Ola meus hackers, vim responder a está terrível dúvida, devo aprender programação online ou presencial? Vamos lá, se você não tem muita familiaridade com o computador e deseja obter um aprendizado mais rápido, com certeza te recomendo aulas presenciais, e porque?
Aqueles momentos de pesquisa na internet para criar tal funcionalidade, coisas que você pesquisando consegue até resolver, mas é muito provavel que irá copiar e depois colar uma boa parte do código e fora o tempão que leva para achar algo, o que é terrível para alguém que está aprendendo.
Com um professor junto com você ele irá ajuda-lo o tempo todo, não precisa ter que fazer pesquisa pois tem alguém que já tem as respostas, qualquer pergunta ele vai estar ali pra responder, mas cuidado, precisa aprender com alguem que sabe de verdade e programação não é algo que se aprende da noite para o dia. Sou professor de programação e também ministro aulas presenciais, para eu chegar a dar aula de programação foi necessário anos de prática.
Quando ensino um aluno, ele não sai das minhas aulas sabendo fazer um simples site, ele cria sistemas responsivos, implementa bibliotecas e frameworks para agilizar. Meu aluno precisa sair em disparada, até chegar o ponto em que ele não precise mais de mim, em que ele faça instalações, crie seus aplicativos, ele rasteja, anda e depois corre, oque eu prometer eu tenho que entregar, mesmo assim tenho que estudar sempre eu , nunca paro de estudar pois pra ensinar eu tenho que saber.
Muito bem, e quando eu posso aprender a programar em um curso online?
Se você sabe o básico, ligar um computador, criar pasta, e instalar um software, você consegue aprender, porém saiba que eu aconselho por um professor particular mesmo sendo on-line, você não vai ficar enrrolando para estudar pois o profissional está em cima de você, tudo se resume ao suporte prestado ao aluno, isto faz toda a diferença.
Então surge mais outra pergunta: "É mehor fazer Faculdade? Pois tem um professor presencial, mesmo online ele está ali pra mim e ele passará os conteúdos de programação."
Sinto muito em te informar mas até aqui o meu diploma não serviu pra muita coisa, claro que existem empresas que pedem porém eles não passam uma direção para você, eles passam varias linguagens, e paradigmas, mas não tem sentido, você aprenndeu uma coisa no semestre, no próxima foi para outra técnologia sem conexão nenhuma com a que você estava se familiarizando. Não menosprezo a Faculdade de TI, ela tem o seu valor mas eu não focaria a minha atenção apenas nas grades curriculares deles, eu nunca estava apto a estagiar pois não tinha os conhecimentos básicos, era um pesadelo.
Então onde adquiri o conhecimento atual para trabalhar na área?
Nos cursos, reforçaram o que eu ja tinha, me deram um rumo do que estudar, e ainda me deram oque eu mais queria, estar abito a trabalhar na área, eu paguei um valor muito menos inferior doque mais de 40 mil reais em uma Faculdade, e quando trabalhei na empresa quase ninguem tinha faculdade e os que mais ganhavam eram pessoas que simplesmente sabiam oque estavam fazendo.
Então inerente a Faculdade dou a minha experiência negativa, se eu recomeçasse no tempo a mais de 5 anos atrás, eu estudaria programação com um professor particular, faria projéto para aprender mais e comprovar que tenho conhecimento na área; me tornaria abito a trabalhar, depois era enviar currículos a empresa encontrar um trabalho, e quando estivesse ganhando melhor entrava na Faculdade, pois talvez tenham cargos que faça questão desse danado do Diploma de TI para ter uma promoção.
Obrigado pela atenção, é sempre um prazer auxilia-lo na sua jornada profissional, boa sorte e até a próxima.