Bons dançarinos que também sabem como transmitir sua maneira de se expressar valem muito a pena. Se você é apaixonado por dança e quer se dedicar completamente a ela, ser professor de dança é uma das melhores oportunidades de carreira.
Você pode se dedicar completamente a dar aulas de dança e ganhar a vida com isso, se tiver a dedicação necessária. Muitas pessoas querem fazer isso, mas estão um pouco perdidas, por isso lhe damos algumas dicas que certamente o ajudarão.
Requisitos para dar aulas de dança
Não há requisitos para ser professor de dança em nível particular ou para muitas academias. Tudo depende do que o estudante exige e do nível que ele quer ter. Há várias maneiras de se tornar um professor de dança, de autodidata a aulas particulares de dança:
- Treinamento autodidata ou informal: muitos dançarinos aprendem a dançar com outros dançarinos. Em clubes de dança ou na rua, o treinamento em grupo e a prática autodidata são tão válidos quanto outros. Embora isso possa criar lacunas no bailarino, mas algumas habilidades podem ser alcançadas que outras não possuem.
- Estudar em academias: esta é uma das formas mais comuns. A maioria dos professores vai por aqui. Eles entram para uma academia de dança e lá aprendem a dançar até se sentirem confiantes o suficiente para se tornarem professores. Eles podem não ser capazes de se tornar um dançarino profissional, mas podem ensinar a um nível elevado.
- Estudar em um conservatório de dança: esta é a maneira mais profissional de ensinar dança e os professores que têm este treinamento são os mais completos. Talvez para alguém que queira aprender de uma maneira mais informal não seja necessário, mas certamente pode contribuir muito mais para o aprendizado do que qualquer outro.
Independentemente do treinamento que você tenha, um conselho para dançarinos que queiram ser professores particulares de dança ou em academias é melhorar a técnica e saber como ensiná-la. Um professor tem que dar uma série de ferramentas para que o aluno saiba como se expressar na forma de dança.
Que tipo de professor de dança você é?
Você pode ser um dançarino completo e dominar vários tipos de danças, mas se você vai começar a ensinar, o melhor a fazer é começar com apenas um estilo. Concentre-se naquele em que você é melhor ou naquele que você acha que pode ensinar melhor.
- Dança de salão (Chá-chá-chá, merengue, forró, salsa, mambo, tango)
- Sapateado
- Dança árabe
- Dança clássica
- Dança lírica
- Street dance
- Hip-Hop
- Funk
- Rock and Roll
- Samba
- Bachata
- Flamenco
O importante é que você saiba dar aulas de dança, que você encontre um método para ensinar qualquer um dos estilos que você queira. Eles não precisam ser os que estão na lista, há muitos mais e às vezes, quanto mais exóticos, mais bem-sucedidos são.
Como encontrar estudantes de dança?
Como encontrar alunos para dar aulas particulares de dança é uma das perguntas mais freqüentes feitas por professores que estão apenas começando e também por aqueles que estão dando aulas há algum tempo e precisam dar mais aulas. Os professores de dança geralmente têm uma certa fama onde dão aulas e há três maneiras de obtê-la:
- Por recomendações: uma vez que temos alunos, eles tendem a espalhar a palavra se estiverem satisfeitos. Mas primeiro temos que dizer a todos que damos aulas de dança e provavelmente nossos amigos e conhecidos nos ajudarão a espalhar a palavra.
- Através de anúncios clássicos: você pode preencher a área onde mora ou ensinar com cartazes. Tente ser original e atrair a atenção e provavelmente alguns estudantes chegarão até você.
- Pela internet: hoje em dia a primeira coisa que as pessoas costumam fazer é procurar na internet se não conhecem ninguém que dê aulas de dança. Tente ser o primeiro em motores de busca e para isso o melhor é que você se registre em plataformas como Suasaulasparticulares.
}
Como preparar uma aula de dança?
Uma das coisas mais difíceis para professores de primeira viagem é preparar uma aula. Saber por onde começar é uma das coisas mais difíceis, uma vez que você conhece o estudante e aprende seus pontos fortes e fracos as coisas fluem muito mais suavemente, mas como chegar lá?
Pré-avaliação
Antes de tudo, temos que fazer uma entrevista prévia com nosso aluno e perguntar-lhe o que ele/ela quer alcançar com as aulas de dança, saberemos que tipo de aluno ele/ela é e o que ele/ela quer.
Entretenimento: há pessoas que se inscrevem para a dança, pois poderiam se inscrever para qualquer outra coisa. Pessoas que normalmente têm tempo livre e não sabem como gastá-lo, geralmente só querem se divertir e levar as aulas a sério. Para estes estudantes, o importante é criar um sistema de aprendizagem divertido e agradável.
- Para o exercício: alguns entram no ginásio e outros participam de aulas de dança. O importante para estes alunos é que as aulas sejam animadas, mais como uma aula de Zumba do que uma aula de dança, tente encontrar o equilíbrio certo para mantê-los felizes.
- Para competir: há muitos estilos de dança que levam à competição. Muitas pessoas dançam para este fim. Isso não significa que eles queiram fazê-lo profissionalmente, mas que queiram levar a dança para outro nível, um pouco mais intenso. Aqui você terá que encontrar um equilíbrio entre levá-lo a sério, mas não tão a sério a ponto de causar estresse.
- Profissional: alguém que começa a dançar para se tornar um profissional é porque é muito claro sobre o que quer fazer. É muito difícil ganhar a vida com a dança, mas de forma alguma impossível, os dançarinos são necessários em muitos ambientes e se você for ensinar alguém neste nível é importante que você avalie o nível de envolvimento que isto requer e se você estiver disposto a realizá-lo.
- Para algo específico: há pessoas que querem aprender a dançar para seu casamento, sua saída ou para participar de uma coreografia de grupo. É importante saber que aqui é o cliente que está no comando, que aqui é ele quem escolhe o que quer aprender e você só lhe fornecerá a técnica que ele precisa. Tente tornar este tipo de tarefas divertidas para todos.
Estabelecer os objetivos e o caminho
As conversas pré-aula são muito importantes. A chave para ser um bom professor de dança ou qualquer matéria ensinada nos tempos livres é ouvir o aluno. Precisamos conhecer seus objetivos e seu nível de comprometimento.
Se mesmo eles não sabem que podemos encontrar os objetivos juntos. Converse com seu aluno sobre por que ele se inscreveu para uma aula de dança, porque ele quer se exercitar e o que lhe preocupa antes de começar.
Juntos vocês podem estabelecer metas, se a sua primeira aula for gratuita você pode dedicar uma grande parte dela a isto, se não for tentar encontrar um pouco antes da primeira aula para ter uma conversa. Uma das chaves para ser um bom professor é empatia e fazer o aluno sentir que é escutado e compreendido pelo professor.
Onde dar aulas particulares de dança?
Para dar aulas particulares de dança você precisa de espaço, é algo que não pode ser dado em casa a menos que o estudante tenha uma casa grande onde ele possa fazer barulho. É por isso que é normal alugar uma sala ou dar aulas online.
Mas não se preocupe porque existem centros culturais ou academias onde alugar uma sala por uma hora é realmente barato. Verifique também com os clubes sociais, pois muitos deles por uma taxa mensal dão acesso às suas instalações esportivas e a opção de alugar espaço por um curto período de tempo.
Uma das soluções mais comuns para professores de dança que não querem inflar muito o preço de suas aulas é reunir vários alunos com as mesmas necessidades e níveis similares. Isto pode tornar as classes muito mais ricas e, desde que sejam grupos pequenos, você ainda pode oferecer a mesma qualidade.