Por que ter um professor particular de matemática?

Embora seja indispensável para o dia-a-dia de qualquer pessoa, matemática é sem dúvidas uma das disciplinas mais temidas pelos alunos. Este desconforto pode estar associado a diversos fatores como a maneira com a qual seu professor aborda o conteúdo, a falta de conexão dos tópicos com a realidade do aluno, ou até mesmo com fatores associados a dificuldades cognitivas e motoras do estudante.

Todos estes fatores evidenciam a necessidade de diversificação da abordagem dos conteúdos matemáticos, obrigatórios nos currículos escolares. Abordagens personalizadas para cada necessidade podem ser feitas por professores particulares de matemática.

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Em uma sala de aula padrão, contendo entre 20 e 40 alunos, o professor precisa entregar uma massiva carga de conteúdo, em um tempo curto, para alunos de diferentes características. Esta exposição acelerada torna extremamente difícil o aprendizado de conceitos (muitas vezes abstratos) como os de matemática. Somente com tempo para absorver o conteúdo e poder refletir sobre os problemas os alunos conseguem construir a chamada “maturidade matemática”. Tais reflexões são facilitadas com a ajuda de um professor particular, que instigue o aluno a respeito dos principais conceitos, internalizando a matéria que está estudando.

Aulas particulares, regulares, reforçam no aluno o hábito de estudar. Este hábito, desenvolvendo seu foco, disciplina, e raciocínio crítico, fazem com que o aluno aprimore sua capacidade de aprender todas as outras disciplinas. Então, é natural que se questione: contratar um professor particular é o mesmo que garantir que o aluno seja aprovado? A resposta para essa pergunta não é tão simples, infelizmente.

Busquei estudos que ajudassem a responder esta pergunta, e a melhor resposta que posso oferecer agora é ‘depende’. Alguns estudos indicam que não existem evidências claras que indiquem que a tutoria garanta uma melhora expressiva nos resultados acadêmicos de um aluno quanto ao estudo de disciplinas como matemática (Karin Guill & Wilfred Bos, Journal for educational research online, 6(1), 2014, 34-67).

Outros estudos indicam que a intervenção de um tutor pode ser extremamente eficiente no aprendizado de matemática de um aluno, principalmente para aqueles com mais dificuldades (Shanan Chappell & Pamela Arnold & John Nunnery & Melva Grant, Online Learning, 19(5), 2015, 37-53). Em ambos casos, é discutido sobre a percepção do aluno e da família sobre sua melhor desenvoltura escolar, ainda que em alguns casos suas notas não melhores no curto prazo.

O acompanhamento de um professor particular, dedicado a observar as necessidades de um único aluno em uma determinada matéria pode ser fundamental para estimular sua vontade de estudar e seu aprendizado. Sendo assim, ainda que a melhora objetiva nas provas não apareça imediatamente, o acompanhamento de um professor particular deve ser notado com a regularidade das aulas.

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