Meu método de ensino se basei nas metodologias ativas:
O que é Metodologia Ativa? Uma abordagem de aprendizagem ativa é uma técnica de ensino baseada em atividades que permite aos alunos participar e, de fato, tornar-se protagonistas no processo de construção de seu próprio conhecimento. Ou seja, são abordagens baseadas menos na transferência de informações e mais no desenvolvimento de habilid...
Meu método de ensino se basei nas metodologias ativas:
O que é Metodologia Ativa? Uma abordagem de aprendizagem ativa é uma técnica de ensino baseada em atividades que permite aos alunos participar e, de fato, tornar-se protagonistas no processo de construção de seu próprio conhecimento. Ou seja, são abordagens baseadas menos na transferência de informações e mais no desenvolvimento de habilidades.
São elas:
Sala de aula invertida, um dos modelos mais interessantes de ensinar, o aluno vai fazer pesquisar e apresentação dos temas sugerido com a orientação do professor.
Estudo de caso, “Os alunos empregam conceitos já estudados para a análise e conclusões em relação ao caso. [...] é recomendado para possibilitar aos alunos um contato com situações que podem ser encontradas na profissão e habituá-los a analisá-las em seus diferentes ângulos antes de decidir”.
Aula expositiva dialogada em uma perspectiva freireana, “A pergunta é a ferramenta dessa estratégia de ensino”, “Compreende que o educando como aquele que aprende, problematiza, dialoga, conhece, interage, participa, cria, critica, conscientiza-se de seu papel nesse mundo e com o mundo”.
Visita técnica “A visita técnica consiste em uma atividade, na qual, orientados pelo professor, os alunos dirigem-se a um local específico com o intuito de desenvolver um conjunto determinado de aprendizagens”.
Grupo de verbalização e Grupo de observação (GVGO), É uma dinâmica de grupo que “consiste na análise de algum tema, sob a coordenação do professor, em que os alunos são divididos em dois grupos: um de verbalização (GV) e outro de observação (GO)”.
Debate, “pode ser entendido como um tipo de discussão formal em que se contrapõem duas ou mais opiniões sobre um tema polêmico.” Tem
como objetivo “desenvolver nos alunos a argumentação fundamentada, bem como o contra-argumentação, a agilidade menta,
[...], a autoconfiança e o exercício de aprender a aceitar a opinião mais consistente.”
Seminário “pode ser definido como um grupo de estudo que discute e debate um ou mais temas, que podem ser apresentados por um ou vários alunos, sob a direção do professor”[...] “É uma técnica de ensino socializado, na qual os alunos se reúnem em grupo com o objetivo de estudar e
investigar um ou mais temas, sob a direção do professor, que terá a função de orientar o trabalho.
Filmes “pode servir de base para analisar a sociedade e fomentar a discussão de assuntos relevantes que visam contribuir para a formação e
socialização dos discentes na atualidade”.
Aprendizagem baseada em problemas, caracterizada pelo uso de problemas da vida real para estimular o desenvolvimento do pensamento crítico e das habilidades de solução de problemas e a aquisição de conceitos fundamentais da área de conhecimento em questão.
Aprendizagem baseada em projetos, basicamente consiste no fato de eleger um projeto como eixo norteador de uma disciplina, e por intermédio [...] o processo de ensino aprendizagem ocorra. [...] preocupa-se com a aprendizagem experiencial, prática e dirigida pelo aprendiz.
TDIC Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na educação tem se apoiado não somente na integração das ferramentas digitais, mas
também nas potencialidades que essas ferramentas podem oferecer para os seus usuários.