Nascido no interior de Minas Gerais, vivi os primeiros 14 anos da minha vida em Itamarandiba. Cresci seguindo os ensinamentos de pais extraordinários, que dedicaram suas vidas a oferecer todas as condições necessárias para que meus irmãos e eu pudéssemos nos dedicar inteiramente aos estudos. Sinto uma gratidão extraordinária por todo o apoio que recebi dos meus pais para trilhar esse caminho e al...
Nascido no interior de Minas Gerais, vivi os primeiros 14 anos da minha vida em Itamarandiba. Cresci seguindo os ensinamentos de pais extraordinários, que dedicaram suas vidas a oferecer todas as condições necessárias para que meus irmãos e eu pudéssemos nos dedicar inteiramente aos estudos. Sinto uma gratidão extraordinária por todo o apoio que recebi dos meus pais para trilhar esse caminho e alcançar os objetivos que almejei até aqui. De fato, acredito que fui inspirado pelas habilidades de comunicação do meu pai, que apesar de todas as adversidades pelas quais passou, ainda encontrou motivação e força para se dedicar à vida política e trazer conquistas fundamentais para os trabalhadores da minha cidade. Minha mãe, por outro lado, foi a responsável por inspirar minha curiosidade para a leitura e fomentar o meu interesse pela educação. Professora desde os 17 anos, conseguiu ultrapassar os muros da escola e promover o interesse pelos estudos dentro de casa, sempre se apresentando como uma verdadeira "mãe educadora".
Nessa perspectiva, consigo identificar de que forma minha trajetória foi sendo traçada para a formação de um novo educador. Um profissional apaixonado não só por uma área do conhecimento, mas pela educação como ferramenta transformadora da sociedade. Assim, aquele garoto que adorava ajudar os colegas com os conteúdos de História e Geografia, hoje é um profissional da educação realizado por chegar até aqui, e ávido por uma evolução constante como educador. No decorrer desse percurso, frequentei uma escola pública durante todo o ensino fundamental e, posteriormente, tive a oportunidade de estudar no Colégio Santo Agostinho - unidade Belo Horizonte durante o ensino médio. Embora tenha sido uma mudança drástica em minha vida, me senti acolhido não só pelos colegas, como também pela instituição ao fazer parte do corpo discente do colégio. Foi por meio do Departamento de Evangelização, Pastoral e Ações Sociais que tive meu primeiro contato com o voluntariado, elemento revolucionário na minha vida como estudante e cidadão. Após a definição de cursar História durante o ano preparatório para os vestibulares, também tracei como objetivo o meu retorno ao Colégio Santo Agostinho, desta vez como profissional da educação. Objetivo esse que foi alcançado bem mais cedo do que eu esperava, já que ao final de 2018 (segundo ano de faculdade) fui contratado como monitor educacional do Colégio Santo Agostinho - unidade Nova Lima.
Minha inserção na Universidade Federal de Minas Gerais, de fato, foi a realização de um sonho. Foi o marco do meu retorno ao ensino público pelo qual tenho tanto apreço. A faculdade me ofereceu a oportunidade de finalmente poder me dedicar por completo aos estudos de uma das minhas maiores paixões: a História. Além disso, através da CAPES pude fazer parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, pelo qual retomei contato com a escola pública e seus integrantes. Minha experiência no PIBID foi responsável por revelar minha vocação para a educação, dessa vez ocupando um espaço diferente daquele destinado aos alunos. O Programa foi responsável por me incentivar a criar o Projeto Incentivo e Informação: uma iniciativa de fornecer as informações necessárias para o ingresso no ensino superior, tendo como foco principal os programas de auxílio estudantil das universidades públicas.
Juntamente com a experiência no PIBID, o Colégio Santo Agostinho trouxe novos desafios e responsabilidades. De fato, foi nessa instituição em que me tornei verdadeiramente um educador. A prática cotidiana em sala de aula e o contato constante com o universo escolar são elementos fundamentais para que eu possa alcançar meus novos objetivos como profissional da educação. A cada semana de trabalho me sinto mais seguro e capaz não só de cumprir minha função, como também de buscar novas estratégias e métodos de ensino.
Portanto, reconheço os avanços que alcancei desde a tomada de decisão por trilhar meu caminho como um educador. Porém, acredito que estes sejam apenas os primeiros passos de um longo trajeto. Meu próximo objetivo está associado à oportunidade de poder assumir um cargo como professor titular. Espero conquistar esse espaço e concretizar as bases para uma carreira transformadora, para mim e para os alunos.