No futuro, saber programar será tão importante quanto falar inglês. Estamos caminhando para um ambiente digital, onde a compreensão de uma página da web, um programa ou uma aplicação será essencial para fazer qualquer coisa.
Todos sabem algo sobre como funcionam os eletrodomésticos, no futuro precisaremos saber como funcionam os códigos de computador. É essencial ter controle de nosso trabalho e de nossa vida em geral.
É por isso que muitos institutos e escolas estão introduzindo aulas de programação em seus programas e muitos profissionais estão constantemente pesquisando para encontrar uma maneira divertida de ensinar programação às crianças.
Scratch
Se você quer que as crianças aprendam a programar e não conhece Scratch, você está atrasado. É talvez o recurso mais famoso para introduzir a programação às crianças. Os pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), um dos mais prestigiados centros tecnológicos, o criaram após muitos anos de estudo.
Scratch é uma linguagem de programação que cria animações, histórias interativas e até mesmo pequenos jogos. Funciona de forma muito simples e visual, projetado para que crianças a partir dos 7 anos de idade possam utilizá-lo.
Teremos que montar uma espécie de quebra-cabeça com diferentes ações e variáveis que guiem o protagonista de nossa história. É completamente gratuito e pode ser baixado para qualquer computador ou usado on-line. É uma das ferramentas mais utilizadas nas escolas.
Lightbot
O adorável robô deste jogo conquistou as crianças mais novas e mais de um adulto. Nós o controlaremos para resolver quebra-cabeças e suas ações terão que ser programadas como uma linguagem.
Estimular a memória, a concentração e a capacidade de resolução de problemas são alguns dos objetivos deste programa, que está presente em muitas escolas primárias.
Code Monkey
Da mesma forma que os anteriores, este tem uma grande gamificação, neste caso temos um clássico jogo de plataforma. Jogamos com um macaco que tem que superar níveis.
A diferença em relação a outros jogos é que temos que programar todos os movimentos do macaco. Os primeiros níveis são muito simples, mas se torna cada vez mais complicado até níveis que são verdadeiros desafios até mesmo para os adultos.
Este jogo foi projetado para professores particulares de programação. Você tem que pagar uma pequena taxa para usá-lo. É um complemento perfeito para dar valor agregado aos cursos de programação.
Root
Se já vimos como controlar um pequeno macaco animado, com Root podemos controlar um robô de verdade. Nasceu como um projeto da Universidade de Harvard para ensinar programação a crianças de aproximadamente 10 anos de idade e agora pode ser comprado por menos de 200 euros na Amazônia.
Seus criadores pensam que, num futuro muito próximo, todas as salas de aula terão um robô muito semelhante. Nada mais é do que um pequeno robô com rodas que se move em resposta a comandos programados em um smartphone ou tablet.
Um circuito é desenhado em uma lousa ou no chão e o robô terá que contornar o circuito e realizar ações como emitir luzes ou sons quando o circuito o indicar. É perfeito para criar dinâmicas na sala de aula e ensinar programação de uma forma divertida.
Stencyl
Se você olhar ao redor, encontrará muitos programas para programar de uma maneira simples, Stencyl é um deles e talvez um dos melhores. É apenas uma linguagem de programação não-profissional para aqueles que estão aprendendo a programar.
Você pode criar programas, aplicativos e jogos muito simples. Não é tão simples como um jogo e é projetado para adolescentes. Embora tenha sido pensado há alguns anos e as crianças sejam cada vez mais precoces nestas disciplinas e, portanto, se elas desenvolverem uma certa facilidade, não hesite em ensinar-lhes Stencyl ou um programa similar.
LEGO mindstorms
Este é o brinquedo típico que você compra para as crianças e todos na casa acabam brincando com ele. É o produto robótico da LEGO para crianças construírem o seu próprio e aprenderem a programá-lo para fazer coisas, da mudança para a dança à música.
Não é um brinquedo barato e, portanto, normalmente não é recomendado para aqueles que não demonstraram interesse, mas é realmente estimulante. A primeira versão saiu em 1998 e já existem várias gerações de programadores que descobriram sua vocação ao jogar Lego Mindstrom.
Por que dar aulas de programação para crianças?
Podemos dirigir um carro sem saber como ele funciona, mas com a mínima avaria teremos que depender de um profissional. Se entendermos algo sobre mecânica, podemos não só sair de problemas, mas podemos até mesmo antecipar possíveis contratempos. A mesma coisa aconteceu com a programação.
Em um futuro onde a maioria dos empregos dependerá de um computador, de um programa ou de um website, será impossível fazer qualquer trabalho bem feito sem ter habilidades básicas de programação. Tem também muitos benefícios pedagógicos para as crianças. Benefícios de dar aulas de programação para crianças:
- Aprenderão uma linguagem universal: as portas que a programação abre são infinitas. Uma linguagem de programação é projetada para resolver qualquer problema e é algo que funciona da mesma maneira em todo o mundo.
- Benefícios educacionais: a programação tem muito a ver com a matemática e o funcionamento lógico. Conhecer a programação torna muito mais fácil para as crianças aprenderem muitas outras coisas.
- Pensamento computacional: a programação é uma maneira diferente de pensar. Uma maneira de resolver de forma estruturada, lógica e criativa. Algo que tem aplicativos além de seus estudos, ser um programador garante que você tenha habilidades que estão em alta demanda no mundo do trabalho.
- Pensamento fluido: o trabalho de professor de programação é resolver problemas, isto significa que eles ativam uma maneira fluida de pensar para encontrar soluções.
- Trabalho: à medida que a tecnologia avançar, será a profissão mais procurada no mundo no futuro. Além de muitas profissões que terão que envolver habilidades de programação.
Não há idade para aprender a programar. Da mesma forma que nunca se é velho demais para aprender, há crianças que em tenra idade já estão desenvolvendo jogos ou programas muito simples. É raro vê-lo, mas o segredo deles é simplesmente encontrar algo que os motive e explorá-lo ao máximo.