Pode ser que você já tenha se perguntado em suas aulas de química: o que é química? É a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela entrementes as reações químicas e sua vinculação junto a energia.
Embora dos méritos de Boyle, muitos consideram o francês Antoine Laurent Lavoisier, que viveu no século XVIII, o pai da química, sobretudo conveniente ao seu ofício sobre a apreciação de duração da massa, era este respeitado o marco do estabelecimento da química moderna, ocasionando a chamada Revolução Química.
Os estudos de Lavoisier foram referência para que cientificamente fosse insinuado por John Dalton, no início do século XIX, o primeiro modelo atômico. A Química é chamada muitas vezes de ciência central porque é a ponte entre outras ciências conforme a Física e outras ciências naturais, uma vez que Geologia e Biologia. É considerada, simultaneamente com a Física e a Matemática, uma ciência exata a sofisticação.
- Matéria: é tudo o que tem massa e ocupa espaço. Qualquer coisa que tenha existência física ou real é matéria.
- Substância: possui uma composição característica, determinada e um conjunto definido de propriedades.
Quanto ao número de elementos químicos, nas aulas de química aprende-se que as substâncias podem ser classificadas como simples: é aquela formada por um único elemento químico ou compostas: formada por mais de um tipo de elemento químico.
Fases de estado químico
- Sólido: imagine um bloco de mármore, nele as moléculas não se movimentam, pelo contrário, ficam imóveis.
- Líquido: imagine a água, nela as moléculas se movimentam, mas não deixam de ser unidas.
- Gasoso: imagine uma panela fervendo água, dessa forma, saí uma fumaça dela né? Dado isso, é o estado gasoso, ou seja, as moléculas são mais dispersas e livres.
Outros conceitos básicos
- Fusão: mudança do estado sólido para o líquido.
- Vaporização: mudança do estado líquido para o gasoso.
- Liquefação ou condensação: mudança do estado gasoso para o líquido.
- Solidificação: mudança do estado líquido para o sólido.
- Sublimação: mudança do estado sólido para o gasoso e vice-versa.
- Misturas: é onde duas substâncias ou mais se misturam dando homogeneidade (uma fase, que se tem uma mistura, mas na visibilidade se vê uma só coisa, exemplo: água+ sal) ou heterogeneidades (se tem uma mistura entre duas substâncias no qual, na visibilidade se vê mais de uma fase, exemplo: água e areia
- Fases: visibilidade uniforme
- Sistemas: o qual nós temos que analisar.