Embora seja indispensável para o dia-a-dia de qualquer pessoa, matemática é sem dúvidas uma das disciplinas mais temidas pelos alunos. Este desconforto pode estar associado a diversos fatores como a maneira com a qual seu professor aborda o conteúdo, a falta de conexão dos tópicos com a realidade do aluno, ou até mesmo com fatores associados a dificuldades cognitivas e motoras do estudante.
Todos estes fatores evidenciam a necessidade de diversificação da abordagem dos conteúdos matemáticos, obrigatórios nos currículos escolares. Abordagens personalizadas para cada necessidade podem ser feitas por professores particulares de matemática.
Em uma sala de aula padrão, contendo entre 20 e 40 alunos, o professor precisa entregar uma massiva carga de conteúdo, em um tempo curto, para alunos de diferentes características. Esta exposição acelerada torna extremamente difícil o aprendizado de conceitos (muitas vezes abstratos) como os de matemática. Somente com tempo para absorver o conteúdo e poder refletir sobre os problemas os alunos conseguem construir a chamada “maturidade matemática”. Tais reflexões são facilitadas com a ajuda de um professor particular, que instigue o aluno a respeito dos principais conceitos, internalizando a matéria que está estudando.
Aulas particulares, regulares, reforçam no aluno o hábito de estudar. Este hábito, desenvolvendo seu foco, disciplina, e raciocínio crítico, fazem com que o aluno aprimore sua capacidade de aprender todas as outras disciplinas. Então, é natural que se questione: contratar um professor particular é o mesmo que garantir que o aluno seja aprovado? A resposta para essa pergunta não é tão simples, infelizmente.
Busquei estudos que ajudassem a responder esta pergunta, e a melhor resposta que posso oferecer agora é ‘depende’. Alguns estudos indicam que não existem evidências claras que indiquem que a tutoria garanta uma melhora expressiva nos resultados acadêmicos de um aluno quanto ao estudo de disciplinas como matemática (Karin Guill & Wilfred Bos, Journal for educational research online, 6(1), 2014, 34-67).
Outros estudos indicam que a intervenção de um tutor pode ser extremamente eficiente no aprendizado de matemática de um aluno, principalmente para aqueles com mais dificuldades (Shanan Chappell & Pamela Arnold & John Nunnery & Melva Grant, Online Learning, 19(5), 2015, 37-53). Em ambos casos, é discutido sobre a percepção do aluno e da família sobre sua melhor desenvoltura escolar, ainda que em alguns casos suas notas não melhores no curto prazo.
O acompanhamento de um professor particular, dedicado a observar as necessidades de um único aluno em uma determinada matéria pode ser fundamental para estimular sua vontade de estudar e seu aprendizado. Sendo assim, ainda que a melhora objetiva nas provas não apareça imediatamente, o acompanhamento de um professor particular deve ser notado com a regularidade das aulas.