Uma cidade tão grande como São Paulo oferece muitas opções de preço das aulas de dança. É muito provável que você encontre no seu bairro mesmo uma variedade de escolas e professores particulares de dança para suas sessões.
Ainda assim, a prática constante com muitas aulas semanais pode pesar no seu orçamento. O preço das aulas de dança vai depender também do estabelecimento que você escolher. Por isso, a vantagem de viver numa metrópole é que você pode optar por três tipos de aulas de dança:
- Pequenos grupos de dança. Neste caso, as pequenas estruturas ou estúdios costumam ser mais baratos e provavelmente você terá uma escola de dança no seu bairro. Ideal para iniciantes ou pessoas que querem encarar a atividade como hobby.
- Companhia de dança prestigiada em São Paulo. As instituições maiores, como São Paulo Cia. de Dança, Cia de Dança Deborah Colker e Cisne Negro, acabam saindo mais caras porque eevam os bailarinos a um patamar profissional. Essa é uma boa opção para quem deseja trabalhar como dançarino ou mesmo ser professor de dança.
- Sessões personalizadas com um professor particular de dança. Esta alternativa é muito buscada por aqueles que desejam uma dedicação exclusiva. As aulas particulares de dança são focadas nas necessidades do aluno e são ministradas por profissionais com experiência, normalmente dançarinos profissionais com horários mais adaptáveis. Os preços variam de acordo com cada profissional, mas normalmente as aulas são mais baratas que em escolas de dança.
Na capital paulista, não faltam professores particulares que atendam às suas necessidades. Busque por zonas, pergunte preços e foque no tipo de dança que você quer aprender a dançar. Lembre-se que as aulas particulares são mais focadas que aulas em grupo, o que sugere que você aprenda mais rápido por ter o professor focado no seu progresso.
Em Suasaulasparticulares você pode entrar em contato gratuitamente com quantos professores de dança desejar, comparar perfis, ver opiniões de outros alunos e finalmente encontrar milhares de profissionais perto de você.
Benefícios das aulas de dança em São Paulo
Dançar não somente faz bem para o corpo como também para a alma. E quem vive em grandes cidades como São Paulo sabe bem a importância de praticar alguma atividade física e encontrar um momento de relaxamento fora da rotina estressante. As aulas de dança em São Paulo juntam o útil ao agradável. Veja como é possível aprender a dançar estimulando diversas áreas da sua vida:
- Sensação de felicidade e bem-estar. Isso mesmo, estudos comprovam o efeito da dança sobre nosso bom-humor e sensação de felicidade. Isso acontece porque as aulas de dança aumentam o nível de serotonina no corpo, diminuindo o estresse e por muitos, visto como uma atividade terapêutica. Busque por terapia da dança em São Paulo para saber mais.
- Contato social. Quem vive em São Paulo deve saber que, fora da rotina do emprego ou estudos, é difícil ter oportunidades para conhecer pessoas que não falem do trabalho ou do quanto estão estressadas. Por isso, estimule fazer grupos de dança em São Paulo para juntar-se com pessoas com os mesmos interesses que você!
- Autoestima elevada. Basta você aprender algo novo e passar as primeiras aulas de iniciação que já vai ver sua evolução. Assim acontece principalmente nas aulas particulares de dança, já que as companhias de dança em São Paulo podem exigir um nível de conhecimento intermediário para entrar. Com o tempo, você poderá inclusive dar aulas de dança!
As melhores escolas de dança em São Paulo
São Paulo possui inúmeras possibilidades na hora de aprender a dançar. Se você tem um nível de dança intermediário, ou seja, já é um bailarino experiente, poderá apresentar-se para entrar para as maiores companhias de dança de São Paulo. Essa é a oportunidade de levar sua paixão a um nível profissional e aprender a dançar com os melhores bailarinos e coreografistas do país e do mundo.
- Balé da Cidade de São Paulo. Criado em 1968 com o intuito de acompanhar as óperas do Theatro Municipal de SP e 6 anos depois, assumiu o perfil de dança contemporânea que segue atualmente. Possui importantes obras de importantes coreografistas nacionais e internacionais. Ideal para quem já formou parte de um elenco de bailarinos e busca professores de dança experientes.
- São Paulo Cia. de Dança (SPCD). Foi criada em 2008 e é o corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Foi nomeada a melhor companhia de dança na temporada 2018/19 quando recebeu o Grand Prix de la Critique. Essa escola de dança em SP é famosa por apresentar grandes peças que vão do clássico ao moderno e oferece oficinas de dança em São Paulo com bailarinos experientes.
- Cisne Negro Companhia de Dança. Com obras de dança contemporânea de grandes nomes nacionais e internacionais, há 45 anos é possível ter aulas de dança com professores renomados e se apresentar em grandes espetáculos. É considerada uma das melhores escolas de dança contemporânea do Brasil.
- Ballet Stagium. Fundada em 1971, a companhia nasceu da vontade de juntar a dança e o teatro, trazendo ao cenário nacional uma vertente artística política e contra-corrente. Hoje em dia, é considerada uma das mais importantes companhias de dança contemporânea de SP.
Qual é meu nível de dança?
A dança é dessas atividades que uma pessoa pode aprender e ser boa muito rápido, já que a dedicação e o dom artístico também contam. Mas sem dúvidas a experiência é que vai dizer qual o seu nível de dança, e normalmente as aulas em escolas de dança em São Paulo são divididas em níveis:
- Aulas de dança iniciante: você aprenderá passos, ritmos e estilos de dança para conhecer um pouco de tudo. As aulas de dança para iniciantes em SP são para quem nunca dançou.
- Dança nível básico: o nível básico é um passo depois do iniciante. Normalmente é quem já fez 1 ano de aulas particulares de dança;
- Aula de dança nível intermediário: normalmente, com mais de 4 anos de aula já pode-se considerar um nível intermediário de dança;
- Dança nível Avançado: aqueles que já são bailarinos há mais de 5 anos, profissionalmente ou não, devem buscar um professor de dança experiente.
Você pode determinar seu nível de acordo com os anos que leva dançando, mas com certeza a maneira ideal é fazer um teste com um professor de dança. Se você buscar escolas de dança em São Paulo, também encontrará muitas delas que realizam um teste inicial para que você entre no grupo adequado. Vale lembrar que cada dança requer características específicas. Saiba como escolher entre os diferentes tipos de dança.