Baseando-se na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), trabalho buscando conectar os conteúdos de física com diferentes assuntos e experiências, em uma abordagem interdisciplinar e interativa, desenvolvendo o pensamento logico e as habilidades de resolução de problemas. Baseando-se no Pensamento Computacional, trabalho de forma a capacitar os alunos nas habilidades de:
Abstração de ideias, en...
Baseando-se na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), trabalho buscando conectar os conteúdos de física com diferentes assuntos e experiências, em uma abordagem interdisciplinar e interativa, desenvolvendo o pensamento logico e as habilidades de resolução de problemas. Baseando-se no Pensamento Computacional, trabalho de forma a capacitar os alunos nas habilidades de:
Abstração de ideias, entendendo os conceitos;
Reconhecimento de padrões, identificando a aplicabilidade dos conceitos estudados em diferentes contextos;
Decomposição de problemas, identificando um problema complexo e reconhecendo as diferentes partes menores que compõem o problema, solucionado os problemas menores com estratégia de lidar com o problema complexo, e;
Algoritmo, sistematizando uma abordagem para problemas similares, desenvolvendo um processo que pode ser usado para lidar com problemas similares, no momento em que eles surgirem.
Em sala de aula, podemos usar simulações e animações para ilustrar os conceitos trabalhados, com o apoio das plataformas lorado.edu, GeoGebra, Scratch, entre outras.
De nada adianta o aprendizado se o conhecimento não for consolidado. Tendo isso em vista, defendo o uso da fala e escrita como ferramentas de articulação e consolidação do conhecimento, assim, defendo o uso da produção textual e da articulação do discurso como técnicas de avaliação e treino dos alunos. Para aprender, temos que forçar o aluno a pensar sobre o conteúdo, assim o constante questionamento e a abertura de um espaço para o aluno se expressar livremente é vital para a solidificação e aperfeiçoamento da aprendizagem desenvolvida em sala de aula.
Já trabalho com alunos do ensino médio, na rede publica de educação do estado do Paraná, e trabalhei como professor assistente dentro da Universidade Federal do Paraná, no ensino de física experimental. Trabalhei em pesquisa e desenvolvimento de asfalto e na remediação de águas contaminadas com lipídios, mas hoje trabalho com a pesquisa na área da educação, estudando a interdisciplinaridade e o desenvolvimento do Pensamento Computacional dentro do ensino médio regular, considerando as demandas da legislação vigente e a introdução das disciplinas de informática e programação no ensino.