É uma dança única, elegante e muito atraente, razão pela qual a tradição continua até hoje e porque as aulas de balé ainda são tão populares. Como começou o balé? Aqui contamos um pouco de sua história para que você se entusiasme com a aprender balé, e também lhe damos os fatos sobre como utilizar uma ferramenta útil para encontrar aulas e contratar um professor de balé particular de forma rápida e fácil.
Aprender balé é aprender a dançar
A palavra 'balé' vem do latim e do grego, e significa simplesmente "dançar". O termo foi cunhado há muitos, muitos anos: é registrado para ter sido usado pela primeira vez em 1582, 440 anos atrás, por um compositor e coreógrafo franco-italiano. Acredita-se que os inícios desta dança remontam ao período renascentista, entre 1400 e 1600, e que ocorreu na Itália. Mas as primeiras aulas de ballet profissional surgiram em 1661 na França, quando foi criada a primeira escola de dança: a Académie Royale de la Dance.
Desde seu início, esta dança era uma expressão artística composta de elementos de dança, música e teatro, e era até considerada uma pantomima, ou seja, uma performance narrativa sem diálogo ou palavras.
Na Europa, as aulas de ballet e balé se tornaram cada vez mais comuns, e se tornaram um símbolo de uma arte elegante que era altamente valorizada pelo público. Professores de balé e bailarinos eram muitas vezes pessoas que dedicavam suas vidas ao estudo e desenvolvimento de novas coreografias e passos. Com este impulso vieram as apresentações mais famosas do balé clássico, como The Nutcracker, Swan Lake e Sleeping Beauty, e mais tarde, no século XIX, o chamado balé romântico, do qual se destacam as obras La Sylphide e Coppélia.
Com o balé russo, e um pouco mais tarde com o chamado balé neoclássico, esta dança se tornou mais popular no século 20, durante a Primeira Guerra Mundial. E em meados e fins do século XX, a partir dos anos 70, começou uma nova onda, que hoje é conhecida como balé contemporâneo.
Professores de balé e diferentes métodos de ensino
Como existem diferentes correntes desta dança, é comum que um professor de balé se concentre em um estilo e ensine certas formas e coreografias em suas aulas particulares de balé, diferentes daquelas de outros instrutores.
Existem diferentes metodologias de ensino, portanto é muito importante que um aluno seja claro sobre seus objetivos e o tipo de dança que ele gosta e quer aprender, a fim de escolher a aula de ballet ideal com o professor certo.
Você encontrará aulas de ballet clássico, também conhecido como dança clássica, aulas de ballet contemporâneo, que tem semelhanças com a dança moderna e é um estilo mais livre em termos do uso do corpo e das posturas, e você poderá até encontrar metodologias e professores especializados em ballet russo, italiano ou francês, por exemplo, pois alguns são inspirados e guiados especificamente pela origem geográfica das obras de sua escolha.
Também é possível encontrar aulas de balé para iniciantes, bem como para níveis muito mais avançados, por isso é importante saber qual é a sua posição. Nos níveis iniciantes, por exemplo, a sapatilha de ponta ou sapatos de ballet não são usados a não ser para começar a praticar de pé sobre eles, para os quais o professor de ballet normalmente usa uma barra para os alunos se apoiarem.
Aulas particulares de balé
Para encontrar aulas de balé com professores particulares, a melhor ferramenta é SuasAulasParticulares.com.br. Você pode ter acesso a uma grande lista de instrutores, quer você esteja procurando participar de uma aula em grupo ou queira uma aula particular de balé em casa, onde o professor lhe ensinará diretamente e de forma personalizada.
Através do site você pode rever o catálogo e escolher o melhor professor de ballet de acordo com os requisitos que você precisa que eles atendam: seu nível de conhecimento, seu tempo disponível para as aulas, a metodologia de ensino ou tipo de aula de ballet que você gostaria, entre outros critérios que você define.
A maioria dos professores de ballet, e qualquer outra disciplina que você queira aprender, oferece uma aula experimental gratuita aos alunos que se inscrevem através da plataforma SuasAulasParticulares.com.br. Não há custo ou comissão extra, e os pagamentos são feitos diretamente ao instrutor de ballet de acordo com o que você concorda livremente, tornando-o muito conveniente e acessível.
Hoje você pode contratar um professor de balé particular. Lembre-se de verificar os perfis de todos os professores e ler recomendações, comentários e avaliações de outros alunos, para escolher o que é certo para você.