A dinâmica das aulas dependem muito do assunto e da personalidade de cada pessoa. Entretanto, independente destes fatores, o principal objetivo é fazer com que o discente aprenda a pensar geograficamente, assim, não terá que decorar conteúdo. Pensar a geografia é uma construção entre compreender os temas a serem estudados (pois nada se apreende sem estudo) e diálogos e dinâmicas construtivas a fi...
A dinâmica das aulas dependem muito do assunto e da personalidade de cada pessoa. Entretanto, independente destes fatores, o principal objetivo é fazer com que o discente aprenda a pensar geograficamente, assim, não terá que decorar conteúdo. Pensar a geografia é uma construção entre compreender os temas a serem estudados (pois nada se apreende sem estudo) e diálogos e dinâmicas construtivas a fim de conservar/fixar o conteúdo na memória. Para além do aprendizado em Geografia, é importante que o estudante aprenda a pensar geograficamente, pois pensar, a partir de uma racionalidade lógica, questões socioambientais, permite que o discente tenha opinião e possa construir novas perspectivas acerca do seu entorno e do mundo. Nós somos agentes das transformações para o mundo que queremos ter, e o primeiro passo é conhecer o mundo do nosso entorno e obter a capacidade de relacioná-lo à diversas questões que ocorrem no mundo inteiro.
Portanto, seguem alguns temas básicos da Geografia relevantes para a construção de uma Educação Geográfica:
- As perspectivas naturais a respeito do Brasil e do mundo.
- Perspectivas ambientais e seus impactos.
- A sociedade e suas ações perante o espaço geográfico.
Finalmente, a educação é construção ativa e conjunta entre todos os participantes do processo. E, não menos importante, o conhecimento liberta!
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