A estatística é uma ciência que trata da coleta, ordenação e análise de um conjunto de dados com o objetivo de obter explicações e previsões sobre os fenômenos observados. Ao contrário da crença popular, não é um ramo da matemática, embora estejam intimamente relacionados, tem suas origens em 3.000 AC, na agricultura e no comércio.
Durante a etapa de estudante é a dor de cabeça de milhões de estudantes que embora estudem e estejam determinados a passar, não obtiveram um resultado satisfatório, isto porque não é fácil de aprender e depende em grande parte das qualidades do professor de estatística, já que o estudante pode sentir que está falando em chinês mandarim.
É até mesmo obrigatório em cursos de criação ou de humanidades, como Ciências da Comunicação e Sociologia, razão pela qual uma porcentagem significativa de alunos não obtém uma nota mínima e tem que buscar aulas particulares de estatística a fim de evitar reprovação na matéria.
Qual é a utilidade das aulas de estatística em sua vida?
Embora muitos estudantes pensem que a estatística é inútil na vida, eles não poderiam estar mais errados, pois ela tem muitas aplicações práticas, como a tomada de decisões. Entre seus usos mais comuns estão:
- Chegar a conclusões sobre uma população alvo.
- Encontrar a origem do fenômeno e fazer projeções sobre ele, por exemplo, no caso de doenças, epidemias e pandemias.
- Ajudando a tomar melhores decisões, por exemplo, aquelas que afetam países inteiros: a aplicação de uma nova lei, apoio governamental, etc.
- No caso da estatística descritiva, ela permite ter um estado da arte, ou seja, conhecer as características de um banco de dados, por exemplo, calculando medidas de tendência central, como média ou modo.
- Serve de apoio para outras disciplinas como economia, biologia, saúde pública e dados ambientais.
Aprenda sobre amplitude, limites, freqüência e muito mais com tutoriais de estatística
Como no início de qualquer curso ou nas aulas particulares, você precisará se familiarizar com os conceitos básicos para entender o assunto, alguns dos quais são os seguintes:
- Estatística descritiva: trata do estudo da população total, através de suas características e do cálculo dos parâmetros que dão informações gerais sobre a população total.
- Estatísticas inferenciais: este é o estudo descritivo de um subconjunto da amostra e estende os resultados a toda a população.
- Individual: elementos, pessoas ou objetos a serem estudados.
- População: conjunto de elementos que participam do estudo.
- Amostra: subconjunto da população que representa o total do estudo para fins de redução.
- Variável: é uma característica observada em uma população ou amostra, e que é objeto de estudo. Tem valores diferentes, dependendo da coleta de dados.
- Amplitude: é a diferença entre a pontuação com o valor mais alto e a pontuação com o valor mais baixo. É obtido subtraindo o valor superior da amostra e o valor inferior.
- Experiência: qualquer ação ou teste que seja realizado a fim de observar seu resultado.
- Limites: os limites de classe superior ou inferior estabelecidos em uma tabela de distribuição ou freqüência, indicam os limites de cada classe na distribuição e podem ser reais ou comuns.
- Freqüência: o número de vezes que uma observação é repetida durante a amostragem.
Seu professor de estatística certamente o orientará sobre tudo o que você precisa aprender para entender completamente o assunto e fazer os exercícios corretamente e lhe dará um glossário no início do curso.
Aulas de estatística online ou presenciais para diferentes níveis e universitários
Se você tem prestado muita atenção e ainda não entendeu o professor, é hora de fazer aulas de reforço escolar, pessoalmente ou online, para que você não afete sua média com uma nota de reprovação ou "passando com distinção", como dizem no México.
Você não precisa atingir uma nota extraordinária para considerar a possibilidade de ter aulas particulares, já que desta forma você terá um professor focado em resolver suas dúvidas e que poderá abordar a aula através de exercícios simples, mas eficazes que farão você memorizar e entender as fórmulas.
Os números não são para todos, é por isso que ter apoio escolar será muito útil se você quiser aprender, mas de uma forma especializada.
Lembre-se que você pode encontrar todos os tipos de professores de estatística em nossa plataforma suasaulasparticulares.com.br, eles poderão prepará-lo para seus exames e ter a paciência de explicar-lhe um exercício até que você o domine.