Não se pode falar da cultura São Paulo sem o frenesi que provoca a música em seus habitantes. A alegria própria da cultura da cidade se vê refletida na quantidade de ritmos tradicionais e contemporâneos que caracterizam a região. Ao transitar por suas ruas não é estranho escutar os sons do violão, da guitarra e, especialmente, de alguns instrumentos de percussão como o cajón, berimbau, reco-reco e os tambores.
E é precisamente entre todos estes instrumentos de percussão que se destaca a bateria, um instrumento que tende a relacionar-se com o rock, o jazz, o funk, o metal e o pop, mas com o qual se pode tocar qualquer estilo de música; Inclusive, ritmos caribenhos como a cumbia. É por todo este boom musical que as aulas de bateria em São Paulo se mostram como uma oportunidade para que crianças, jovens e adultos possam cumprir seus sonhos artísticos e, no futuro, talvez, participar ativamente em todas estas expressões artísticas recorrentes na cultura paulista.
Onde ter aulas de bateria em São Paulo?
Para aqueles que querem iniciar suas aulas de bateria em São Paulo existem múltiplas opções entre cursos livres, academias de música, conservatórios, universidades e professores particulares para aprender as técnicas, o ritmo, o tempo, o solfejo, o improviso e diferentes melodias de bateria. O seu propósito e o nível de habilidade com o instrumento será o ponto de partida para escolher a aula de bateria correta.
Em São Paulo não só encontrará professores particulares de bateria e academias especializadas nos estilos mais esperados do instrumento, sirva de exemplo o rock, o jazz, o funk, o metal e o pop, mas também nos gêneros musicais característicos da região. Aqui nós compartilhamos algumas recomendações para você começar a tocar bateria na capital paulista.
- Bateras Beat Pinheiros: Esta escola privada de música te oferece um curso personalizado de bateria para todas as idades. Você pode encontrá-la na R. João Moura no bairro Pinheiros.
- IBVF Brasil - Instituto de Bateria Vera Figueiredo: Você tem uma licenciatura em música onde você pode tocar com instrumentos como percussão, sinfônica, bateria e percussão múltipla. Está localizado na Pompeia.
- EM&PM - Escola de Música em SP: Crianças, jovens e adultos podem experimentar o seu processo de aprendizagem nesta escola através de aulas particulares para todos os níveis: iniciante, intermediário e avançado. O programa do curso inclui os ritmos e matizes, leitura rítmica, e interpretação do instrumento. Está localizada na Cidade Dutra, em São Paulo.
- Plataformas como Suasaulasparticulares oferecem aulas particulares de bateria. Nestes sites poderá encontrar um grande portfólio de professores de bateria experientes, com tarifas que se adaptem a suas possibilidades e com a liberdade de escolher a modalidade que mais se adapte a suas necessidades, seja aulas online ou aulas presenciais.
Requisitos para ter aulas de bateria em São Paulo
Não precisa necessariamente comprar uma bateria para começar suas aulas, pois em algumas academias e universidades só te exigem um par de baquetas para começar as sessões e uma caixa surda para praticar em seu lar.
Pelo contrário, se preferir ter aulas em casa, o melhor é ter o instrumento em casa. No mercado você pode encontrar uma grande variedade de baterias acústicas e eletrônicas, usadas e novas de diversos preços que estão subordinadas ao modelo. No caso das aulas de música para crianças, o ideal é comprar uma bateria infantil semiprofissional ou profissional.
Além da bateria e seus acessórios, você precisa comprar um caderno de partituras. Assim, à medida que você avança com as aulas de bateria, talvez seu professor possa lhe pedir um par de escovas.
Como ter aulas de bateria em São Paulo?
Existem diferentes meios, lugares e modalidades para aprender a tocar bateria. A única coisa que você precisa conhecer é seu propósito, as suas possibilidades e a forma mais apropriada de explorar o seu potencial artístico.
- Inscrever-se em alguma escola de música: Estes institutos, geralmente privados, costumam oferecer aulas para tocar uma série de instrumentos com o objetivo de formar agrupamentos musicais. Focam-se na formação musical, por isso recebem alunos em todos os níveis, desde principiante a avançado, e classificam-nos por instrumentos. Em relação às aulas de bateria em SP, ensinam rítmica, manejo do metrônomo, leitura de tablaturas, aprendizagem de solfejo e tudo o que compreende a musicologia.
- Receber aulas em conservatório de música: Diferentemente das escolas de música, nos conservatórios só se aceitam alunos com bases sólidas no manejo do instrumento, tendo em conta que seu propósito é polir habilidades e formar profissionais. Por isso, façam-te um exame de acesso.
- Aprender de maneira autodidata: Com o auge das novas tecnologias e a infinidade de elementos que te oferece internet pode começar a adquirir bases para tocar bateria. Diversas páginas e canais do YouTube oferecem-lhe vídeos tutoriais com os quais pode ter uma aproximação com o instrumento.
- Aulas particulares de bateria: As aulas particulares oferecem-lhe a opção mais flexível para aprender a tocar bateria, pois o professor particular poderá adequar o seu ensino aos seus objetivos e desejos, além de receber uma orientação personalizada e de não sentir a pressão de seguir o ritmo dos outros companheiros.
Em Suasaulasparticulares você pode encontrar os melhores professores particulares de bateria. Pare de procurar e comece a viver esta experiência artística enriquecedora.