiosas para trapacear os outros. Sempre houve e sempre haverá pessoas que 'inventam' métodos ou técnicas milagrosas de saúde ou de eficácia duvidosa para melhorar sua vida. Ser capaz de confiar na ciência pode nos tirar de esquemas.
  3. Pode inspirá-lo a fazer muitas outras coisas: sua vocação pode estar em uma disciplina que não seja física ou química, mas o conhecimento desses assuntos pode lhe fornecer conhecimentos que o inspirem a fazer outras coisas.
  4. É o motor do progresso: a ciência nos faz avançar. Graças aos cientistas, são desenvolvidas tecnologias que melhoram nossa vida diária. Avanços são feitos na medicina que nos fazem viver mais e melhores vidas e significam que sabemos cada vez mais sobre nosso ambiente e realidade. Todos nós podemos contribuir para este progresso, mesmo os estudantes mais jovens. Nunca há muita gente fazendo ciência.

Mas talvez o mais importante seja porque é uma das maiores maneiras de satisfazer nossa curiosidade humana. Alimentar esse desejo de saber e de saber que todos nós temos e que muitos vêem frustrados porque pensam que não compreendem.

A ciência, e portanto todas as matérias que têm a ver com ela, estão a uma grande distância dos estudantes e é necessário aproximá-la se quisermos que todos possam participar dela ou, pelo menos, apreciá-la. É por isso que é tão importante ensinar física e química e ser motivado a fazê-lo.