Há muitos anos acreditava-se que se matricularmos nossos filhos em aulas particulares, desde cedo e em qualquer disciplina, estaremos ajudando no seu crescimento e desenvolvimento. Mas se falarmos especificamente do campo musical, independente da idade, aprender a tocar um instrumento vai estimular o cérebro, pois vai aumentar a massa cinzenta, melhorar as conexões entre as áreas do cérebro, melhorar a memória verbal e a alfabetização, entre outras coisas.
E embora os benefícios sejam muitos, devemos estar cientes de que o aprendizado geralmente não é um processo fácil e que leva tempo, por isso você se perguntará: quanto tempo levará para aprender a tocar bateria? De acordo com um estudo realizado em 2008 por Malcolm Gladwell, jornalista e escritor canadense, as crianças precisariam de cerca de 10.000 horas de prática com a bateria e com o professor para dominar esse instrumento musical.
Este tempo, sem dúvida, será vital para que as crianças não só tenham momentos agradáveis enquanto aprendem, mas ao longo dessas horas você verá que suas habilidades serão mais fortalecidas, assim como sua coordenação física e mental, já que durante as aulas de bateria realizam diferentes exercícios psicomotores. Da mesma forma, seus filhos terão uma memória melhor, pois devem se lembrar de acordes e partituras e, por último, mas não menos importante, seu humor poderá melhorar muito, porque tocar bateria os ajudará a aliviar os níveis de estresse e ansiedade.
Qual é a primeira coisa que devo levar em consideração para matricular meu filho nas aulas de bateria?
O primeiro passo e, o mais importante, é escolher a modalidade, pois você deve decidir se o melhor para seus filhos é fazer aulas online ou aulas presenciais. Em geral, a recomendação para quem vai aprender a tocar bateria pela primeira vez é fazer aulas presenciais, seja com um professor particular ou em uma academia de música, pois como será a primeira abordagem que terão com o instrumento, é fundamental que um professor possa estar atento a cada um de seus movimentos para que possa ensinar mais rapidamente a forma correta de realizar seus exercícios.
Outro aspecto que deve ter em conta é se os seus filhos têm bateria ou não, pois ao não ter terá que tomar outra decisão: se deve investir numa bateria nova ou uma de segunda mão, seja elétrica ou acústica. Para evitar gastar esse dinheiro, sua melhor opção é que seu filho faça aulas presenciais. Essa escolha já estaria condicionada a sua renda e quanto você está disposto(a) a investir na educação do seu filho ou filha. De qualquer forma, não se esqueça que os preços sempre mudarão dependendo das condições oferecidas tanto pelos vendedores deste instrumento musical quanto pelos professores que ministrarão as aulas.
Onde fazer aulas de bateria no Rio de Janeiro e quanto custam?
Se você já decidiu matricular seu filho em aulas de bateria, a oferta de professores na cidade é extensa, quer você queira que seus filhos tenham aulas de bateria presenciais ou a distância, os preços médios estão entre De R$25 a R$115, e pode variar dependendo se é presencial ou em casa, já que geralmente alguns professores mudam suas tarifas se tiverem que se deslocar à a casa de seus alunos, por exemplo. Além disso, esse preço pode mudar dependendo do nível de dificuldade da aula, já que pode ser uma aula para iniciantes, intermediário ou até mesmo uma aula avançada de bateria.
Aqui compartilhamos algumas recomendações onde você pode encontrar aulas de bateria no Rio de Janeiro.
- Drumming School Jorge Casagrande:
- Villa-Lobos School of Music
- Elite Musical - Centro RJ
- House Music Academy | Escola de Música na Barra da Tijuca
- Centro Musical RJ - Unidade Vila da Penha
- MMMúsica - Escola de Música
Da mesma forma, em Suas Aulas Particulares, você encontrará uma lista bastante ampla de professores no Rio de Janeiro, que estão treinados para ajudar seus filhos a adquirir conhecimento e melhorar seu aprendizado de tocar bateria. Em geral, esses professores particulares de bateria oferecem diversos benefícios, como ter a primeira aula totalmente gratuita, além do fato de você poder escolher a modalidade que melhor se adapta a você, para que seu filho tenha prazer em iniciar seu processo de aprendizagem.