A yoga se tornou popular nos últimos tempos. Entretanto, é um modo de vida antigo que tem acompanhado a humanidade ao longo da história. Com seus muitos benefícios, ele é acessível e simples. Além disso, você pode iniciar suas primeiras aulas de yoga com muito poucos recursos. Se você está interessado e quer saber como começar, fique atento! Neste guia nós lhe dizemos tudo o que você precisa saber sobre como começar e suas primeiras aulas de yoga.
Primeiro de tudo: o que é yoga?
Vamos explicar do que se trata, pois às vezes traz consigo um significado difuso. Isto porque se trata de uma prática que envolve muitos conceitos. A yoga é uma disciplina ancestral que nasceu há mais de 3.000 anos na Índia e que evoluiu até os dias de hoje. Ela encontra suas origens nos Vedas, textos escritos em sânscrito.
No século XIX, a yoga se espalhou para os Estados Unidos com os primeiros iogues que começaram a viajar para o país naquela época. Entretanto, passou em grande parte despercebida; só se tornou popular nos anos 50. Foi então que as pessoas que viajaram para a Índia começaram a difundir esta antiga prática fora do país. Desde então, com o advento da internet e da globalização, o yoga se tornou muito mais acessível. Agora ela chega a todos os cantos do mundo.
Benefícios das aulas de yoga
A palavra "yoga" significa "união do corpo e da mente". Ela busca a sintonia e o bem-estar entre nossa saúde física, mental e espiritual. Não é surpreendente que a yoga traga tantos benefícios nesta base, especialmente bons para os tempos agitados em que vivemos. Como resultado, ela se tornou cada vez mais popular, pois nos faz sentir bem.
Em todos os níveis, a yoga traz benefícios que trazem calma e tranqüilidade. Esta prática não é estritamente considerada um esporte, mas se feita rotineiramente, pode proporcionar benefícios como, por exemplo:
- Ter melhor flexibilidade: em nível físico, isto é algo que se percebe assim que se inicia uma prática regular. Embora possa levar algum tempo para atingir os objetivos desejados, asanas (ou posturas de yoga, em sânscrito) esticam o corpo. Desta forma, os músculos relaxam. A yoga pode, portanto, ser boa para as costas.
- Postura melhorada: Outro benefício físico das aulas de yoga é a melhora da postura. Ao mover e esticar seus músculos, você deixa para trás estilos de vida sedentários, com asanas que visam especialmente as áreas mais carregadas, como as costas.
- Ganho de saúde: ao praticar e combinar a respiração com os movimentos, o corpo relaxa. Isto faz com que o hormônio cortisol cortisol diminua. Este é o hormônio que causa o estresse. E, ter um nível mais baixo deste hormônio contribui para um sistema imunológico mais forte, além de melhorar a saúde arterial.
- Boa respiração: um dos pontos-chave da yoga é a respiração. Embora possa parecer complicado no início, a prática exige que o ar entre e saia do corpo ao ritmo dos asanas. Isto permite uma melhor respiração, distribuindo o oxigênio por todo o corpo de forma equilibrada.
- Alivia o estresse e a ansiedade: como mencionamos anteriormente, a yoga proporciona a oportunidade de baixar o nível de cortisol, pois ao controlar a respiração e os movimentos, o corpo relaxa. Isto pode ajudar a controlar o estresse e a ansiedade, além de proporcionar um sono melhor, pois você está mais calmo.
- Mais concentração: outro aspecto da yoga é a meditação. E isto é relevante em termos de autocontrole e concentração. A razão é que ao meditar você aprende a entender e administrar suas emoções de uma maneira natural.
}
Razões para iniciar as aulas de yoga
Os itens acima são apenas alguns dos benefícios e vantagens de iniciar aulas de yoga. Naturalmente, eles também irão variar dependendo do indivíduo e do tipo de prática. Mas se você quer algumas razões para começar suas aulas de yoga hoje, continue lendo!
- Autoconhecimento: Aulas regulares de yoga o ajudarão a se conhecer melhor. Isto acontece porque com cada aula você vê até onde pode ir. Além disso, se a meditação for incluída, você também aprenderá a reconhecer suas emoções e, com o tempo, a administrá-las melhor.
- Auto-ajuda: A yoga é um caminho de descoberta. Também é bom para conhecer seu próprio corpo: quanto mais aulas de yoga você tiver, mais você poderá ver até onde pode ir. Você saberá então como adaptar sua rotina e prática ao seu nível.
Tipos de yoga que existem
Agora que você conhece os benefícios e as vantagens da yoga, por que não retomar a prática? Se você quiser, você precisará escolher um estilo. Alguns tipos de yoga são fáceis e adequados para iniciantes, enquanto outros são mais complexos e requerem preparação física. Aqui estão alguns deles:
- Hatha yoga
As aulas de Hatha yoga são geralmente muito calmas e pacíficas. É por isso que este estilo é ideal para começar. A característica da Hatha yoga é que os asanas são baseados em movimentos simples, básicos e, acima de tudo, lentos. Portanto, é adequado para todas as idades e condições físicas. É um tipo de yoga que permite conhecer as posturas e ver como os músculos funcionam, pois é lento e definido.
- Vinyasa yoga
Vinyasa yoga é na verdade um estilo dinâmico. Consiste em seqüências, rotinas e posturas que são rápidas e fluidas. Portanto, as pessoas que praticam este tipo de yoga geralmente já têm algum conhecimento sobre ele. Desta forma, eles podem se mover facilmente e com fluidez.
- Kundalini yoga
Em classes deste estilo, o nível de espiritualidade é alto. A Kundalini é baseada na repetição de cantos ou mantras em sânscrito. Além disso, mistura posturas com meditação, já que sua base é mover o circuito interno de energia que possuímos, conhecido como os chakras.
Dicas para sua primeira aula de yoga
Se você quiser iniciar suas aulas de yoga, recomendamos que escolha um estilo calmo e tranquilo, que lhe permita assimilar as posturas e preparar seu corpo. Além disso, para ajudá-lo a tirar o máximo proveito disso, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo em suas sessões:
- Antes de suas aulas de yoga
Antes de tudo, é uma boa idéia escolher seu estilo, mas também seu professor. Você pode optar por ir a uma academia ou a um centro físico, mas também pode escolher um professor de yoga online. Desta forma, você não investe tempo nem dinheiro em viagens. Também é importante que o profissional transmita serenidade e boa energia.
Além disso, reserve um tempo para escolher roupas confortáveis. Nas aulas de yoga você terá que executar asanas diferentes, portanto você precisará estar livre para se locomover confortavelmente.
- Durante as aulas
As aulas de yoga costumam correr bem, especialmente quando você está apenas começando. Naturalmente, dependerá do estilo escolhido, mas os primeiros dias geralmente são mais lentos. Portanto, durante suas aulas, não se compare com outros alunos, se você tiver algum. Basta deixar-se ir com a respiração e o movimento, sentindo como cada músculo percebe a prática. Faça suas aulas de yoga com consciência, prestando atenção ao seu corpo.
- Depois das aulas de yoga
Ao terminar suas aulas de yoga, com certeza você se sentirá relaxado e calmo. Então, por que não assistir a mais aulas? O progresso vem com o tempo, os resultados se mostrarão após algumas sessões de yoga. Portanto, seja paciente e, acima de tudo, seja consistente em sua prática. Se você parar suas aulas de yoga agora, você não vai notar os benefícios.
Materiais para aulas de yoga
Embora alguns professores digam que você só precisa de seu corpo e mente para praticar yoga, você pode acrescentar algo mais. Um tapete tornará suas aulas de yoga muito mais confortáveis. Portanto, é recomendável que você tenha um tapete à sua disposição. Existem vários tapetes, mas os mais práticos são antideslizantes. Além disso, é recomendável que você tenha seu próprio tapete, mesmo que você vá a um centro. Pense nisso: se estivéssemos todos descalços sobre um tapete, não seria mais higiênico ter seu próprio equipamento?
Caso você queira comprar seu próprio tapete para aulas de yoga, você deve prestar atenção à espessura. Eles variam de 1,5 milímetros até 5 milímetros de espessura. Estes últimos são normalmente utilizados para estilos mais dinâmicos, a fim de amortecer os saltos, mas, no final, dependerá de seu gosto. Além do tapete, há outros materiais que podem ser úteis para as aulas de yoga:
- Blocos: especialmente se você está apenas começando, a flexibilidade ainda não será seu ponto forte. É claro, você estará trabalhando nisso. Mas se você puder ter algum material auxiliar à sua disposição, tanto melhor. Estes blocos são utilizados para asanas mais profundas, onde a torção ou alongamento é mais pronunciada.
- Cintos ou correias: mesmo que você já seja um iogue especialista, este material o ajudará muito se você quiser praticar posturas avançadas e difíceis. Também são utilizados para alongamentos mais intensos ou para alinhar melhor uma postura. Vêm em diferentes tipos: cintas com ou sem fivelas. Se você quiser incorporá-los em suas aulas de yoga, talvez você possa experimentá-los e manter o que mais lhe convém.
- Almofadas de meditação: mais do que um esporte ou uma prática isolada, a yoga é um estilo de vida que também inclui a meditação em seu exercício. Se você ainda não se sente muito confortável sentado de pernas cruzadas no chão, você pode se ajudar com uma almofada de meditação, também conhecida como almofada de zafu. Ele permitirá que você relaxe mais os quadris, pois foi projetado para permitir que você levante a pélvis e mantenha uma melhor postura.
Posturas de yoga para iniciantes
Se você tem comichão e quer começar a ver o que o asanas yoga tem a oferecer, você deve saber que existem muitos. Esteja ciente de que estas posturas nem sempre vão funcionar para você na primeira vez, pois elas se concentram no alongamento de músculos e articulações específicas nas quais podemos não ter flexibilidade suficiente. Com tempo e prática consistente, você tem certeza de dominá-los. Algumas das posturas mais populares que você vai fazer em suas aulas de yoga são:
- Postura na montanha, Tadasana
Este é um dos asanas mais simples que existem, pois consiste em ficar em pé, esticando a coluna vertebral, como se um fio estivesse saindo da coroa de sua cabeça e puxando você para cima. Mas embora seja simples, não deve ser subestimado: normalmente marca o início da prática e serve para estar atento à respiração e ao modo como seu corpo se sente, preparando-o para o início das aulas de yoga.
- Cachorro olhando para baixo, Adho Mukha Svanasana
Também uma das mais conhecidas. Sua utilidade está no alongamento das costas e das pernas. Entretanto, para poder realizar a postura completamente, é necessário desenhar uma forma em V invertida. Os calcanhares tocam o chão, enquanto as pernas são completamente retas. Pode ser difícil, mas nas primeiras aulas de yoga, não hesite em dobrar os joelhos e acostumar-se com o estiramento.
- A pose da criança, Balasana
Outro dos asanas mais simples que podemos encontrar: Balasana, ou a pose de uma criança. Ele estica a coluna vertebral. É muito simples, pois basta ajoelhar-se, trazer as nádegas em direção aos calcanhares e esticar as costas em direção ao chão. Você pode deixar seus braços estendidos ou praticar a variante em que suas mãos são colocadas ao lado de suas pernas. Entretanto, sua testa deve sempre tocar o chão, como sinal de humildade. Esta postura não só é fácil, como também é usada como asana de descanso.
Acompanhe suas aulas de yoga com meditação
A meditação é uma ferramenta que ajuda você a estar mais presente. É uma parte indiscutível da prática e essencial na yoga. Além disso, as meditações o ajudam a acalmar sua mente, a permanecer conectado ao momento presente e a relaxar. Portanto, uma prática diária de meditação é benéfica, mesmo que você a faça separadamente de suas aulas de yoga.
Há diferentes tipos de meditações que você pode seguir para complementar suas aulas de yoga. Por exemplo, existe a meditação orientada, que se baseia em ouvir as palavras do professor de yoga para mantê-lo no momento presente. Há a meditação visual, que cria uma poderosa imagem mental que pode ajudar a reduzir a ansiedade. Há também a meditação de mantra. Este tipo de meditação utiliza o japa mala, uma ferramenta semelhante a um rosário, que é acompanhada por mantras, geralmente em sânscrito. Você também pode praticar a meditação em silêncio, sem qualquer tipo de voz, mas com sons a cada poucos minutos que o mantenham presente.
Como você pode ver, há muitos tipos de meditação, mas nem todos os participantes os incluem em suas aulas de yoga, pois a meditação requer prática e perseverança. Portanto, se você quiser começar a meditar para complementar suas aulas de yoga, você pode dedicar alguns minutos a ela e definir um tempo fixo. Desta forma, você vai adquirir o hábito da meditação; no início é importante que você possa meditar por alguns minutos e não se espalhar muito. O cérebro também precisa de treinamento. Portanto, se você estiver interessado, use roupas confortáveis, encontre uma posição com suas costas retas que não exija muito esforço e comece com meditações guiadas.
Onde encontrar aulas de yoga
Se você já decidiu começar suas aulas de yoga, nós o encorajamos! Mas você sabe onde encontrá-los e tem certeza sobre qual professor escolher? Se estes pontos essenciais estão confundindo você, aqui estão algumas diretrizes que você pode seguir para encontrar aulas de yoga ideais:
- Procure professores particulares: se você não tiver vontade de viajar para um centro, mas quiser estar perto de um professor, você pode procurar um professor particular. As aulas de yoga serão mais descontraídas e adaptadas ao seu nível. Além disso, é possível chegar a um acordo sobre as condições e o horário. Procure seu professor particular para aulas de yoga em portais especializados ou intercâmbios de professores.
- Faça aulas de yoga online: Caso você não esteja convencido de ter um professor particular, você também pode fazer uso das modalidades on-line. Com a tecnologia e o avanço da internet, ser capaz de fazer suas próprias aulas de yoga online com um professor especializado é mais fácil do que nunca. Tudo o que você precisa é acesso à Internet, uma câmera e seu tapete para as aulas.
- Vá para um centro: se você mora em um lugar onde há escolas ou centros de yoga nas proximidades, você terá muitas opções para ir para suas aulas de yoga. Você pode procurar o centro que mais lhe convém, onde ensinam o estilo que você está mais interessado em aprender. Entretanto, se você assistir a estes tipos de aulas de yoga, não terá a possibilidade de estabelecer um horário ou condições personalizadas.
Como encontrar um professor para suas aulas de yoga
Além de seu próprio corpo e mente, o professor também é um componente essencial para aprender yoga de maneira fácil e com sucesso. Você precisa de um professor que transmita paz e serenidade, para que sua energia se mova melhor. Também deve ser um professor particular com experiência suficiente para poder ensiná-lo bem, corrigindo os asanas se necessário, para que você não se machuque.
Você pode ir para academias de yoga se morar em um lugar onde há muitas delas. Mas você não terá flexibilidade, e os horários podem não se ajustar às suas rotinas. Portanto, não esqueça que você também tem a opção de encontrar professores que possam dar aulas de yoga online. Busque em portais especializados ou intercâmbio de professores.
Você também pode verificar os anúncios que os professores postaram. Além disso, quando você tiver selecionado seu professor de yoga, não se esqueça de se conhecer primeiro ou de pedir uma primeira aula gratuita. O importante é que vocês se dêem bem juntos para que se sintam confortáveis nas aulas de yoga e que queiram continuar a prática.