Pura expressão corporal capaz de unir arte, teatro e o exercício físico, a dança tem muitas vantagens. Além de fazer bem para a saúde, as aulas de dança podem elevar a serotonina no sangue, aumentando a sensação de bem-estar e felicidade. Não tem idade para aprender a dançar e a prática tem muitos benefícios para o corpo:
- Mais autoconfiança. Como em qualquer prática, se você começar a dançar num nível iniciante, rapidamente vai aprender passos, ritmos e a decorar coreografias. Isso vai fazer com que você se sinta bem ao ver sua evolução em algo novo. Com o tempo, poderá inclusive repassar seu conhecimento e ser um professor de dança, por que não? É mais comum do que se imagina. Todos os professores começaram sendo alunos!
- Inteligência emocional. É normal que durante o dia em nossa rotina nos estressamos e por vezes não sabemos como liberar a tensão. Por isso, atividades como dança ajudam a liberar a ansiedade e outros sentimentos negativos. As aulas normalmente começam com uma sessão de alongamento e com uma música relaxante. Muitos professores de dança incentivam a expressão, utilize as aulas de dança para colocar pra fora suas emoções!
- Estímulo social. Diferente de muitos exercícios físicos, as aulas de dança estimulam o contato social. Aproveite para fazer amizades com pessoas que gostam de dançar e estimule suas relações interpessoais. Existem vários professores particulares que reúnem seus alunos para grupos de dança. Disfrute!
- Bom humor. Aprender a dançar ajuda a regular o estresse, aumentando o nível de serotonina no corpo. Estudos comprovam o efeito positivo da dança sobre o corpo e o bom humor. A terapia da dança é inclusive uma das vertentes que ensinam alguns professores particulares de dança.
Viu? As aulas de dança são o melhor plano para depois de trabalhar ou estudar. Se você precisar de um professor particular, conte com a grande variedade de perfis para cada tipo de dança que você imagina em Suasaulasparticulares.
Níveis das aulas de dança
A melhor maneira de aprender a dançar é com pessoas que estejam no mesmo nível que você e com a ajuda de um professor de dança adequado para o tipo de baile que deseja aprender. Nossa sugestão é entrar em contato com professores particulares para que possam avaliar seu nível - clique para fazer aulas de dança com um clique. Cada tipo de dança vai requerer diferentes características. Normalmente as aulas em escola de dança se dividem em níveis:
- Aulas de dança para Iniciantes: dedicada a alunos que nunca fizeram aulas e que precisam aprender os primeiros passos, ritmos e tipos de dança.
- Aulas de dança nível Básico: quem já possui mais de 1 ano de experiência pode entrar no nível básico.
- Dança nível Intermediário: ideal para aqueles que já fizeram mais de 4 anos de aula.
- Aulas de dança nível Avançado: para quem já dança há mais de 5 anos, é bom que tenha um professor de dança experiente.
Tipos de dança mais populares
Desde crianças, seja em casa ou com um professor de dança, somos estimulados a dançar ao escutar alguma música. A expressão corporal se dá de maneira individual e com o tempo vamos estruturando nosso ritmo de acordo com o tipo de dança. As danças mais buscadas atualmente no mundo são balé, jazz, salsa, dança de salão, tango, funk e dança do ventre.
Se somos capazes de relacionar diversos estilos para criar novos, as aulas de dança podem ser uma experiência de pura expressão, além do certo e o errado. Combinar estilos de dança é muito comum na dança contemporânea, por exemplo, que mescla culturas e atrai muitos alunos. Como escolher entre os diferentes tipos de dança? Conheça um pouco mais sobre os tipos de dança mais conhecidos e buscados atualmente:
Aulas de dança clássica. O balé clássico é uma das danças mais buscadas no mundo e exige muitos anos de dedicação. Muitos professores de balé começaram as aulas de dança quando crianças, ainda que também seja comum ver aulas de balé para adultos.
Aulas de Jazz. Com origem em danças africanas, o jazz foi base para então o jazz musical, comumente visto em teatro e coreografias que juntam as artes plásticas no palco. As aulas de dança jazz são compostas por movimentos mais soltos e com músicas animadas e populares.
Aulas de Flamenco. O flamenco é composto pela música, dança e violão, 3 elementos fundamentais para compor as aulas de flamenco. O ritmo também guiado pelas palmas de quem dança pode ser improvisado seguindo a movimentos de mãos e ritmo nos pés, ensinados por um professor particular de dança.
Aulas de Sapateado. Quem busca um professor de sapateado normalmente já tem uma boa noção de ritmo. Vibrante e divertido, o som que emite o sapato nas aulas de sapateado pode inclusive ajudar na coordenação motora.
Aulas de Dança contemporânea. Ótimo para estimular a força corporal, já que os movimentos são geralmente incomuns. A aula de dança contemporânea acontece como as aulas de dança moderna e são boas opções para quem deseja unir diversas expressões corporais como teatro, performances e artes plásticas.