Você sonha em estudar para ser tradutor árabe e ensinar aos outros esta língua fascinante?
Hoje, o árabe é a quinta língua mais falada no mundo. É por isso que cada vez mais estudantes querem aprender árabe, atraídos tanto pela idéia de conhecer e explorar uma cultura distante quanto pelas crescentes perspectivas profissionais e econômicas. Dada a dificuldade deste idioma, estudar árabe como um autodidata pode ser particularmente complicado e difícil. É por isso que você deve considerar a possibilidade de encontrar um bom professor de árabe.
Afinal, se você também quer se tornar um tradutor e professor, você tem que ser um estudante primeiro! Se você quiser aprender esta maravilhosa língua e trabalhar como tradutor de árabe, você encontrará tudo o que precisa neste artigo!
Aprenda árabe para se tornar um tradutor ou intérprete
Aqueles que decidem estudar o árabe logo percebem como esta língua é complicada, tanto na pronúncia quanto em sua forma escrita. Na verdade, as palavras em árabe consistem principalmente de consoantes e a maioria delas nunca são sequer pronunciadas.
No entanto, o importante é não desanimar! Uma vez que você tenha superado sua primeira abordagem ao árabe, rapidamente ficará claro que com paixão, determinação e boa prática diária, todo obstáculo pode ser superado.
Trabalhando como tradutor de árabe: como se orientar
Um caminho que pode complementar o ensino é o trabalho de um tradutor. Isto envolve a tradução de documentos do italiano para o árabe ou vice-versa ou a tradução de textos literários do árabe ou ainda a oferta de serviços de tradução para websites e revistas online ou impressas.
Além de um excelente nível de sintaxe, gramática e conjugações da língua árabe, o trabalho de um tradutor requer atenção e rigor. Em poucas palavras, nenhum erro é permitido!
Este trabalho pode ser feito dentro de uma empresa que precisa de documentos traduzidos, para uma agência de tradução ou independentemente como tradutor árabe freelance.
Seja qual for sua escolha, é melhor se especializar em uma determinada área de tradução para que você possa ser reconhecido no ambiente e ter credenciais. Por exemplo, você poderia se especializar em:
- traduções legais para documentos oficiais
- traduções para serviços de marketing ou comerciais
- tradução e interpretação
- mediação cultural-linguística
Para se tornar um tradutor é recomendado fazer um mestrado em tradução, mas muitos tradutores começaram suas carreiras de forma independente! Há muitas ofertas de trabalho para tradutores árabe-português. Especialmente para falantes nativos de árabe!
Além disso, não esqueça que também é possível se tornar um intérprete árabe-italiano.
Qual é a diferença entre um intérprete árabe e um tradutor árabe? Um tradutor trabalha com documentos escritos, enquanto um intérprete acompanha as pessoas que precisam de uma tradução ao vivo. Por exemplo, este poderia ser o caso de uma pessoa que viaja para trabalhar, fala árabe, mas tem que lidar com pessoas italianas (ou vice-versa). Aqui o intérprete entra para garantir uma boa comunicação entre as pessoas.
Torne-se professor de árabe e dê aulas particulares
O trabalho de um professor árabe não é tão simples: exige muito estudo da língua, mas também elementos importantes da pedagogia. Entretanto, se é isso que você quer fazer, com empenho e perseverança você pode alcançar grande satisfação!
Até alguns anos atrás, a escola de ensino não era uma carreira viável para aqueles que desejavam ensinar árabe em escolas públicas. Hoje, no entanto, existem muitas escolas de ensino médio de língua ou sócio-psico-pedagógico que introduziram o árabe como uma de suas disciplinas de ensino.
Assim, você pode ser professor em uma escola de idiomas ou faculdade, após ter obtido sua qualificação de professor através de um concurso público. Lembre-se, entretanto, que vencer a competição não lhe dará acesso imediato a um contrato permanente. Na verdade, os vencedores são colocados em uma lista de mérito regional da qual são progressivamente sorteados para o Treinamento e Aprendizagem Inicial - FIT. Este é um curso de três anos no qual o professor vê seu status legal mudar de substituto para professor, até se tornar um professor titular.
Outro caminho possível para o ensino do árabe é trabalhar de forma independente como professor particular de árabe. Assim, você pode ensinar tanto crianças como adultos, em qualquer nível de educação. Além disso, como professor particular você tem controle total sobre seu horário, você também pode decidir combinar aulas particulares com seu trabalho como tradutor de árabe. Esta é também uma maneira interessante de encontrar trabalho à distância, oferecendo aulas online aos estudantes de todo o país.
Habilidades necessárias para ensinar árabe
Se seu sonho é ensinar árabe, você precisa possuir certas habilidades:
- um bom conhecimento da história e da cultura árabe e dos países onde esta língua é falada não pode faltar;
- você deve ter excelentes habilidades léxicas e gramaticais;
- um elemento fundamental é a língua falada: um bom professor particular deve ser capaz de lidar em todos os contextos, falar árabe fluente e dominar diferentes registros.
A fim de alcançar e refinar estas habilidades ao longo do tempo, a rota universitária representa um sistema seguro e prestigioso, uma vez que literatura, língua, cultura e história do mundo muçulmano-árabe são os ensinamentos centrais dentro de um curso universitário de estudos em árabe. Particularmente para falantes não nativos.
Entretanto, se você não quiser embarcar em um curso universitário, há também outras maneiras: aulas de árabe online, cursos em institutos privados, aulas particulares com professores qualificados e muito mais. Além disso, há cursos e ensinamentos oferecidos por mesquitas de bairro ou associações religiosas e culturais. Estes cursos enfocam principalmente o ensino do árabe literário e do árabe corânico. Muitas vezes, esses métodos de ensino do árabe são complementares entre si.
A plataforma de Suasaulasparticulares está disponível para qualquer pessoa que queira anunciar-se como professor particular de árabe, com a possibilidade de aulas particulares na sala de aula ou em casa, bem como aulas on-line.