Olha, nem todo mundo. Essa é a premissa básica das aulas de marketing. Cada consumidor tem um jeito, que é diferente por idade (jovens querem coisas que idosos já tem), por classe social, afinal as pessoas tem prioridades diferentes no que usar seu dinheiro, por gênero e tem até as tribos, como as de motoqueiros ou dos atletas.
Então, sempre pense em detalhar seu cliente (ou desenhar a persona ou definir o target...). Seu produto é para que faixa de idade? Para jovens, adultos ou idosos? Cada um deles tem objetivos diferentes de vida. Como professor de marketing, listei 4 fatores para entender o perfil do cliente:
- Veja também a renda, é fácil de entender, famílias com renda maior tem maiores condições de comprar coisas mas eles já tem muitas coisas. A renda influencia em outras coisas, como hábitos de consumo, se compra em shopping, no centro ou no bairro da cidade, se vai de carro, de uber, a pé, de bicicleta ou de ônibus.
- Nem preciso dizer que a diferença de gênero é um fator decisivo, pois existem mix de marketings e abordagens de comunicação especificas e devem ser consideradas.
- Outras coisas também importam, por exemplo o grau de instrução. Quanto mais instruido a tendência é ser um consumidor mais exigente.
- Ainda, a participação em tribos é um grande indicador do perfil do cliente, pois muitas vezes reúne pessoas diferentes, mas com um objetivo em comum.
Conhecendo seu cliente é possível mirar com precisão, rentabilizar o investimento e se ter melhores resultados em marketing e comunicação.
Quer saber sobre consumidores, como classifica, processos de decisão de compra ou como conhecer seu cliente? Me chame que mostro as ferramentas para isso.