Você quer começar a dançar? Caso um amigo o tenha recomendado a você e você tenha procurado informações sobre o assunto, você provavelmente se sentiu um pouco confuso. Acontece que atualmente existem muitas aulas de dança, milhares de estilos e profissionais. Mas se você realmente quer tentar mover seus pés para a música, não desista! Para esclarecer essa sensação de ter muito em que pensar antes de dar o mergulho, elaboramos um guia para aprender a dançar e aulas de dança que você pode fazer!
Dançar como hobby ou dançar profissionalmente?
Antes de mais nada, é preciso ser claro quanto a uma diferença. Dançar é muitas vezes confundida com a exigência profissional. Entretanto, para quem é apaixonado por dança, uma pequena nuance muda inteiramente seu significado. Isto é, o que quer dizer:
- As aulas de dança podem ser concebidas como um hobby lúdico, como um passatempo. Eles servem como uma forma de descontrair e até mesmo de conhecer novas pessoas. Naturalmente, você aprenderá os passos específicos de um estilo particular e se tornará fluente e gracioso.
- A dança profissional, por outro lado, é um conceito muito mais estrito no sentido de que requer dedicação. O balé ou dança contemporânea é freqüentemente considerado por dançarinos profissionais, o que requer mais esforço e compromisso do que as aulas de dança que você assiste para aprender e se divertir.
A principal diferença, portanto, está no compromisso esperado de você. Você só quer ir às aulas de dança por diversão e como um hobby? Então não vá para estilos que exigirão muito mais esforço para acertar os passos. Pelo contrário, talvez você precise de aulas de dança porque decidiu que quer se dedicar a ela profissionalmente. Se este for o caso, então não hesite em encontrar escolas de dança onde você possa aprender a dançar forró, samba ou o estilo que lhe convém profissionalmente.
Dançar é bom para sua saúde
Como você provavelmente sabe, mover seu corpo tem muitas vantagens para seu bem-estar. O principal, e é por isso que muitas pessoas adoram aulas de dança, é que fazer este tipo de exercício produz endorfinas. Isso acontece porque o movimento promove o aparecimento desses hormônios. Você está familiarizado com o nome deles? Sim, eles são conhecidos como os hormônios da felicidade. É por isso que, com a atividade proporcionada pela dança, você se sente mais feliz e mais relaxado. Porque, além disso, as aulas de dança o afastam de sua rotina, reduzindo o estresse. Portanto, eles têm enormes benefícios à saúde que todos podem desfrutar.
Aulas de dança adequadas para todos
E sim, repetimos: todos podem gostar de dançar. Porque você provavelmente já se viu pensando que dançar não é para adultos, que só as crianças podem aprender a ser tão flexíveis. Não é verdade! Embora as crianças sejam mais flexíveis, é apenas uma questão de treinamento. Com os exercícios certos e um bom desenvolvimento muscular, você irá melhorar e, é claro, durar mais tempo em suas aulas de dança.
Portanto, tanto jovens como idosos podem participar das aulas de dança sem qualquer problema. Na verdade, como vimos, dançar é bom para sua saúde. Ele lhe dá a chance de fortalecer seus tendões e músculos enquanto você se livra do estresse e se torna mais feliz.
Dançar na história da humanidade: sua importância
Se você ainda tiver dúvidas se a dança é para você ou não, podemos dizer que é uma disciplina com uma longa história. De fato, seus primórdios remontam à pré-história. Se tantas pessoas já dançaram e aprenderam a se mover ao ritmo da música ao longo da história, por que não deveriam?
Acontece que nas pinturas rupestres pré-históricas já há evidências de pessoas dançando. Ainda não tendo desenvolvido uma linguagem verbal, eles usaram o movimento corporal para se comunicar. Assim, este movimento avançou com o desenvolvimento da civilização.
As primeiras técnicas de dança gravadas foram as danças religiosas ou aquelas dedicadas a competições. Mais tarde, os antigos gregos e romanos incorporaram-na em suas vidas diárias para melhorar o equilíbrio e a capacidade física. Desde então, a dança tem sido parte da rotina da humanidade, considerada uma atividade social, bem como uma ferramenta de comunicação.
Estilos que você pode aprender nas aulas de dança
Agora que você está mais consciente da importância da dança, certamente será mais encorajado a buscar professores para tirar sua curiosidade de seu sistema. Entretanto, antes de sair para a pista de dança, você precisa pensar em algo primeiro. Se você não sabe que estilo quer tentar, suas aulas de dança serão um pouco confusas e confusas. Portanto, fique de olho nos estilos de dança mais populares por aí:
- Salsa: este tipo de dança é baseado em ritmos caribenhos com um toque de outros estilos, tais como o jazz. A aula de salsa é muito buscada por ser um dos tipos de dança mais populares entre os amantes da dança latina. Ela se baseia em 3 passos simples com os quais o resto da dança é desenvolvida.
- Dança do ventre: uma das danças mais exóticas para nós é a dança do ventre. No estilo de celebridades famosas, este tipo de dança fortalecerá seus quadris, abdominais e glúteos em particular. Embora seja difícil, com certeza você vai gostar depois de aprender a técnica!
- Hip hop: este estilo teve origem nos anos 60 nos bairros dos EUA e nunca mais passou despercebido desde então. A razão disto é que combina incrivelmente bem com vários tipos de música. Ela também se conecta muito bem com os jovens em particular, pois lhes proporciona um meio de expressão, em conjunto com a música deste estilo.
- Jazz: Este estilo de dança é extremamente popular, já que normalmente é dançado para animar a música. Uma aula de jazz combina diferentes estilos: da dança africana ao hip hop ou ballet, este estilo de dança inclui passos de diferentes estilos. Por causa disso, e porque os dançarinos de jazz geralmente se movem ao ritmo de música conhecida e animada, ela é muito popular.
- Sapateado: O sapateado é um estilo herdeiro das danças de tamancos da Irlanda e da Escócia. Entretanto, foi desenvolvido nos Estados Unidos e se caracteriza por mover os pés ao ritmo da música.
Onde assistir às aulas de dança
Se tudo isso lhe dá vontade de se mexer, então é hora de encontrar aulas de dança! A má notícia é que há muitos lugares para procurar. A boa notícia é que explicamos os principais centros e lugares onde se pode dançar:
- Em casa: sim! Sua casa é um lugar mais que perfeito para começar. Se você tiver espaço suficiente, você pode tentar seus primeiros passos. Caso contrário, você também tem a opção de procurar por aulas de dança particulares. Basta encontrar um bom professor de dança, seja de uma academia que concorde em lhe ensinar ou um professor pela internet.
- Nas escolas de dança: é claro, não podemos esquecer as academias físicas. A desvantagem deste tipo de centro é que se você não mora em um lugar onde há muita oferta, você terá um número limitado para escolher. Tenha também em mente que você estará sujeito aos seus horários. O bom é que, frequentando aulas de dança em escolas físicas, você terá a oportunidade de conhecer outros dançarinos e dançar em grupo.
- Associações de bairro: estes espaços culturais estão sempre atentos às necessidades das pessoas em sua cidade. E, como a dança tende a ser bastante popular, eles podem oferecer muitos cursos de dança de diferentes estilos e níveis. Mas se você vive em uma aldeia remota ou sua cidade não tem um centro cívico, talvez você não consiga desfrutar das aulas de dança que eles oferecem.
Encontre seu professor de dança
O professor com quem você treina é tão importante quanto escolher o estilo ou o lugar onde você terá suas aulas de dança. Portanto, você precisa saber que ele será um bom professor particular. Se você não tem idéia de onde encontrar um e o que procurar ao escolher um professor, tenha estes pontos em mente:
- Procure seu professor em sites de professores de dança, anúncios online ou em escolas de dança. Você também pode encontrar um bom professor através de seu círculo apertado, então torne-o conhecido aos quatro ventos que você quer aprender a dançar!
- Uma vez encontrado aquele que poderia ser seu professor de dança, peça-lhe uma entrevista ou uma aula experimental gratuita. Desta forma, você verá como ele se move, como ensina e se você se dá ou não bem - veja se você tem um bom ajuste e se você vai gostar de suas aulas de dança!
- Verifique as opiniões de outros estudantes: é igualmente importante ver o que aconteceu com outros dançarinos, porque você não quer encontrar alguém que não saiba como ensiná-lo a dançar.
Vantagens de participar de aulas de dança
Como dizíamos antes, as aulas de dança são benéficas para seu corpo e sua saúde: ao se movimentar, seu coração bombeará mais sangue, portanto estará mais apto, assim como seus músculos ganharão resistência. Mas além das endorfinas e do bom humor, as aulas de dança têm outras vantagens para você:
1. Você conhecerá novas pessoas
Antes de tudo, a dança tem sido utilizada ao longo da história para diversão e socialização. É por isso que ganhou tanta relevância. Hoje, ela ainda mantém essa função. Dançar não significa apenas dançar na pista de dança de uma discoteca, porque você também pode fazer aulas de dança no estilo de sua escolha. Desta forma, você conhecerá pessoas mais interessantes que compartilham seu hobby.
2. As aulas de dança reduzem o estresse
Além de ficar em forma movendo todos os músculos de seu corpo, a liberação de endorfinas irá baixar o nível de cortisol, que é o hormônio do estresse. Portanto, a dança pode ser uma terapia muito excitante. Acrescente a isso a música que você ouve enquanto mexe os pés e os quadris, e também contribui para melhorar o humor e aliviar o estresse.
3. Melhore sua condição física dançando
Como dissemos antes, a dança fortalecerá seus músculos e lhe dará resistência. No entanto, você também melhorará sua flexibilidade: em todas as aulas de dança você terá que esticar e aquecer suas articulações. Além disso, dependendo da forma que você escolher, você terá que realizar figuras complexas que exigirão muita flexibilidade, que você adquirirá ao longo do tempo.
Formas de fazer suas aulas de dança
Dependendo do tempo disponível e de suas preferências, você pode dançar em um lugar ou outro. Certamente você conhece as academias habituais, pois elas são as mais comuns. No entanto, há também outras formas de fazer suas aulas de dança que lhe permitem economizar tempo e dinheiro. Confira-as!
- Aulas de dança em casa
Se você preferir ficar em casa para economizar nas despesas de deslocamento (com o tempo que isso implica), esta opção será perfeita para você. Mas, para isso, você precisará encontrar um bom professor de dança que possa lhe ensinar o estilo que você prefere. Procure-os em portais especializados de ensino doméstico. Desta forma, você pode concordar sobre as condições tais como o preço da classe, o tempo que você vai ter suas aulas de dança e o nível que você quer seguir. Além disso, este método está próximo, pois o professor lhe dará muita atenção e você poderá ver os movimentos pessoalmente.
- Aulas de dança online
Outra alternativa se você não quiser que um professor venha à sua casa são as aulas de dança online. Com este tipo de lição, você ainda tem o tempo que, de outra forma, passaria a viajar para um centro. Além disso, você não precisa investir em transporte e estará no conforto de sua própria casa. Você e o professor podem concordar sobre as condições e horários que melhor lhe convierem. Entretanto, tenha em mente que você precisará de uma câmera e uma conexão com a Internet, assim como um espaço para dançar.
- Aulas de dança em uma academia
Esta opção é geralmente uma das mais comuns, pois é também uma das mais conhecidas. Trata-se de freqüentar uma academia ou escola para suas aulas de dança. Entretanto, a desvantagem desta alternativa é que você depende do local físico onde as aulas acontecem. Portanto, se não houver academias de dança em sua cidade ou se você viver em uma área remota, você não terá muitas opções. Além disso, você estará sujeito às suas condições e horários. O bom de ter aulas nas academias é que você será capaz de dançar junto com outros dançarinos.
Sua primeira aula de dança
Quando se começa no mundo da dança, os primeiros passos podem ser um pouco intimidadores. Entretanto, com vontade e motivação, tudo virá, já que esta disciplina se baseia na melhoria ao longo do tempo. Portanto, em uma primeira aula de dança, você pode esperar que o professor se apresente. Ele ou ela explicará então como será a lição e como ela será estruturada.
Geralmente, uma aula de dança tem seções muito claras. A primeira delas é a parte do alongamento. Também é muito importante alongar, porque se você não aquecer seus músculos, eles podem ficar doridos e você pode acabar se machucando. Portanto, não se esqueça de se esticar antes da aula. O próximo passo em uma aula de dança é o aquecimento. Ou seja, depois de preparar seus músculos e articulações, o professor geralmente toca música suave e pede que você faça alguns movimentos relaxados para se aquecer. Depois você passará a exercícios mais intensos onde aprenderá os passos e movimentos de dança que construirão seu repertório.
Equipamento que você precisa para dançar
Em geral, as primeiras aulas de dança que você tiver serão calmas e de lazer. Nesses primeiros momentos, o mais provável é que você precise de roupas esportivas confortáveis para se movimentar bem. Além disso, não se esqueça da água ou dos fluidos. Se você estiver em um ambiente frio pode não ficar muito quente, mas se for verão e você estiver suando muito, você vai precisar se hidratar tanto quanto precisar.
Pense no seu calçado. Dependendo do estilo de dança que você vai seguir, você vai precisar de diferentes tipos de sapatos. Por exemplo, se você quiser aprender balé, eventualmente precisará de umas boas sapatilhas. Ou, se você optar pela sapateado, você precisará de sapatos de sapateado. Outro recurso indispensável, é claro, é a música. Se você for a uma academia de dança, eles terão seus próprios oradores. Entretanto, se você optar por aulas online ou em casa, você precisará de um alto-falante ou fones de ouvido com os quais você possa ouvir música claramente e praticar.
Aulas de dança para seus primeiros passos
Para aprender a dançar, você precisa se divertir. Portanto, aulas de dança nas quais você pode ser você mesmo, onde você desfruta da música e sente que tudo flui, terá uma influência muito positiva no desenvolvimento desta atividade. Entretanto, forçar-se a dançar um estilo de música que você realmente não gosta não será benéfico para você, pois você não será capaz de se conectar com sua essência. Portanto, o mais importante para seus primeiros passos de dança é escolher aulas de dança com as quais você se sinta confortável.
É essencial que você se sinta à vontade com o professor e que esteja em sintonia com o tipo de dança e música que você escuta. Portanto, se você realmente quer desfrutar de suas aulas de dança, não hesite em escolher um formulário que o enche de alegria e diversão.