{{contentTable}}
Você é bom em inglês? Se sim, isso são boas notícias. De todas as disciplinas que são ministradas em aulas particulares no mundo, as línguas são as mais exigidas. Além disso, dentro destas, o inglês é rei. É a disciplina com mais professores, mas também a que mais precisa de professores. Você estaria interessado em ensinar inglês? Vamos ver como.
Há um tipo de professor particular de inglês para cada aluno. Inglês é muito mais do que uma matéria do ensino médio. Hoje em dia as aulas de inglês são necessárias para aprender muitas coisas além da gramática e vocabulário típicos.
Tem gente que quer aulas particulares de inglês para passar em uma entrevista de emprego em inglês ou para uma vaga em uma empresa específica. Por isso, alguns empresários contratam professores para fazer negócios e até políticos recebem aulas.
Neste post veremos quais são os requisitos para ser professor de inglês, como dar aulas particulares de inglês e algumas dicas para começar a dar aulas agora.
Requisitos para ser professor de inglês
O que é necessário para ensinar inglês? Para ser professor de inglês, você deve seguir os mesmos passos de qualquer outra disciplina. É sempre aconselhável credenciar com alguma prova oficial. Para ser professor de inglês, é recomendável ter pelo menos o nível B2, embora o ideal seja ter o nível C1 ou superior.
Nivel | University of Cambridge ESOL Examinations | IELTS (International English Language Testing System) | TOEFL (Test of English as a Foreign Language Internet Based (iBT) |
C2 | CPE Certificate of Proficiency in English | A partir de 8,0 | 88-100 |
C1 | CAE Certificate in Advanced English | 6,5 – 7,5 | 70-88 |
B2 | FCE First Certificate in English | 5,0 – 5,5 | 50-70 |
Há muitas maneiras de aprender inglês e vários caminhos para se tornar um professor de inglês. Isto é o que você terá que fazer se quiser começar a ensinar inglês:
-
Se você aprendeu falando: Se você aprendeu inglês de forma autônoma, provavelmente há coisas que lhe escapam, especialmente na gramática. Nossa recomendação é que você teste suas habilidades em um teste oficial e obtenha um diploma que certifique oficialmente seu nível.
-
Aprender nas academias: É outro caminho frequente, muitos alunos estão em academias de inglês desde pequenos e no final se tornam professores. Mas tenha em mente que para ser professor é necessário um conhecimento que você só tem se tiver estudado algo relacionado ao ensino.
-
Faculdade de idiomas: Existem faculdades específicas em idiomas como filologia inglesa ou tradução e interpretação. São faculdades que abrem as portas para ser professor se você posteriormente fizer um mestrado relacionado.
-
Estudar magisterio: É outra das opções mais comuns, especialmente para os mais pequenos. Se você estudou magistério e tem um bom nível de inglês, você só precisa encontrar alunos de inglês. Além disso, você sempre pode se especializar nesse idioma e garantir um trabalho seguro.
-
Ser nativo: Ser um falante nativo e um bom professor nem sempre é garantia de sucesso, embora ajude muito, principalmente nos níveis intermediário e alto. Se você é um professor nativo de inglês, a melhor coisa que você pode fazer é fazer um curso ou estudar em português para descobrir como seus alunos pensam quando ouvem você falar.
Existe uma alternativa para tudo isso? A resposta é aulas particulares. Não há requisitos para ser professor particular de inglês no ensino fundamental, na universidade ou em uma empresa. O que se recomenda é ter um certo nível e credenciá-lo para gerar alguma confiança.
Como começar a ensinar inglês?
Se você se decidiu e disse a si mesmo que quer ser um professor particular de inglês, um professor de inglês em domicílio ou um professor de inglês em uma academia ou escola, há uma série de passos práticos que você deve seguir:
-
Anunciar-se. Se você atende a todos os requisitos para ser professor de inglês, basta preparar um bom anúncio para dar aulas particulares e divulgá-lo. Existem muitos lugares onde você pode se anunciar para ensinar inglês, você pode até fazê-lo de forma mais tradicional em papelarias ou escolas. Nossa recomendação é que você o faça por meio de uma plataforma educacional já preparada para o mundo do ensino.
-
Encontrar alunos de inglês. Para encontrar alunos para ensinar inglês, você precisa encontrar o que lhe dá valor como professor, colocar em um texto curto e deixar que seus alunos em potencial saibam que você deseja ensinar.
-
Dar aulas de inglês online. A cada dia que passa, os professores de inglês online estão se tornando cada vez mais bem-sucedidos. A demanda por aulas online quase dobrou nos últimos meses e hoje é uma forma fácil, rápida e segura de trabalhar em casa como professor de inglês.
Dicas para ser professor de inglês
Para se tornar um professor de inglês há uma série de recursos ou técnicas que você deve conhecer. Aqui estão algumas dicas para o ensino do inglês. Muitos foram colocados em prática por nossos professores de inglês e funcionaram maravilhosamente. Vão te servir tanto para suas aulas de inglês para crianças quanto para suas aulas de inglês para adultos.
Ensinar brincando
Especialmente com os mais pequenos. Você está se perguntando como ensinar inglês para crianças? Você já sabe que é muito importante que eles aprendam brincando e o inglês não pode ser uma exceção. Talvez ainda mais, eles não acharão chato jogar em inglês ou aprender algumas músicas.
Uma técnica interessante é motivá-los a usar videogames em inglês, muitas vezes os diálogos são essenciais, mas eles ficarão com vocabulário e expressões. Você pode até gastar alguns minutos por semana para brincar com eles.
Incentivá-los a viajar
Dar aulas particulares de inglês também implica transmitir uma cultura. Por que não tentar viajar sozinho quando as férias chegarem para continuar aprendendo?
Aprender inglês enquanto viaja é a melhor maneira de fazer isso e você pode ensinar isso a eles. Aprenda um pouco e oriente seus alunos a fazer uma estadia no exterior.
Torne o aprendizado prático
Isso é algo que todos os professores tentam, sempre queremos que o aluno entenda as aplicações reais do aprendizado de inglês. Mas para isso fazemos coisas como ensiná-los a pedir café ou refrigerante, quando talvez eles nem gostem, ou se gostarem não estão interessados em aprender essas coisas.
Você tem que ser mais prático, tentar usar casos reais. Por exemplo, seu aluno pode jogar jogos online com pessoas que falam inglês, ensiná-lo a se comunicar com eles. Você também pode traduzir músicas de seus artistas favoritos ou ensiná-lo a assistir séries em inglês.
Tente conhecer seu aluno e veja como o inglês pode facilitar a vida dele, tente ser o mais realista possível.
Utilize a tecnologia
Não deixe que a diferença de gerações torne a aula impossível. Os mais novos já usam a linguagem digital e usam a internet para quase tudo, não tire seu aprendizado daí. Existem muitas ferramentas que você pode usar, como aplicativos ou plataformas. Você já tentou ensinar inglês online ou se ofereceu para ensinar online?
Em sites como Suasaulasesparticulares você encontra utilidades que vão deixar suas aulas mais interativas, como nossa sala de aula virtual. Oferecemos uma plataforma projetada diretamente para gerenciar aulas online, então não pare por falta de ferramentas!