Passar em matemática é uma missão impossível para muitos estudantes; é o assunto com a maior taxa de reprovação em toda a educação obrigatória. Portanto, se você veio aqui em busca de ajuda, há muitos estudantes que estão em sua situação.
Há muitas coisas que você pode achar difícil, mas sem dúvida, uma das maiores dores de cabeça nas aulas de matemática são as equações. Algumas pessoas passam anos tentando compreendê-las e acabam odiando qualquer coisa a ver com números por causa deles.
Há muitos tipos de equações e há dicas sobre como resolvê-las. Mas vamos dar uma olhada em como resolver equações de primeiro grau e tentar entendê-las para que você nunca tenha dúvidas sobre como fazê-las sem nenhum problema.
O que são equações de primeiro grau?
Elas também podem ser chamadas de equações lineares e são as mais simples e fáceis de resolver. Eles são uma igualdade matemática onde um dos valores é desconhecido e para resolvê-lo teremos de encontrar o número que corresponde a esse valor.
A particularidade deste tipo é que o valor desconhecido é elevado a um, ou seja, a quantidade não é multiplicada por nada, ao contrário daqueles de outros graus que normalmente são multiplicados por si mesmos uma, duas, três e até infinitas vezes.
Como resolver as equações de primeiro grau passo a passo?
Estes tipos de equações são os mais fáceis de resolver e você não será capaz de passar à resolução de equações de segundo grau até que as entenda. Portanto, tome nota porque estes são os passos a seguir:
1. O primeiro objetivo é agrupar os números para deixar o 'X' desconhecido em um lado da equação.
Exemplo: Se temos 2 - x = x - 8 temos que fazer com que fique assim 2 + 8 = x + x Como fazemos isso?
2. Quando você move números de um lado para o outro, você deve mudar o sinal.
Por exemplo, se um número está de um lado adicionando, devemos passá-lo para o outro lado subtraindo.
3. Resolva as operações sobre os números que você sabe qual é o valor e agrupe os X's.
Exemplo: Se tivermos 2 + 8 = x + x teremos que deixá-lo assim: 10 = 2X
4. Finalmente, dividir o resultado da operação pelo número de incógnitas.
Exemplo: Se tivermos 10 = 2X, o próximo passo é 10/2 = X e resolvemos 5 = X.
Se tivermos operações mais complexas do que adição e subtração, teremos que resolvê-las na seguinte ordem: adição, subtração, multiplicação e divisão. Se nos depararmos com qualquer parênteses, devemos primeiro fazer os que estão dentro dos parênteses.
Truques para resolver uma equação de primeiro grau
Uma vez que você tenha dominado este tipo de equação, poderá passar para outro nível e o conhecimento adquirido agora será útil para resolver todos os tipos de equações. Não há truques de magia que o façam resolver equações rapidamente e sem esforço, mas há algumas considerações que vale a pena ter em mente para acelerar um pouco o processo.
- Se um termo for repetido de ambos os lados, ele pode ser removido. Para isso, não só o número tem que corresponder, mas também a operação que você está realizando e tem que estar fora de um parênteses.
- Se houver um número negativo em uma fração, a fração inteira é negativa. Podemos colocar o sinal negativo na frente de toda a equação para torná-la mais clara.
- Limpar as incógnitas negativas: quando uma incógnita é negativa, temos que passá-la para o outro lado adicionando e depois limpar o resto do número, para que seja mais fácil resolvê-la.
Equações de primeiro grau podem se tornar bastante complicadas, por isso é sempre aconselhável fazê-lo em um pedaço de papel separado e com um lápis, como sempre foi feito nas aulas de matemática. Desta forma, podemos apagar os erros e quando tivermos certeza do resultado, o copiamos no papel limpo com um lápis.
Para resolver uma equação você tem que ter muita paciência e ser claro que é um trabalho que vai levar muito tempo para ser feito. Portanto, pratique muito em casa com todo o tempo do mundo para que no dia do exame você o tenha tão dominado que ele vá o mais rápido possível.