Um corpo está em movimento quando muda de posição, e embora isto possa parecer óbvio, não está, se considerarmos que duas pessoas sentadas em um ônibus estão em movimento, embora seus corpos aparentemente estejam em repouso. Portanto, podemos deduzir que o que torna o movimento evidente é a distância a partir do ponto de referência.
De forma mais científica, um corpo está em movimento quando sua posição muda em relação a outro objeto ou ponto de referência. A trajetória é a linha imaginária que um corpo descreve à medida que se move. O movimento de um corpo é causado pela aplicação de uma força, seja para pará-lo ou para deformá-lo, portanto, uma força é a interação entre dois corpos.
No campo da engenharia industrial, o estudo dos tempos e dos movimentos é importante porque permite otimizar processos e fluxos de trabalho, representando uma maior rentabilidade para fábricas e empresas. Você se sente um pouco perdido? Explicaremos em detalhes, mas é sempre bom aprofundar seus conhecimentos com aulas particulares de física.
Termodinâmica, acústica e estática
Como calcular o movimento de um corpo?
Como mencionamos, existem diferentes tipos de movimento, neste caso vamos tomar como exemplo a quantidade de movimento, o valor é obtido multiplicando a massa de uma partícula, pela velocidade que ela tem: p=mv
Por exemplo: uma esfera de 10 kg em repouso, tendo uma velocidade igual a 0, a quantidade de movimento também é 0.
Se, por outro lado, tiver uma velocidade constante de 10 metros em segundos à direita, a quantidade de movimento será igual à sua massa vezes sua velocidade de deslocamento: p= (10)(10)=100 kgm/s.
Outro exemplo é a distância de um movimento retilíneo uniforme, como o de um carro. A fórmula é: Distância iguala o tempo de velocidade (D=V-T).
Assumindo que o carro viaja a uma velocidade de 10 metros por segundo durante um período de 30 segundos:
- v: 10 m/s
- t: 30 s
- d: ?
Primeiro temos que substituir os valores e fazer a equação: d= (10m/s)(30s)
Como os primeiros segundos estão sendo divididos e os últimos segundos estão sendo multiplicados, eles são eliminados, deixando apenas os metros: d=300 m.
Estes são apenas dois tipos de movimentos que você aprenderia em aulas particulares.
Que fatores determinam o movimento de um corpo?
Por causa da gravidade, nada é estático no universo, a força de atração faz com que grandes corpos atraiam corpos pequenos, por exemplo, a terra girando ao redor do sol.
Se, durante sua aula de física, seu professor lhe pedir para calcular o movimento de um corpo, você deve primeiro estar familiarizado com os seguintes conceitos, que são alguns dos fatores que ajudam a determinar o movimento de um corpo:
- Ponto de referência: Perspectiva a partir de uma posição, por exemplo, as estrelas para calcular rotas para os marinheiros no mundo antigo. É o ponto a partir do qual a comparação é feita com referência ao objeto em movimento.
- Trajetória: O caminho ou distância percorrida pelo corpo em movimento, que pode ser rectilíneo, curvilíneo (circular, parabólico e elíptico) ou irregular.
- Deslocamento: Uma linha reta traçada desde o ponto de referência até o ponto de chegada.
- Velocidade: Distância percorrida pelo móvel em um determinado tempo, as unidades para expressar a duração e o tempo variam dependendo dos sistemas utilizados nos diferentes países.
- Aceleração: variação na velocidade do corpo, pode ser positiva (se a velocidade aumentar) ou negativa, se diminuir.
- Distância: Intervalo de tempo entre duas pessoas, coisas ou eventos.
Onde posso conseguir professores particulares de física?
A física é uma das disciplinas ensinadas durante o final do ensino fundamental, no ensino médio e na engenharia. Se você estiver tendo problemas para passar em física, a melhor opção é contratar professores particulares antes do final do semestre, para que você possa se recuperar e se destacar nas aulas, ou se preparar para seus exames finais.
O reforço escolar de fim de semestre em física tem o objetivo de ajudá-lo a obter uma nota melhor e evitar que você falhe na matéria porque não entende o professor.
Você não precisa de muito tempo para ter aulas de física, você pode receber aulas em casa com um profissional qualificado ou fazer aulas de física online. Em nosso site você encontrará mais de 13 mil professores que podem lhe ensinar por zoom ou qualquer plataforma digital e em casa.
Se depois de passar no curso com uma boa nota você quiser continuar aprendendo sobre o interessante mundo da física e a movimentação dos corpos, o Instituto Federal de Educação, entre outras instituições, está oferecendo cursos on-line gratuitos de engenharia e física.
Entre os cursos oferecidos, destacam-se os seguintes: Introdução à Estrutura da Matéria, Conceitos e Ferramentas para a Física Universitária, Física: Dimensão e Movimento e Física: Vetores, Trabalho e Energia.