• Lançamento Oblíquo: o estudo do movimen...

Lançamento Oblíquo: o estudo do movimento de duas direções

Embora a física de ensino médio desenvolva o estudo de movimento sempre pensando em uma direção, o mais comum na natureza é um movimento em direções variadas, afinal, x e y são eixos auxiliares para realizar os estudos, na nossa natureza não temos x e y bem definidos. Então, torna-se necessário desenvolver a capacidade de analisar um movimento fora desses eixos, mas como podemos fazer isso?

A resposta inicial se encontra no lançamento oblíquo, mas como assim? Podemos entender a trajetória oblíqua como um movimento no formato de uma parábola, ou um arco se preferirem chamar assim, mas este estudo tem algumas particularidades, e é sobre isso que iremos falar nesse post.

Precisa calcular o movimento de um corpo para sua aula de física? Aqui te ensinamos
Um corpo está em movimento quando muda de posição, e embora isto possa parecer óbvio, não está, se considerarmos que duas pessoas...

Primeira particularidade: Separar o movimento de subida e o de descida

A primeira pergunta é: Por que devemos separar os movimentos?

A resposta se dá nos vetores velocidade e aceleração. Qual aceleração está em constante atuação em nossos corpos? Se você pensou na gravidade, acertou. A gravidade é uma aceleração bem específica, pelo simples motivo de que ela sempre tem o mesmo módulo, direção e sentido, sendo aproximadamente 9,8 m/s² na vertical e para baixo.

Agora, o que define a direção e sentido do movimento de um corpo é o vetor velocidade, então em um movimento de subida, a velocidade estará na direção vertical e no sentido para cima, enquanto em um movimento de descida, ela estará na direção vertical e no sentido para baixo. E o conjunto velocidade e aceleração dizem se o movimento é acelerado (ganha velocidade) ou retardado (perde velocidade), e não podemos analisar dois movimentos diferentes em uma só conta, logo, separamos a análise em movimento retardado e movimento acelerado.

Segunda particularidade: Análise do movimento na horizontal

Aqui, nós entramos no movimento em duas direções. O movimento na vertical ser uniformemente variado tem alguma influência no movimento na horizontal? Você acertou caso tenha dito que não. Movimentos em eixos diferentes podem ser analisados de forma independente. Então vai caber a você interpretar se o movimento na horizontal é um MRU ou um MRUV.

Questionamento: Na imagem vemos um arqueiro em um campo ao por ou nascer do sol. Esse arco que ele utiliza não tem uma propulsão muito grande, mas para uma competição de tiro à distância, ele se mune de conhecimentos de física para compensar esse defeito, que é a angulação de seu tiro. Qual o ângulo necessário para que ele realize um disparo que atinja a distância máxima que o seu arco consegue, considerando que o movimento na horizontal é um MRU?

Responda essa questão, e caso tenha dúvida, entre em contato. Posso tirar essa e mais dúvidas a respeito de física.

Peace.