Nem todos se sentem à vontade com aulas online no início... apenas no início porque depois que têm a primeira não querem outra vida.
Aulas online podem ser dinâmicas, pois com a conversa enquanto o assunto se desenrola, ideias brotam e pesquisamos novos pontos, imagens, lugares, mapas, é muito divertido.
Se a aula for apenas o professor e o aluno, melhor ainda. Cada pessoa é única e as aulas se tornam únicas também, espelhando as preferências de cada um, o mundo de cada um. Preparamos a aula individualizada, com o tema específico, por exemplo: tenho uma aluna que estudou gastronomia, então usamos receitas nas aulas; outra é uma adolescente planejando um intercâmbio, falamos então sobre os países que ela quer conhecer. As duas são inciantes, a base da aula é a mesma: pronomes, terceira pessoa do singular, passado, mas o tema da aula é único.
Algumas dicas preciosas para quem quer começar a ter aula online:
- Prepare um local sossegado, mas na medida do possível sempre
- Abra a câmera, a ideia de “olho no olho” torna a aula mais real, principalmente no início
- Participe: como nas aulas presenciais, o mundo online precisa de participação.
Outro diferencial da aula online em muitos casos é o conforto: não ter que sair de casa ou do trabalho, não ter que enfrentar o trânsito, poder acordar alguns minutos antes da aula... alunos gostam disso. Mas acima de tudo, poder assistir à aula onde for possível, em casa, no trabalho, na casa da tia, no hotel... as possibilidades são infinitas o que torna tudo mais fácil.