A física e a química são ciências emocionantes, tentar entender como o universo se comporta desde sua vastidão até seu menor é incrível. Mas há muitos que vêem as aulas de química e física como matérias chatas.
Talvez porque muitos alunos chegam a estas matérias em uma idade difícil ou porque tradicionalmente não têm sido capazes de abordar o aprendizado da ciência de uma maneira divertida e prática, muitos vêem as aulas como algo impossível, difícil e inútil.
Por que não mudar a maneira como a ciência é explicada? Quase tudo ao nosso redor pode ser explicado com a física e a química. Podemos vê-lo na vida cotidiana e é útil a cada momento, mesmo que não estejamos sempre atentos.
É por isso que lhe trazemos uma série de experiências que você pode fazer em casa e que explicam algumas teorias científicas, para que aqueles que acham mais difícil possam começar a se apaixonar por elas. Você vai transformar sua aula de química em experiências inesquecíveis e inclusive aumentar o rendimento de seus alunos.
Cristais de açúcar
Os únicos ingredientes que precisamos são sal ou açúcar e água.
- Coloque açúcar ou sal suficiente em uma panela com água e aqueça-a até o ponto de ebulição.
- Mexa a água com uma colher para dissolvê-la até que não consiga ver nenhum açúcar.
- Filtrar a água com um filtro de café ou um pano.
- Deixar de pé por alguns dias em um frasco.
- Depois de um tempo, os cristais se formarão no fundo.
Isto acontece porque o açúcar e o sal são pequenas formações cristalinas. De fato, na natureza, elas são normalmente encontradas em pedras de tamanho considerável.
Ao dissolver esta substância na água e depois permitir que se reagrupem novamente, eles têm que se organizar de uma maneira diferente da anterior, desta vez gerando formas sólidas muito maiores.
Vulcão submarino
Uma das experiências mais impressionantes para atrair a atenção das crianças mais novas. Tudo o que você precisa é: um pequeno frasco, um grande frasco (no qual cabe o pequeno), água e coloração vermelha.
- Encha o pequeno pote com água quente e adicione a coloração até que a água mude de cor.
- Faça um buraco no pequeno frasco.
- Encha o pote grande com água e coloque o pote pequeno com o buraco dentro dele.
- Imediatamente, a água colorida começará a sair da pequena garrafa de forma semelhante a um vulcão.
Como são diferentes componentes, diferentes temperaturas e diferentes densidades, a água da garrafa pequena tentará se misturar com a água da garrafa grande o mais rápido possível e sairá imediatamente através do buraco que fizemos. Ser professor de ciências nunca foi tão divertido!
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Mude a corrente de água com balão
Esta é uma experiência muito simples que explica a corrente estática de uma maneira muito eficaz. Tudo o que você precisa é de uma torneira e de um balão.
- Insuflar um balão
- Esfregue-o contra um pano
- Aproximamo-lo de uma torneira aberta sem muita força.
- Vemos como a corrente de água é atraída pelo balão.
Ao esfregar o balão contra uma superfície, estamos carregando-o com energia, especificamente com cargas negativas. A água é um elemento energético neutro, ou seja, tem o mesmo número de cargas negativas e positivas.
Essa é uma boa maneira de atrair seus alunos para a aula de química. As cargas negativas e positivas se atraem, da mesma forma que se atraem umas às outras em um ímã. Por esta razão, as cargas positivas na água serão atraídas pelo enorme número de cargas negativas no balão, modificando sua trajetória.
Você pode tentar esfregar o balão e depois aproximá-lo do seu cabelo e verá como ele vai grudar pelo mesmo motivo.
Como fazer uma bússola caseira
Os materiais que precisaremos são:
- 1 imã
- 1 agulha de costura
- 1 pedaço de cortiça.
- Uma placa profunda
- Fita adesiva.
- Água
Fazer uma bússola em casa é muito fácil, basta seguir estes poucos passos:
- Esfregue a agulha contra o ímã 20 ou 30 vezes na mesma direção.
- Colar a agulha na rolha.
- Coloque a rolha e a agulha sobre a água e ela voltará apenas para o norte, mesmo se você a mover, ela voltará para a mesma posição.
A razão pela qual isto acontece é que quando a energia eletromagnética é passada para a agulha de metal, ela é atraída para o pólo norte da terra, da mesma forma que as setas de uma bússola.
Fogos de artifício coloridos
Para esta experiência vamos utilizar materiais inflamáveis, portanto, por favor, tenha muito cuidado, é melhor fazê-lo em um espaço aberto e com materiais extintores de incêndio nas proximidades. Recomende que seus alunos não façam isso fora da aula de química. Devemos usar:
- Um isqueiro ou fósforos
- Ácido bórico
- Removedor de acetona ou esmalte de unhas
- Algum álcool
- Quatro pequenos recipientes de alumínio ou você também pode usar um recipiente de pirex (vidro resistente ao calor).
- Fio de cobre, isto você pode obter de fios telefônicos, a parte interna é um fio de cobre.
Os passos para fazer fogos de artifício são:
- Encha cada recipiente com uma substância diferente: no primeiro, o fio de cobre; no segundo, o ácido bórico; no terceiro a acetona; e no quarto, álcool com algumas gotas de ácido bórico e um fio de cobre.
- Nós tomamos precauções, limpamos tudo. Nem uma única substância inflamável deve ser deixada do lado de fora ou perto das recentes. Devemos lavar nossas mãos.
- Acendemos os recipientes com um isqueiro comprido ou um fósforo e veremos que cada um deles emite um fogo de cor diferente.
O recipiente que continha ácido bórico ficará com uma cor verde profunda, o recipiente que continha acetona ficará com uma cor laranja média, o recipiente que continha fio de cobre ficará com uma cor verde mais clara do que o primeiro e finalmente o recipiente que continha a mistura dos três ficará um pouco azul.
Isto pode ser usado para explicar os diferentes comprimentos de onda da luz e como isto está relacionado a diferentes substâncias químicas. Física e química na mesma experiência.
Se você quiser aprender sobre estes e outros experimentos para tornar as aulas de ciências divertidas, você pode dar aulas particulares de química e ser um dos professores cadastrados em Suasaulasparticulares.