• O que é e para que serve C++ em program...

O que é e para que serve C++ em programação?

C++ é uma linguagem de programação que foi lançada em 1985. Surgiu como uma expansão de C para inserir o paradigma de programação orientada a objetos, tanto que inicialmente seu nome era “C com classes”. Porém, rapidamente, mostrou ser uma linguagem completamente nova, ganhando identidade própria e seu próprio nome.

C++ é uma linguagem de uso geral que permite acesso a recursos de baixo nível como ponteiros e recursos de alto nível como construção de novos tipos usando orientação a objetos (classes) e recursos de programação genérica (templates).

Podemos descrever C++ por duas palavras: elegância e performance. Seus códigos possuem uma sintaxe elegante e bem menos verbosa que as linguagens de alto nível modernas. Usando C++ você pode usar os paradigmas de programação estruturada, programação orientada a objetos e programação genérica.

Além de permitir acesso a recursos de baixo nível que melhoram a performance do código escrito, seus compiladores possuem recursos de otimização excelentes o que torna os programas escritos em C++ excelentes em termos de performance.

Com C++ você pode escrever compiladores, interpretadores, games, bancos de dados, sistemas operacionais, aplicações para IoT, aplicações de Machine Learning e aplicações diversas. Existem muitas bibliotecas gráficas que podem ser usadas para criação de interfaces de usuário gráficas e bibliotecas especializadas para diversas tarefas.

Como ser programador? Passo a passo: requisitos, estudos e dicas
A profissão de programador pode ser uma das mais requisitadas hoje em dia e isto não é provável que mude. A programação é tão impo...

C++ é uma linguagem viva. Além de ser usada em todo o mundo por diversas empresas a linguagem é padronizada e constantemente atualizada com novos recursos. Dentre as empresas que usam C++ podemos citar: Adobe, Microsoft, Apple, Mozilla, MySQL, EdeVerge, Bloomberg, Linkedin, NASA, NetFlix … a lista é grande, basta procurar na internet.

Outra grande vantagem de C++ é que, além do seu acesso a recursos de baixo nível, a saber ponteiros, seu aprendizado obriga o aluno a, desde o início, usar boas práticas de programação e engenharia de software. Estes aspectos do C++ fazem com que o aluno que tenha aprendido C++ facilmente migre para outras linguagens, o que não ocorre quando o aluno aprende primeiro outras linguagens e depois migre para C++.

Ao analisarmos a história das linguagens de programação vemos linguagens que surgiram, foram usadas e caíram em desuso por diversos fatores, mas C++ continua viva após quase 40 anos do seu lançamento. E provavelmente ainda seja usada por muitos anos dadas suas características, elegância e performance.

Temas