Ser professor tem muitos caminhos e nenhum deles está bem definido. Acima de tudo porque você pode ser professor de muitas coisas e em muitos lugares diferentes. Nas escolas, universidades, institutos, academias, professores particulares…
Mas sem dúvida o que mais determina a carreira de um professor é a disciplina em que leciona. Isso tem muito a ver com os estudos que você fez antes de decidir ensinar matemática e se você estudou algo que tem a ver com ciências.
Ser professor de matemática é garantia de sucesso no mundo das aulas particulares. É uma das disciplinas mais exigidas e em níveis em que quase qualquer um poderia ensinar. Mas o que é preciso para começar a ensinar matemática?
O que você tem que estudar para ensinar matemática?
Não há nenhum estudo que permita que você dê aulas particulares de matemática. Para ser professor particular basta ter os conhecimentos necessários e saber transmiti-los. Você pode chegar aqui de muitas maneiras diferentes e todas são igualmente válidas.
Mas isso não significa que você não deva estudar para ensinar. Pelo contrário, isso significa que não há apenas uma coisa que você deve estudar, mas muitos caminhos diferentes:
-
Estudos básicos de ciências: tanto o ensino médio quanto os anos preparatórios para a universidade oferecem uma série de conhecimentos matemáticos que podem ser usados para orientar muitos alunos.
-
Estudos universitários: não apenas a carreira de matemática pode ajudá-lo a ensinar. Qualquer carreira científica envolve conhecimento matemático que mais tarde será usado para ensinar alunos do ensino médio ou alunos do mesmo nível que você.
-
Academias ou centros privados: existem muitos centros de formação que oferecem cursos de matemática ou que envolvem conhecimentos matemáticos. Se você veio para ter esse conhecimento, você pode ensiná-lo,
-
Autodidata: é algo perfeitamente válido. Há muitas pessoas que aprendem matemática por conta própria ou a partir de vários estudos que fizeram e acabam se expandindo por conta própria. Desde que esse conhecimento esteja correto e você saiba como transmiti-lo, não importa como você chegou lá.
Qualquer uma dessas formas que você estudou é válida, desde que você o tenha feito corretamente. Para dar bem aulas particulares é preciso ter vontade e atitude. E sobretudo saber adaptar-se às necessidades dos alunos.
Que requisitos são necessários para ensinar matemática?
Os únicos requisitos que você precisa cumprir para ser um professor de matemática são atender às necessidades do aluno. Não podemos adivinhar o tipo de aluno que você vai encontrar, mas podemos apontar as características mais valorizadas:
-
Empatia: Quem solicita aulas de matemática é porque tem um problema que precisa resolver. Nesse caso, é provável que estejamos lidando com uma pessoa frustrada e por isso é preciso saber se colocar no lugar dela.
-
Paciência: um professor que se desespera não é um bom professor. Você sempre tem que saber manter a calma, por mais difícil que seja em muitas ocasiões.
-
Capacidade de adaptação: mudar de curso quando a situação pede é o dia a dia de qualquer professor, seja qual for a disciplina. Mas quando você dá aulas de reforço de matemática, você tem que mudar o que foi planejado para seguir um caminho diferente que possivelmente funcione melhor do que você pensava anteriormente.
-
Constância: a chave para passar em qualquer matéria é não desistir, não importa quantas vezes você tenha falhado. E da mesma forma que um aluno nunca pode desistir, também não pode um professor que o apoia.
-
Comunicação: a maioria dos casos de insucesso escolar advém da falta de comunicação entre professor e aluno. Um professor particular tem a obrigação de alcançar aqueles pontos de entendimento que muitas vezes os professores da escola não conseguem alcançar.
A matemática é a disciplina que apresenta mais reprovações em todas as fases do ensino. Não importa a idade dos alunos, eles são sempre o calcanhar de Aquiles. Em grande parte por causa da forma como são ensinados.
Há momentos em que os professores da escola não conseguem fazer tudo e não conseguem implementar métodos que um professor particular consegue. E esse é o principal requisito para ser professor particular de matemática, ir onde o resto dos professores não pode ir.